A jornalista do campeonato Katy Fairman seleciona seus principais pontos de discussão da rodada de abertura da 11ª temporada em São Paulo, Brasil.
Artigo de Katy Fairman
Houve muitas mudanças chegando a São Paulo. Novas equipes, novos pilotos e um carro totalmente novo. O GEN3 Evo estreou no fim de semana de corrida no Brasil e nos entregou um E-Prix clássico de todos os tempos com Mitch Evans, da Jaguar TCS Racing , indo do último para o vencedor – uma estreia na Fórmula E.
Estas são algumas das maiores histórias e aprendizados da primeira rodada do que promete ser uma temporada de corridas que você não vai querer perder!
GEN3 Evo é rápido… muito rápido
O mais novo carro de corrida da Fórmula E, o GEN3 Evo, é o monoposto da FIA de aceleração mais rápida e capaz de ir de 0 a 60 mph em apenas 1,82 segundos. Portanto, não é nenhuma surpresa que os tempos de volta ao redor do Sambódromo do Anhembi foram muito mais rápidos do que em nossas duas viagens anteriores.
O atual campeão mundial Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche) conseguiu duas pole positions Julius Baer consecutivas em São Paulo, largando da posição P1 no grid tanto na Temporada 10 quanto na Temporada 11. No entanto, desta vez sua volta da pole foi de 1m09.851s, quase três segundos mais rápido do que sua última volta da pole no início deste ano.
Além do carro ter um impacto, com os pilotos agora tendo acesso à tração nas quatro rodas durante os Duels na qualificação, a mais recente especificação do pneu Hankook iON terá ajudado. Os pneus otimizados para todas as condições climáticas agora fornecem até 10% mais aderência e são feitos de 35% de materiais reciclados e sustentáveis.
Mitch Evans faz história com sua vitória
Que dia para Mitch Evans. Depois de um problema técnico na qualificação que o fez parar na pista e não conseguir marcar um tempo, o piloto da Jaguar começou a corrida bem no final do grid. De lá, ele abriu caminho pelo grid e na volta 2 estava impressionantemente 10 posições acima.
Na volta 29 de 35, Evans estava na frente com o MODO ATAQUE e completou uma jogada para a liderança sobre o companheiro de equipe Nick Cassidy . Então, apenas uma volta depois, a corrida foi sinalizada com bandeira vermelha após um incidente entre Cassidy e Wehrlein, ambos ilesos na batida que fez o carro de Wehrlein capotar.
Quando a corrida foi reiniciada, Evans manteve a liderança apesar da pressão de Antonio Felix da Costa, da Porsche, para conquistar sua segunda vitória e terceiro pódio consecutivo no circuito especial de São Paulo.
Nenhum piloto havia vencido de qualquer posição abaixo do 15º no grid de largada nos 10 anos de Fórmula E, mas Evans agora colocou o nome dele e da Jaguar nos livros de história com essa performance incrível. Evans também comemorou sua 13ª vitória na carreira, colocando-o empatado no topo da lista de “mais vitórias” com Sebastien Buemi, da Envision Racing, e Lucas di Grassi, da Lola Yamaha ABT.
Início de sonho para a 11ª temporada para o novato Barnard
Uma das maiores histórias do fim de semana de São Paulo foi graças a Taylor Barnard , de 20 anos , que conseguiu um pódio pela NEOM McLaren em sua quarta saída com a equipe. Tendo assinado um contrato de tempo integral ao lado de Sam Bird, após a saída de Jake Hughes para a Maserati MSG Racing, Barnard teve que preencher grandes lacunas. rótulo.galeria.prevSliderótulo.galeria.próximo slide
No entanto, a pressão não pareceu ser um problema para Barnard, que fez uma excelente corrida, saindo do 16º lugar no grid para o terceiro lugar e se tornando o mais jovem a chegar ao pódio na Fórmula E. Bird também terminou em quarto, o que significa que a NEOM McLaren agora está no topo do Campeonato Mundial de Equipes, com 27 pontos conquistados.
Os resultados ficaram ainda mais impressionantes porque Bird e Barnard tiveram que cumprir penalidades iniciais de drive-through por terem seu consumo de energia acima do limite regulamentar, algo que pegou vários pilotos de surpresa durante a corrida.
Embora a definição de novato possa ser um pouco esticada, com Barnard fazendo três aparições no E-Prix na Temporada 10 para substituir um Sam Bird lesionado, ele ainda faz parte da nova geração de pilotos que está chegando ao campeonato. Mal podemos esperar para ver como ele, assim como Zane Maloney na Lola Yamaha ABT e David Beckmann na CUPRA KIRO, se sairão no resto da temporada.
Uma forte primeira corrida de volta para Mahindra Racing
Depois de encerrar uma turbulenta Temporada 10 com pontuação dupla em Londres, a Mahindra Racing conseguiu fazer dois a dois após um forte resultado de corrida para Edoardo Mortara e Nyck de Vries na rodada de abertura.
O carro M11Electro passou por algumas grandes mudanças na pré-temporada, incluindo um novo trem de força, desenvolvido pela Mahindra Racing, junto com pacotes aerodinâmicos, de suspensão e traseiros revisados. Espera-se que esses ajustes façam uma melhoria significativa após uma desafiadora campanha de 2023/24.
Mortara garantiu um quinto lugar, com de Vries progredindo da 21ª para a sétima posição, que foi promovida para a sexta após a corrida, em uma subestimada recuperação em meio ao caos. Certamente parece um passo na direção certa para a equipe anglo-indiana.
Da Costa entrega pódio para Porsche logo no início
Fale sobre começar como você pretende continuar! Antonio Felix da Costa continuou o incrível momento que mostrou no final da Temporada 10 – conquistando quatro vitórias em cinco corridas – para deixar o Brasil com um segundo lugar. É um ótimo começo para a campanha 2024/25 para o campeão da Temporada 6, que teve alguns começos lentos na temporada nos anos anteriores.
“Isso foi loucura”, disse da Costa após seu resultado P2. “Eu sabia que a dinâmica desses novos carros GEN3 Evo mudaria as corridas, mas eu não esperava tanto! A chave hoje para a equipe e para mim foi ser capaz de pensar rápido, adaptar, improvisar e usar nossa experiência para trazer para casa um bom resultado.”
Grandes oportunidades perdidas na Nissan
Além do terceiro e quarto lugar do esquadrão NEOM McLaren, a equipe Nissan também parecia incrivelmente forte na Rodada 1. No entanto, penalidades para Oliver Rowland e Norman Nato os tiraram dos pontos.
Rowland, que parecia rápido durante todo o fim de semana, começou na primeira fila do grid depois de perder a pole para Wehrlein, da Porsche. Depois de um lançamento fantástico, o homem de Yorkshire assumiu a liderança, mas sua corrida foi prejudicada após receber uma penalidade de drive-through por uso excessivo de potência na volta 23.
Nato, que também recebeu uma penalidade de drive-through por excesso de potência no início da corrida, também foi rebaixado para fora da zona de pontuação após uma penalidade de cinco segundos por não estar em sua respectiva posição no grid na relargada.
Embora a equipe Nissan tenha ficado frustrada com a falta de pontos, com Rowland na disputa pela vitória, ainda há muitos aspectos positivos para levar para a segunda etapa na Cidade do México, no mês que vem.
Fonte: Formula-E News