Por Curt Cavin
Cinco pilotos com motores Honda lideraram a tabela de tempos geral no primeiro treino de sexta-feira para a Ontario Honda Dealers Indy Toronto no Exhibition Place, embora isso provavelmente não reflita a competitividade do grupo da NTT INDYCAR SERIES na corrida de rua final da temporada.
Nos minutos finais do treino de sexta-feira, dois pilotos — Alexander Rossi e o novato Linus Lundqvist — bateram nas barreiras de pneus no circuito de rua temporário de 11 curvas e 1,786 milhas, reduzindo o tempo restante para metade do grid completar uma volta cronometrada final.
Rossi foi atendido e liberado pela Unidade Médica da INDYCAR, mas o incidente resultou em uma fratura no polegar direito, tirando o vencedor da corrida de Indianápolis 500 de 2016, apresentada por Gainbridge, da corrida do fim de semana.
A Andretti Global com o piloto da Curb-Agajanian, Colton Herta, terminou com a volta mais rápida do dia, em 1 minuto e 1,0399 segundos, mas ele sabe que outros tentarão o primeiro lugar no resto do fim de semana.
“No geral, o carro foi muito bom”, disse Herta, que tem um par de top três em circuitos de rua nesta temporada e ganhou a pole para o Chevrolet Detroit Grand Prix apresentado pela Lear no mês passado. “(Ele) parece o mesmo carro que trouxemos nos últimos dois anos, que tivemos resultados no pódio. E então espero que isso seja um bom presságio para nós.”
Herta terminou em terceiro na corrida do ano passado e ficou em segundo em 2022.
Felix Rosenqvist, da Meyer Shank Racing (nº 60 AutoNation/SiriusXM Honda), teve o segundo tempo mais rápido na sexta-feira, com 1:01.3323, e Marcus Armstrong, da Chip Ganassi Racing (nº 11 Ridgeline Lubricants Chip Ganassi Racing Honda), ficou em terceiro, com 1:01.7791.
Completando os cinco primeiros colocados estava Scott Dixon, da Chip Ganassi Racing (nº 9 PNC Bank Chip Ganassi Racing Honda) com 1:01.8717 e Graham Rahal, da Rahal Letterman Lanigan Racing (nº 15 United Rentals Honda) com 1:02.0162.
Santino Ferrucci, da AJ Foyt Racing (Chevrolet nº 14 da AJ FOYT RACING/SEXTON PROPERTIES), teve a volta mais rápida do dia entre os pilotos da Chevrolet, com 1:02.0519.
A qualificação para o prêmio NTT P1 é no sábado às 14h45 ET, e a história recente sugere que será importante para os pilotos terem um bom desempenho na sessão. Os últimos quatro vencedores da corrida de Toronto começaram na primeira fila — dois da pole, dois da posição de largada nº 2. Esta corrida é a quarta de quatro em circuitos de rua nesta temporada. Dixon venceu as duas últimas.
Christian Lundgaard (Nº 45 Hy-Vee Honda) da Rahal Letterman Lanigan Racing venceu a corrida de Toronto do ano passado partindo da pole, e liderou 54 das 85 voltas. Enquanto sua margem na linha de chegada foi de 11,7893 segundos – a terceira maior da temporada – Alex Palou e Herta saíram da 15ª e 14ª posições iniciais para terminar no pódio. A melhor volta de Lundgaard na sexta-feira ficou em 12º lugar na tabela de velocidade.
O tricampeão da corrida de Toronto Will Power teve o primeiro incidente do treino de sexta-feira. Ele rodou seu Verizon Business Team Penske Chevrolet nº 12 sem contato na Curva 9, então conseguiu usar o novo híbrido da série até reiniciar o carro e continuar sem precisar de uma bandeira amarela. Agustin Canapino rodou seu Juncos Hollinger Racing Chevrolet nº 77 inofensivamente minutos depois na Curva 8, e ele manteve o carro funcionando.
Mais tarde, Rossi e Lundqvist atingiram a barreira de pneus quase da mesma maneira.
O líder de pontos da série Palou (nº 10 DHL Chip Ganassi Racing Honda), que foi o sétimo na sexta-feira, tem uma vantagem de 35 pontos sobre Power na classificação, já que ambos os pilotos tentam marcar seu terceiro campeonato da série. A corrida de domingo é um dos seis eventos restantes no calendário. Pato O’Ward (nº 5 Arrow McLaren Chevrolet) subiu do sexto lugar para o terceiro lugar em pontos nas últimas semanas. Ele está 52 pontos atrás de Palou enquanto busca seu primeiro título da série. A melhor volta de O’Ward na sexta-feira foi boa para o 16º lugar.
Este grupo inclui Hunter McElrea, que terminou em segundo na temporada passada na classificação INDY NXT by Firestone. Pilotando o Honda nº 18 Courtesy Corporation, o neozelandês de 24 anos se tornou o 44º piloto a estrear na série com a Dale Coyne Racing, incluindo quatro nesta temporada. Esse grupo inclui Toby Sowery, que está fazendo sua segunda largada na série neste fim de semana na equipe nº 51 Global Karting League/Vuzix Honda. Eles terminaram em 18º e 25º, respectivamente, no treino de sexta-feira.
A ação de sábado começa com o segundo treino do fim de semana às 10:30 am ET. O treino final é domingo às 10 am ET. Todas as sessões serão transmitidas ao vivo pela Peacock e pela INDYCAR Radio Network.