Por Curt Cavin
Michael Andretti venceu um recorde de sete corridas no Exhibition Place de Toronto e agora seus pilotos estão em um ritmo vencedor no circuito de rua de 11 curvas e 1,786 milhas.
No treino final antes da qualificação para o Ontario Honda Dealers Indy Toronto, os pilotos da Andretti Global Colton Herta e Kyle Kirkwood ficaram em primeiro e segundo lugar na tabela de velocidade da NTT INDYCAR SERIES. Herta (No. 26 Gainbridge Honda) fez uma volta de 1 minuto, 0,5763 de segundo, enquanto Kirkwood (No. 27 AutoNation Honda) marcou 1:00.7137.
“Acho que este (circuito de rua) combina conosco talvez até mais do que outros, já que é tão acidentado quanto é”, disse Kirkwood, que venceu duas corridas de circuito de rua em 2023. “Nosso carro simplesmente ganhou aderência, e isso é uma prova de quão duro esses (membros da equipe) trabalham nele.”
Will Power, da equipe Penske (nº 12 da Verizon Business Team Penske Chevrolet), ficou em terceiro na sessão com 1:00.8014.
O novato com a volta mais rápida foi Hunter McElrea, da Dale Coyne Racing, que ficou em 16º no Honda nº 18 da Courtesy Corporation. Sua velocidade máxima foi de 1:01.5738.
“Eu adoro isso – estou apenas vivendo o sonho aqui”, disse McElrea, que terminou em segundo no INDY NXT por pontos Firestone no ano passado. “Eu trabalhei duro para ficar aqui por um longo tempo. Eu realmente não sabia se teria uma chance este ano, mas (estou) finalmente aqui. Apenas trabalhando duro nisso.”
A sessão foi praticamente livre de incidentes. Pietro Fittipaldi (No. 30 HUB International Honda) da Rahal Letterman Lanigan Racing bateu na barreira de pneus na saída da Curva 8, assim como Alexander Rossi e o novato Linus Lundqvist fizeram na sexta-feira. Mais tarde, ele teve um grande travamento se aproximando da Curva 8.
Marcus Armstrong, da Chip Ganassi Racing (No. 11 Ridgeline Lubricants Chip Ganassi Racing Honda), bateu no muro na Curva 7. Rinus VeeKay, da Ed Carpenter Racing (No. 21 Ed Carpenter Racing Chevrolet), raspou no muro ao se aproximar da Curva 3.
Apenas 26 das 27 combinações de carro e piloto participaram da sessão, enquanto a Arrow McLaren segurava o No. 7 Ryde Arrow McLaren Chevrolet enquanto esperava que o novato da série Theo Pourchaire estivesse pronto para substituir Rossi, que quebrou o polegar direito no incidente de sexta-feira. Rossi retornou a Indianápolis para começar o tratamento no polegar.
Pourchaire deve pilotar na sessão de qualificação de hoje para o NTT P1 Award às 14h45 ET. Peacock e a INDYCAR Radio Network farão cobertura ao vivo. O francês de 20 anos pilotou em cinco corridas nesta temporada pela Arrow McLaren, classificando-se em sétimo para o Chevrolet Detroit Grand Prix by Lear do mês passado, a corrida de rua mais recente da temporada. Anteriormente, Pourchaire pilotou o carro nº 6 da equipe, agora pilotado pelo novato Nolan Siegel.