Fala galera do Ao Volante! Tudo beleza?
É engraçado como automobilismo e glamour são palavras que estão tão atreladas.
Sinceramente eu não tenho muita certeza onde está o dito glamour pelas pistas que passei fotografando. Culpa dos Europeus e sua Fórmula 1?
Estaria nos HCs dos convidados VIP? Ou nestes mesmos HCs onde executivos de várias empresas negociam parcerias que muitas vezes nem vão para os carros na pista? Não sei, minha credencial e colete de imprensa não me permitiam esses locais que, dizem, sempre tem um belo rega-bofe.
Estaria o glamour nos camarotes, cheios de gente bonita e influente? Ou no paddock onde desfilam desde o cara da segurança até o presidente de uma multinacional, passando por pilotos e suas famílias e pessoal da mídia? Estaria o glamour com as belas moças que ostentam sombrinhas com a marca de seu contratante? Estaria na sala de imprensa onde muitos jornalistas/assessores combinam baladinhas e jantares? Não sei, sou fotógrafo, era uns dos primeiros a chegar no autódromo e um dos últimos a sair.
As fotos acima são de 2016, quando eu fotografava para um piloto do então Brasileiro de Turismo. A pista da cidade de Curvelo/MG nem estava 100% pronta mas recebeu a Stock Car e suas categorias de apoio. Percebemos que a chuva veio com gosto naquele dia.
A gente que fotografa, desce barranco e sobe barranco (de terra, de pedra, de mato, de grama) o dia todo, faça chuva ou sol, frio ou calor, sem comer direito, pois a sala de imprensa cheia de jornalistas está lá longe e quando estamos nela separando fotos para o assessor, já era o que tinha lá.
E andamos o dia todo atrás não só da melhor imagem daquela fração de segundo para o cliente, mas para ver o quanto a gente melhorou na volta anterior. Muito em comum com os pilotos na pista não? Melhorar a cada passagem. E digo: em fotografia a gente não pára de aprender e sabe que tem muito a se explorar a cada curva durante o dia trabalhado.
Abaixo uma fração de segundo das minhas preferidas daquela sexta-feira chuvosa em Curvelo.
Feita com uma Canon EOS 7D (emprestada), velocidade 1/80, ISO 200, abertura F18, lente Canon EF 75-300 (simplona de tudo) com um mínimo de edição de cor e contraste no Photoshop. Sem mais.
Breve volto com mais alguma experiência fotográfica (ou perrengue) em algum autódromo para contar a vocês.
Abraço e até lá!