As oportunidades começam com o Hy-Vee Homefront 250 de sábado apresentado pela Instacart, a primeira das duas corridas de 250 voltas no oval curto. A transmissão na NBC e Peacock é às 15h ET com a INDYCAR Radio Network começando sua cobertura às 14h30. A segunda corrida do fim de semana, o Hy-Vee One Step 250 apresentado pela Gatorade, está marcada para domingo às 14h nos mesmos canais.
Muito está em jogo, começando com estas cinco coisas:
O caminho de Palou para outro título
Se Alex Palou perder seu segundo título da série em três anos, ganhos significativos precisam ser feitos por seus rivais neste fim de semana, já que quase 30 por cento dos pontos restantes da temporada são oferecidos.
Palou entra no fim de semana com uma vantagem de 117 pontos sobre o companheiro de equipe da Chip Ganassi Racing Scott Dixon (No. 9 PNC Bank Chip Ganassi Racing Honda). Josef Newgarden, da Team Penske (nº 2 da Hitachi Team Penske Chevrolet), está outros nove pontos atrás em terceiro lugar, enquanto Marcus Ericsson da CGR (nº 8 Huski Ice Spritz Honda) e Pato O’Ward da Arrow McLaren Racing (nº 5 Arrow McLaren Chevrolet) estão 142 e 143 pontos atrás da liderança, respectivamente. Depois disso, é uma longa subida até a Astor Challenge Cup.
Will Power (nº 12 da Verizon Team Penske Chevrolet) continua na defesa do título da série do ano passado, mas está a 175 pontos da liderança em oitavo lugar. Isso pode ser demais para superar nas últimas sete corridas.
Supondo que Palou participe neste fim de semana, como esperado, o máximo que qualquer um de seus rivais pode ganhar com ele nessas duas corridas é de 98 pontos. Assim, o espanhol dirigindo o No. 10 The American Legion Honda ainda será o líder da série indo para o Big Machine Music City Grand Prix no domingo, 6 de agosto, em Nashville.
As melhores chances de Newgarden
Newgarden venceu todas as cinco corridas ovais realizadas nos últimos 12 meses, exceto uma, e a que ele não conseguiu vencer foi a segunda corrida do ano passado em Iowa Speedway, quando uma falha mecânica mandou seu carro para a curva 4 depois de liderar 148 das primeiras 234 voltas.
Newgarden certamente é capaz de ter um fim de semana de muitos pontos nesta pista, onde venceu quatro corridas da série (com duas equipes diferentes) desde 2016. Além dessas duas corridas, Newgarden também deve ser considerado o favorito para vencer o Bommarito Automotive Group 500 apresentado por Axalta e Valvoline no domingo, 27 de agosto, no World Wide Technology Raceway. Ele venceu a corrida do ano passado naquela pista ao liderar 78 voltas.
Newgarden venceu o PPG 375 no Texas Motor Speedway em 2 de abril, antes de recuperar no final do “500” para vencer em 28 de maio. Embora o bicampeão da série tenha mostrado que pode vencer em qualquer local da programação, o fato é que as corridas deste fim de semana e a corrida no World Wide Technology Raceway representam suas melhores chances restantes nesta temporada.
Curiosamente, Newgarden é um dos apenas quatro pilotos que venceram corridas de série no Iowa Speedway. Ryan Hunter-Reay (No. 20 Bitnile.com Chevrolet da Ed Carpenter Racing) venceu três vezes com Helio Castroneves (No. 06 AutoNation/SiriusXM Honda da Meyer Shank Racing) e O’Ward vencendo uma vez cada.
Dixon, poder ainda em busca de número 1
Por mais difícil que seja acreditar, Dixon e Power continuam em busca de suas primeiras vitórias na temporada.
Dixon detém os recordes da série de temporadas com mais vitórias consecutivas (18) e mais temporadas com vitórias no geral (20). A sequência de 16 temporadas consecutivas de Power com uma vitória em uma corrida é a segunda de todos os tempos.
Ambos os pilotos estão familiarizados em ir fundo no ano antes de vencer, e muitas vezes ganham muito. Em 2007, Dixon venceu a décima corrida da temporada, depois fez três turfas para vencer quatro em sete partidas. Em 2013, ele ficou igualmente quente começando com a 11ª corrida, vencendo três consecutivas e quatro em sete largadas. Em 2014, ele venceu sua primeira corrida da temporada na 15ª largada, como parte de duas vitórias nas últimas quatro corridas.
O poder também terminou várias temporadas com um estrondo. Sua primeira vitória na temporada de 2013 não veio até a 15ª corrida, e ele conseguiu isso em um trecho que contou com três vitórias nas últimas cinco corridas do ano. Em 2014, a vitória na 14ª corrida fez parte de suas duas nas últimas quatro corridas. Ele fez algo semelhante em 2020 ao vencer duas das cinco corridas finais.
Talvez mais surpreendente seja a falta de prêmios NTT P1 de Power nesta temporada. Ele lidera o esporte com 68 poles na carreira, incluindo pelo menos uma a cada ano desde 2009. Mas apenas um outro ano, em 2021, ele foi tão fundo na temporada antes de ganhar uma. Naquele ano, foi a 13ª corrida. Parte dessa seqüência está ligada à conquista de um recorde de nove poles no Firestone Grand Prix de São Petersburgo, que costuma ser a primeira corrida do ano.
A boa notícia para a busca pela pole de Power: ele foi o qualificador mais rápido para as duas corridas do Iowa Speedway no ano passado, parte de suas quatro poles nas últimas sete corridas da temporada.
Como no ano passado, a qualificação será realizada às 9h30 ET de sábado (Peacock, INDYCAR Radio Network), com cada piloto recebendo duas voltas com bandeira verde na sessão. O tempo do piloto registrado na primeira volta definirá a posição de largada para a Corrida 1; o tempo marcado para a segunda volta determinará o alinhamento para a Corrida 2.
O’Ward, Colton Herta (No. 26 Gainbridge Honda) e Alexander Rossi (No. 7 Arrow McLaren Chevrolet) são os outros vencedores da corrida do ano passado que ainda buscam sua primeira vitória nesta temporada.
Quem está ao lado de Victory Lane?
A vitória de Christian Lundgaard na Honda Indy Toronto do último fim de semana elevou o número total de pilotos ativos competindo neste fim de semana que venceram corridas nesta série para 17.
Lundgaard (No. 45 Hy-Vee Honda da Rahal Letterman Lanigan Racing) é o segundo vencedor pela primeira vez nesta temporada. Kyle Kirkwood, da Andretti Autosport (No. 27 AutoNation Honda), venceu o Acura Grand Prix de Long Beach em 16 de abril.
Então, quem é o próximo entre os potenciais vencedores da corrida pela primeira vez?
Conor Daly, que está substituindo Simon Pagenaud no No. 60 AutoNation/SiriusXM Honda da Meyer Shank Racing, produziu algumas das melhores performances de sua carreira no Iowa Speedway, principalmente na qualificação. Ele conquistou a pole e terminou em oitavo na Corrida 1 de 2020 para a Carlin, depois se classificou em terceiro na segunda corrida daquele fim de semana. Ele se classificou na terceira posição em ambas as corridas do ano passado em uma entrada da Ed Carpenter Racing.
Romain Grosjean, da Andretti Autosport (nº 28 da DHL Honda), terminou em sétimo e nono nas corridas de Iowa do ano passado. David Malukas (No. 18 HMD Trucking Honda para Dale Coyne Racing w/ HMD) terminou em oitavo na segunda corrida do ano passado e perseguiu Newgarden até a bandeira quadriculada para terminar em segundo no World Wide Technology Raceway.
Callum Ilott da Juncos Hollinger Racing (No. 77 Juncos Hollinger Racing Chevrolet) terminou em 12º e 11º nas corridas de Iowa do ano passado.
Honda na carga por enquanto
Liderados por Palou, os pilotos com motores Honda venceram as últimas quatro corridas e sete das 10 corridas da temporada com quatro pilotos diferentes (Ericsson, Kirkwood, Palou e Lundgaard).
Os pilotos da Honda conquistaram as quatro primeiras posições na Honda Indy Toronto do último fim de semana no Exhibition Place, e terminaram em primeiro e segundo no Honda Indy 200 em Mid-Ohio apresentado pelo 2023 Accord Hybrid. A Honda está em uma seqüência de quatro vitórias consecutivas.
A Chevrolet vai tentar mudar as coisas neste fim de semana, já que seus pilotos conquistaram as honras no ano passado no Iowa Speedway, com Newgarden e O’Ward vencendo as corridas. A Chevrolet também conquistou as quatro primeiras posições na Corrida 1 e as três primeiras na Corrida 2.
O campo tem três mudanças em relação à semana passada em Toronto: além de Daly, Ed Carpenter (No. 33 Bitnile.com Chevrolet para Ed Carpenter Racing) e Takuma Sato (No. 11 Deloitte Honda para CGR) continuam suas programações apenas ovais nesta temporada.
Por Curt Cavin | Publicado: 20 de julho de 2023