
A General Motors afirma que, em pelo menos uma métrica, seus veículos elétricos alcançaram lucratividade no quarto trimestre de 2024. É uma indicação de que a montadora está deixando para trás as dificuldades iniciais de sua expansão de veículos elétricos.
A GM anunciou seus resultados financeiros de 2024 na terça-feira, e uma das pepitas desse anúncio foi uma alegação de que os EVs tiveram “lucro variável positivo” no quarto trimestre. Isso se refere à receita de EV sendo maior do que os custos fixos, como mão de obra e materiais, mas não inclui outros custos relacionados, como a construção de novas linhas de montagem, observou a Reuters .
Cadillac Lyriq 2025
Segundo Stephen Edelstein, da Green Car reports, em uma atualização trimestral e anual para acionistas, o CFO da GM, Paul Jacobson, relatou que alcançou o status de “lucro variável positivo” em seus EVs no quarto trimestre por meio de maior produção e melhor custo de material, incluindo menor custo de célula. Ele também citou o lançamento do Cadillac Escalade IQ e do GMC Sierra EV — dois EVs com preços de etiqueta especialmente altos.
A GM também perdeu por pouco a meta de fabricar 200.000 EVs para o mercado norte-americano em 2024, chegando a cerca de 189.000. Esse número representou uma duplicação de sua participação no mercado de EVs em relação a 2023.
Além disso, o estoque caiu de um suprimento de 100 dias no final do Q3 para 70 dias no final do Q4. Isso ainda é maior do que a média de 53 dias dos veículos a gasolina e diesel da GM, mas está se movendo na direção certa para sincronizar o fornecimento e a demanda , já que menos tempo gasto em lotes de concessionárias é uma métrica importante da indústria para isso.
A montadora pretende fabricar 300.000 veículos elétricos para a América do Norte em 2025 , com mais melhorias em suas perspectivas financeiras, auxiliadas pelo aumento contínuo da produção, absorção de mais custos fixos por trás do aumento dos veículos elétricos e mais reduções de custos por veículo.
2025 GMC Sierra EV Denali
Embora mistos, esses resultados ainda contrastam com a perspectiva de julho passado, quando a CEO da GM, Mary Barra, confirmou que a montadora estava se afastando de uma meta de capacidade de produção de um milhão de EVs até 2025 , alegando que o mercado de EVs “não estava se desenvolvendo”. Mas a GM viu as vendas de EVs aumentarem constantemente em cada trimestre do ano passado, de aproximadamente 16.000 no primeiro trimestre para pouco menos de 44.000 no quarto trimestre. Ela também relatou um crescimento na participação de mercado de EVs nos EUA de 6,5% no primeiro trimestre para 12,5% no quarto trimestre.
A meta de um milhão de EVs ainda está muito distante, já que a GM continua se recuperando de um início lento. Ela lutou para acelerar a produção de EVs em 2023, principalmente devido a problemas no aumento de suas células de bateria . Ela então perdeu a meta de entregar 400.000 EVs , cumulativamente de 2022, no primeiro semestre de 2024. Essa meta em si foi adiada de 2023.