Grande evento de revelação da Toyota mostra 4 novos veículos elétricos e provoca caminhonete elétrica

por Road and Track

Na manhã de quarta-feira na Europa, a Toyota revelou quatro veículos elétricos novos ou significativamente atualizados — e a Lexus conseguiu colocar um também. Ainda mais atraente do que o novo produto, no entanto, foi o teaser que veio junto com ele: uma imagem sombria que previa uma futura picape elétrica e um EV elétrico estilo Land Cruiser, ao mesmo tempo em que sugeria que ambos seriam revelados até o final de 2026.

Segundo Zac Palmer, da revista Road & track, a maior desvantagem deste teaser — além das sombras obscurecendo as imagens — é que a Toyota especifica que os veículos nele são destinados ao mercado europeu, não oferecendo nenhuma informação sobre a disponibilidade nos EUA. A Toyota também não forneceu nomes de modelos para os veículos provocados (embora o diretor de marketing e desenvolvimento de produtos da Toyota Motor Europe, Andrea Carlucci, tenha dito à Autocar que a montadora usará nomes “familiares” de “carros atuais” para seus próximos EVs), e embora a picape dê a impressão de ser do tamanho de uma Tacoma , ela não combina com a silhueta do que a Toyota visualizou como a Hilux elétrica anos atrás.

O SUV à direita da picape, no entanto, é mais facilmente identificado como o Land Cruiser Se revelado em 2023. Suas proporções são virtualmente idênticas a esse conceito, mas a Toyota está nos deixando com tão poucos detalhes hoje quanto fez com a estreia inicial do carro. Por enquanto, sabemos que será uma estreia europeia, e sua futura presença nos EUA não está clara.

Toyota bZ4X

Quanto aos novos EVs que a Toyota revelou completamente, vamos começar com o bZ4X atualizado . A grande atualização nesta atualização de meio de ciclo são novos motores elétricos que produzem significativamente mais potência. A versão de motor duplo da Toyota vai de insignificantes 215 cavalos de potência para fortes 343 cavalos, enquanto a versão de motor único vê um aumento de 23 cavalos até 224 cv. As atualizações da bateria veem o modelo adicionar uma função de pré-condicionamento para melhor desempenho de carregamento no inverno e um novo carregador CA de 22 kW para carregamento doméstico mais rápido.

A Toyota ajustou os designs externo e interno, embora as diferenças sejam mínimas, com a maior mudança sendo um novo design para o console central que agora abriga dois carregadores de telefone sem fio. Por fim, a Toyota promete melhor dinâmica de direção e menos ruído na cabine graças às melhorias na suspensão. Infelizmente, no entanto, ela está mantendo seu nome incomum.

Lexus RZ

O primo Lexus da Toyota é o RZ , e ele desfruta de uma atualização completa que se concentra ainda mais no desempenho de direção e no engajamento. Notavelmente, a Lexus está introduzindo algo que chama de Interactive Manual Drive; como o sistema no Hyundai Ioniq 5 N , ele simula uma transmissão de oito velocidades com paddle-shift e fornece feedback por meio de sons e visuais do motor replicados na forma de um “medidor de guia de mudança” (que soa muito como um tacômetro). A saída de torque é calculada para corresponder à de um motor de combustão, e há até mesmo um “limitador de rotação” que você pode encontrar se não mudar de marcha.

O RZ também fica mais potente, com até 408 cavalos de potência para o novo modelo RZ 550e F Sport. Este modelo também desfruta de um estilo único e uma suspensão refinada para um manuseio mais esportivo. Enquanto isso, toda a linha é tratada com melhorias de rigidez e aprimoramentos do sistema AWD. A Lexus apresentou seu sistema de manche steer-by-wire anos atrás, mas diz que ele finalmente chegará ao mercado com esta atualização também.

O pacote de bateria (agora uma unidade de 77 kWh) e as atualizações do sistema elétrico permitem um aumento de alcance de até cerca de 62 milhas, dependendo do modelo. Além disso, a mesma atualização de pré-condicionamento e aumento da velocidade de carregamento CA para 22 kW, como visto no bZ4X, se aplicam ao RZ.

Toyota C-HR+

O próximo é o Toyota C-HR+ totalmente elétrico que fica logo abaixo do bZ4X, chegando a cerca de seis polegadas mais curto. Uma olhada em seu estilo certamente o faz parecer um chip do bloco do bZ4X, no entanto, e suas especificações sugerem o mesmo. Duas opções de bateria — 57,7 kWh e 77 kWh — estão disponíveis, e você pode escolher entre versões de tração dianteira ou integral. A saída é a mesma do bZ4X, e suas especificações de carregamento espelham o SUV maior também, com carregamento rápido DC no máximo a 150 kW. Até o interior parece o mesmo do bZ4X com o mesmo posicionamento estranho do cluster e arranjo idêntico de console/console central. Como esses últimos três carros, no entanto, não espere ver o C-HR+ EV na América.

Cruzador urbano Toyota

O Toyota Urban Cruiser é um SUV extrapequeno e é um modelo totalmente novo este ano. Ele compartilha a propensão do bZ4X para revestimento excessivo da carroceria e seu tamanho é mais semelhante ao de um Yaris Cross Hybrid, diz a Toyota. O Urban Cruiser é construído em uma nova plataforma dedicada a EV e oferece duas opções de bateria, a básica sendo 49 kWh e a atualização sendo 61 kWh.

Tanto FWD quanto AWD estão disponíveis, com a versão AWD de motor duplo oferecendo até 184 cavalos de potência. Você ainda obtém um Modo Trail e Controle de Assistência em Descida com a versão AWD. A tecnologia também é abundante, pois o Urban Cruiser obtém um cluster digital de 10,3 polegadas e infoentretenimento com tela sensível ao toque de 10,1 polegadas.

Conceito Toyota FT-Me

O último que a Toyota sabe sobre hoje é o conceito FT-Me. É um carro de dois lugares projetado para pessoas com carteira de motorista de nível básico na Europa, permitindo que pessoas de até 14 anos o pilotem legalmente. A Toyota diz que ele apresenta um sistema de painel solar que pode fornecer até 18 milhas de alcance em um dia. (Claro, isso exigiria que os moradores da cidade estacionassem em áreas que recebem muita luz solar, o que nem sempre é supercomum em ambientes urbanos densos.) O FT-Me também foi projetado para acessibilidade, pois pode ser dirigido puramente por controles manuais no volante.

You may also like