Herta e McLaughlin lideram o caminho no Iowa Speedway

por Indycar

Por Curt Cavin

Colton Herta conquistou sua primeira pole position na pista oval da NTT INDYCAR SERIES no sábado, no Iowa Speedway, mas foi Scott McLaughlin quem saiu da sessão de qualificação com o recorde da pista.

A volta de McLaughlin de 188,248 mph quebrou a marca de 10 anos de Helio Castroneves de 186,809 mph. Esse esforço na segunda volta rendeu a McLaughlin a posição inicial número 1 para a segunda corrida do Hy-Vee INDYCAR Race Weekend, o Hy-Vee One Step 250 de domingo apresentado pela Gatorade.

Mas primeiro as coisas mais importantes: Herta liderará o campo de 27 carros para o verde hoje à noite no Hy-Vee Homefront 250 apresentado pela Instacart após uma primeira volta de 187,655 mph. A corrida de 250 voltas está marcada para 20h ET, com cobertura ao vivo na NBC, Peacock e INDYCAR Radio Network.

Demorou mais do que o normal para Herta comemorar essa importante conquista pessoal.

A nova tecnologia híbrida da INDYCAR está sendo usada pela primeira vez em uma pista oval neste fim de semana, e houve alguns soluços na sessão de qualificação de duas voltas. Herta teve um deles em sua corrida, e seu grupo de cérebros Andretti Global w/Curb-Agajanian teve a oportunidade da INDYCAR de retirar o tempo de Herta e se classificar novamente. A equipe levou o No. 26 Gainbridge Honda para a frente da linha de qualificação apenas para decidir não arriscar a pole provisória.

Se Herta tivesse se requalificado, ele também teria deletado sua impressionante segunda volta de qualificação, que o classificou em quarto lugar na corrida de domingo (meio-dia ET, NBC, Peacock, INDYCAR Radio Network). Ele e a equipe decidiram contra isso.

“Essa é a pole mais bizarra que eu acho que a INDYCAR viu por um tempo”, disse Herta. “Estou feliz que acabamos segurando. É difícil. É minha primeira pole oval, e significa muito finalmente tirar esse peso das minhas costas.”

A pole foi a 13ª da carreira de Herta.

McLaughlin conquistou sua segunda pole em um oval, a primeira em maio para a Indianápolis 500 apresentada pela Gainbridge. Ele tem sete poles de série em sua carreira.

McLaughlin largará na segunda posição na corrida desta noite.

“Com certeza você quer estar na frente o máximo que puder”, disse o piloto do No. 3 XPEL Team Penske Chevrolet. “No final das contas, muitas coisas vão ditar esta corrida (resultado) com os pit stops e tudo mais.”

Os companheiros de equipe de McLaughlin não se saíram tão bem, apesar de sua rica história de sucesso nesta pista oval de 0,894 milhas. Josef Newgarden, que venceu quatro das últimas cinco corridas e seis no geral, postou a 22ª e a 14ª voltas mais rápidas nas corridas de duas voltas. Will Power, um vencedor de sete poles líderes da série aqui, foi o quarto e o 23º depois de raspar seu carro na parede da Curva 2 na segunda volta.

You may also like