
Phil Hanson diz que está saboreando o “desafio emocionante” de se acostumar a dirigir a Ferrari 499P no Campeonato Mundial de Endurance da FIA no ano que vem, após uma temporada competindo com um Porsche 963 da Hertz Team JOTA.
Antes da final do WEC do Bahrein no mês passado, foi anunciado que Hanson se juntaria à equipe da terceira equipe da Ferrari nº 83 da AF Corse em 2025, com o britânico efetivamente tomando o lugar de Robert Shwartzman, que vai para a NTT IndyCar Series.
Isso acontece depois de uma temporada fazendo campanha com o Porsche nº 38 pela JOTA, que o britânico combinou com um programa da IMSA Michelin Endurance Cup com outra equipe cliente da Porsche, a JDC-Miller Motorsports.
Hanson teve seu primeiro contato com o 499P no teste de novatos da pós-temporada no Bahrein, imediatamente após a final da temporada de oito horas na mesma pista.
“Foi uma experiência e tanto ter que mudar seu estilo de pilotagem para se adaptar a um carro que gera seu tempo de volta de uma maneira muito diferente [do Porsche]”, disse Hanson aos repórteres e à Jamie Klein, da Sportscar365.
“Especialmente depois de uma corrida onde você tem todas as suas referências e seu corpo está acostumado a fazer os mesmos movimentos e fazer as mesmas coisas em cada curva, saber o que funciona para o tempo de volta, e ter que mudar isso para criar o tempo de volta de uma maneira diferente foi um desafio bastante emocionante. Eu superei e foi divertido.
“Eu não diria que houve uma grande coisa que eu tive que mudar, apenas pequenas coisas aqui e ali. Mas essas também são coisas que você pode fazer no Porsche com uma configuração diferente.
“Da mesma forma, você poderia configurar a Ferrari para ser mais parecida com a Porsche se quisesse, mas não acho que é assim que você extrai tempo de volta dela.”
Questionado pelo Sportscar365 se ele achava que um dia seria o suficiente para se familiarizar com o 499P, Hanson respondeu: “Para ser honesto, acho que estou familiarizado com o 499P.
“A volta que fiz foi com tráfego, e eu estava com o pneu mais duro, na parte mais quente do dia. Estou feliz com onde estou e acho que a equipe também está.”
Hanson fará parceria com Yifei Ye e Robert Kubica a bordo da Ferrari nº 83 na próxima temporada, o que será sua sexta temporada no WEC e sua segunda na Hypercar.
O britânico de 25 anos admitiu que o apelo da marca Ferrari desempenhou um papel em sua tomada de decisão para a temporada de 2025, enquanto também avaliava potenciais oportunidades no IMSA WeatherTech SportsCar Championship.
“Aos meus olhos, é o fabricante mais impressionante para se pilotar”, disse Hanson sobre a Ferrari.
“Sempre fui fã da Ferrari quando criança, tanto de carros de rua quanto de carros de corrida. É uma marca incrível e correr com eles é bem incrível.
“Aprender os costumes italianos será um ajuste, com certeza! Quando você pensa na Itália, pensa na Ferrari e vice-versa. O estereótipo se aplica à equipe: todos têm um café na mão e estão sorrindo! Foi uma recepção muito boa.”
Junto com um de seus companheiros de equipe no Porsche nº 38 deste ano, Oliver Rasmussen, Hanson não foi contratado pela JOTA para o início de sua aliança de fábrica com a Cadillac.
Questionado pelo Sportscar365 se alguma vez considerou permanecer na equipe britânica, Hanson disse: “Eu estava aberto a isso, porque realmente gostei de trabalhar com a JOTA.
“Eles têm pilotos da Cadillac sob contrato e [outros] pilotos já na JOTA, então foi assim que aconteceu. Mas acho que deu certo para nós dois: eles têm uma forte escalação de pilotos e eu fui para algum lugar competitivo.
“Ninguém sabe qual teria sido o movimento certo, mas estou muito satisfeito com a decisão que tomei.”