GM propõe fabricar baterias prismáticas para veículos elétricos de forma diferente

por Green Car Reports

A General Motors está investigando uma nova maneira de configurar células de bateria prismáticas para melhorar as características de resfriamento.

Segundo Stephen Edelstein, da Green car Reports, um pedido de patente da montadora publicado pelo Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos (USPTO), datado de 26 de dezembro de 2024, mas originalmente protocolado pela GM em 23 de junho de 2023, detalha o empilhamento de camadas em forma de “U” invertido , em oposição às camadas enroladas ou empilhadas usadas nas células prismáticas atuais.

Esse formato cria maior condutividade térmica na direção horizontal na parte superior da célula para melhor dissipação de calor, bem como na direção vertical perto da parte inferior da célula, aumentando potencialmente a eficácia dos sistemas de resfriamento quando instalados em um pacote, afirma a GM.

A pilha “U” invertida também aumenta o tempo de atraso térmico dentro da célula, fazendo com que o calor se espalhe mais lentamente, de acordo com o registro. Mesmo que a célula superaqueça, a temperatura máxima deve permanecer mais baixa e potencialmente mais contida, afirma a GM, acrescentando que isso permite uma barreira de resposta térmica 50% mais fina.

Isso poderia, em projetos de células futuras, ajudar a reduzir o tamanho da célula ou aumentar a densidade de energia ao amontoar mais material ativo naquele espaço. E para provocar uma vantagem maior, o tamanho do pacote também pode ser menor devido a essas necessidades reduzidas de resfriamento. 

Mas o formato de célula proposto aqui também é um formato mais complexo que pode apresentar desafios de fabricação, o que pode explicar por que os grandes fabricantes de baterias ainda não o experimentaram.

A GM já parece estar em um caminho para usar formatos de células em bolsa, cilíndricas e prismáticas , tudo de uma vez, em seus EVs de produção, e enfatizou essa flexibilidade . Também considerou alguns formatos de células estranhos em patentes previamente registradas, também com um olho voltado para resfriamento aprimorado.

Tesla, Lucid e Rivian escolheram enfatizar células cilíndricas — com vantagens aparentes em alcance e eficiência. A BMW também está pronta para usar células cilíndricas em seus EVs Neue Klasse de próxima geração , o primeiro dos quais entrou recentemente em pré-produção antes de uma estreia planejada para 2025, com promessas de densidade de energia substancialmente aumentada.Galeria de alta resolução: 

imagem de patente de célula de bateria prismática em “U” invertido da General Motors

Imagem de patente de célula de bateria prismática em "U" invertido da General Motors
Imagem de patente de célula de bateria prismática em "U" invertido da General Motors
Imagem de patente de célula de bateria prismática em "U" invertido da General Motors
Imagem de patente de célula de bateria prismática em "U" invertido da General Motors

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