GM e ChargePoint implantando carregadores rápidos de 500 kW com Omni Port

por Green Car Reports

A General Motors e a ChargePoint anunciaram na quarta-feira planos para implantar até 500 carregadores rápidos CC antes do final de 2025.

Usando a marca GM Energy, os carregadores serão fornecidos pela ChargePoint, de acordo com as empresas. Muitos dos carregadores usarão a Omni Port da ChargePoint para permitir que veículos elétricos com portas Combined Charging Standard (CCS) ou North American Charging Standard (NACS) carreguem na mesma estação sem nenhum adaptador.

Porta Omni ChargePoint
Porta Omni ChargePoint

Segundo Stephen Edelstein, da Green Car Reports, a GM e a ChargePoint prometem taxas de energia de até 500 kW , superando as da parceria atual da montadora com a EVgo, que remonta a 2020, quando a GM anunciou que ajudaria a financiar a expansão da rede da EVgo, que é composta exclusivamente por carregadores rápidos.

Em 2021, a GM e a EVgo dobraram essa parceria, adicionando mais 500 carregadores à meta original de 2.750 até 2025, com ênfase em locais urbanos e suporte para transporte elétrico. E no início deste ano, as duas empresas anunciaram 400 carregadores nas principais áreas metropolitanas dos EUA, que entrarão em operação a partir de 2025. Eles carregarão até 350 kW e apresentarão uma configuração pull-through semelhante à de um posto de gasolina .

Estação de carregamento principal da GM e EVgo
Estação de carregamento principal da GM e EVgo

A GM e a EVgo também começaram a colaborar em uma rede de carregamento de costa a costa em 2022, com carregadores rápidos de 350 kW instalados nos centros de viagens Pilot e Flying J, atendendo a viajantes de estrada em vez de moradores urbanos. O primeiro desses locais foi inaugurado no final de 2023.

A parceria de carregamento adicional acontece enquanto a GM planeja redefinir sua estratégia de bateria. No início deste mês, a montadora anunciou que venderia sua participação em uma fábrica de baterias em Michigan para a LG, ao mesmo tempo em que faria parceria com essa empresa em células de bateria prismáticas como uma alternativa potencial às células de bolsa usadas nos atuais EVs da GM.

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