
A General Motors e a LG Energy Solution divulgaram duas notícias importantes na segunda-feira.
Em anúncios separados, a GM disse que planejava vender sua participação em uma fábrica de baterias de joint venture em Michigan para a LG, enquanto as empresas também concordaram com uma parceria técnica contínua para o desenvolvimento de células prismáticas .
Para Stephen Edelstein, da Green Car reports, Enquanto a transação está pendente, o que é esperado para o primeiro trimestre de 2025, a GM disse que antecipa recuperar seu investimento na fábrica de Lansing, Michigan, que a montadora disse estar quase concluída, mas aguardando a instalação do equipamento. A fábrica custou US$ 2,5 bilhões quando foi relatada pela primeira vez em 2022 , com a GM e a LG dividindo esse valor.
A GM disse que a transação não mudaria seu interesse de propriedade na joint venture Ultium Cells LLC com a LG da qual a planta faz parte. E até agora não há planos para mudar o status de propriedade das plantas Ultium Cells em Warren, Ohio, e Spring Hill, Tennessee, de acordo com a montadora.Inscreva-se para receber a Newsletter
No que é considerado um assunto separado do desinvestimento da GM na fábrica de baterias de Michigan, as duas empresas também estenderão uma parceria técnica existente para incluir células prismáticas para futuros veículos elétricos da GM.
General Motors e LG Energy Solution fazem parceria em células de bateria prismáticas
A GM padronizou, por enquanto, seu hardware de EV em torno de células de bolsa , que estão sendo fabricadas atualmente nas plantas existentes da Ultium Cells LLC em Ohio e Tennessee. Mas a montadora disse que pretende “diversificar sua cadeia de suprimentos, alavancando múltiplas químicas e fatores de forma”.
Isso é algo que a GM vem investigando há algum tempo. Em 2023, a CEO Mary Barra observou que a GM era flexível no formato de célula de bateria e disse que a montadora estava analisando células prismáticas e células cilíndricas, embora sem planos definitivos para usar nenhuma delas.
A montadora agora está dizendo que as células prismáticas podem fornecer vantagens de embalagem , bem como fabricação simplificada ao reduzir o número de módulos em um pacote de bateria. E a LG já tem experiência com células prismáticas, observou a GM.
Alguma retração era provável após as dificuldades iniciais com a aceleração de EV da GM. A montadora recuou no início deste ano de uma meta anterior de ter capacidade de produção para um milhão de EVs até 2025 , com Barra dizendo que o mercado não estava se desenvolvendo como o esperado. Os próprios problemas de produção de EV da GM podem ter contribuído para isso também, embora o aumento nas entregas de EV a partir do Q2 indicasse que a montadora estava virando a esquina.