A General Motors está seguindo algumas outras montadoras e empresas de baterias no desenvolvimento de baterias de química mista para veículos elétricos.
Segundo Stephen Edelstein, da Green Car Reports, a GM apresentou sua versão desse conceito em um pedido de patente publicado pelo Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos (USPTO) em 28 de novembro de 2024. No documento, que foi protocolado pela GM em 2 de agosto de 2023, a montadora discute a combinação de níquel manganês cobalto (NCM) com fosfato de ferro-lítio (LFP) ou outros produtos químicos semelhantes.
Baterias Ultium da General Motors
As duas químicas seriam divididas em módulos discretos, potencialmente com diferentes capacidades utilizáveis , de acordo com o registro. Um controlador monitoraria fatores como temperatura e estado de carga, e potencialmente ignoraria uma química ou outra em uma determinada situação.
Um pacote de química mista poderia equilibrar desempenho e custo combinando células de bateria LFP mais baratas com células NCM, que oferecem maior potência e densidade de energia , a GM observa no processo. Duas químicas diferentes podem levar a um desequilíbrio de carga que reduz a capacidade utilizável de um pacote de bateria, acrescenta a GM, mas a montadora espera que a capacidade de ignorar um conjunto de células enquanto carrega outro resolva isso.
Protótipo do BMW iX usará bateria de química mista Our Next Energy
Certas químicas também podem ser carregadas mais rapidamente , o que poderia permitir pacotes de baterias menores e neutralizar a inflação atual dos pacotes, o que adiciona custo e peso, consome mais matérias-primas e, no mundo real, ainda frequentemente leva a tempos de carregamento mais longos quando essa carga adicional se esgota. Combinar algumas dessas células especializadas com células de commodities de carregamento mais lento pode ajudar a tornar os EVs mais práticos.
Outras empresas estão trabalhando em baterias de química mista. A CATL anunciou recentemente uma que visa trazer carregamento mais rápido para híbridos plug-in , e a startup americana Our Next Energy (ONE) mostrou em 2022 como poderia usar tecnologia de química mista para extrair 600 milhas de alcance de um BMW iX — quase dobrando seu alcance EPA. A Mercedes-Benz também desenvolveu hardware que pode estabelecer as bases para tipos de células mistas .