Hartley coloca Toyota na pole para o WEC Bahrain 8 Hours

por Racer

Por Stephen Kilbey

Foto: JEP

Brendon Hartley marcou 1m46.714s na sessão Hypercar Hyperpole desta noite no Bahrein e conquistou a pole position para a final da temporada do FIA WEC amanhã, liderando a primeira fila para a Toyota Gazoo Racing.

O flyer de Hartley no No. 8 GR010 HYBRID veio com mais de quatro minutos restantes no relógio. Foi rápido o suficiente para colocá-lo três décimos à frente de Nyck de Vries no carro irmão No. 7 que chegou em segundo momentos depois com 1m47.037s.

“Muito obrigado aos meus companheiros de equipe por confiarem em mim para fazer a qualificação”, disse Hartley. “Ontem não estávamos felizes com o carro, nós o viramos. Nunca é perfeito, mas aprendi com a Quali 1, e na Hyperpole o carro ganhou vida. Foi um ano difícil para o carro 8, então queremos terminar o ano em alta.”

A segunda fila do grid será ocupada pelo Ferrari 499P AF Corse nº 51 e pelo Porsche Proton Competition nº 99, após grandes esforços de Antonio Giovinazzi e Neel Jani, respectivamente.

A Ferrari AF Corse nº 50 começará em quinto, 0,8s atrás. Crucialmente, porém, ambas as equipes de pilotos que disputam o título, Toyota e Ferrari (na nº 7 e nº 50) começarão à frente da Porsche nº 6, líder de pontos, que alinhará em sexto no grid, à frente da nº 5.

Alguns carros importantes não conseguiram chegar ao top 10, incluindo o Cadillac Racing V-Series.R — que conquistou a pole na última vez — e os dois Alpine A424s.

Depois de ter sua penúltima volta excluída pelos limites da pista, Alex Lynn deu o seu último salto no final da sessão, mas só subiu para a 13ª posição no Cadillac.

“Essa foi minha volta”, Lynn disse à RACER. “Essa seria a volta antes de ser deletada, já que é um tiroteio de uma volta aqui realmente por causa da deg.”

Mick Schumacher, enquanto isso, terminou em 17º no Alpine nº 36. O alemão saiu da pista e saiu da curva final nos segundos finais da sessão após melhorar nos setores 1 e 2.

O No. 83 AF Corse Ferrari que venceu o Lone Star Le Mans no Circuit of The Americas também começará fora do top 10 (em 12º), assim como o par de Peugeot 9X8s que ditaram o ritmo em duas das três sessões de treinos antes da qualificação. O No. 94 reivindicou o 15º lugar no grid à frente do No. 93 que começará por último após ter três de suas voltas deletadas devido a uma infração técnica. Jean-Eric Vergne explicou que o carro sofreu com problemas de potência, o que fez o motor parar e, finalmente, levou à infração.

“Devemos ter ritmo para lutar por pontos amanhã”, acrescentou.

Josh Caygill, Nicolas Pino e Marino Sato comemoram a pole com o McLaren 720S LMGT3 Evo da United Autosports. JEP/Motorsport Images

Na LMGT3, a United Autosports garantiu a primeira fila com sua dupla de McLaren GT3 Evos com esforços impressionantes de Josh Caygill e James Cottingham.

Caygill colocou o No. 95 no topo, dando à United sua primeira pole LMGT3 e à McLaren sua segunda nesta temporada (após a Inception ter conquistado a pole em Le Mans) com 2m02.201s. Mas quase não havia nada para separar os dois McLarens, já que Cottingham colocou o No. 59 em segundo com um tempo de apenas dois milésimos atrás.

“Tínhamos um carro muito bom para a qualificação”, disse Caygill. “Trabalhamos na configuração da corrida e no gerenciamento de pneus nos treinos e nunca mostramos nosso ritmo máximo. Fiquei feliz com a volta, perdi um pouco na última curva, mas no geral está bom.”

Os três primeiros da classe foram completados pela Ferrari Vista AF Corse nº 55, com Francois Heriau conduzindo seu 296 a 2m02.367s na disputa Hyperpole.

Sarah Bovy colocou o Iron Dames Lamborghini na segunda fila, em quarto lugar, à frente do campeão Manthey Pure Rxcing Porsche, que largará na corrida de amanhã em quinto.

Depois de liderar duas das três sessões de treinos, a AKKODIS ASP só conseguiu colocar um de seus Lexus RC F LMGT3s na Hyperpole, embora Arnold Robin não tenha conseguido melhorar em 10º. O No. 78 começará atrás do Heart of Racing Aston Martin, do Fuji-winning Vista AF Corse Ferrari e do par de TF Sport Corvettes, que se alinharão do sexto ao nono.

O Aston Martin da D’Station chegou mais perto de chegar à segunda parte das sessões do LMGT3, classificando-se em 11º com um tempo de Clement Mateu que ficou a apenas um décimo da classificação.

Os dois BMWs da equipe WRT também não conseguiram passar, assim como o Porsche Manthey EMA nº 91 e os dois Mustangs Proton Ford.

A final da temporada do WEC de oito horas de duração, amanhã, no Circuito Internacional do Bahrein, está marcada para começar às 14h, horário local.

Fonte: Racer.com

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