A Strakka Racing, com sede em Silverstone, confirmou um acordo com a Ginetta-Zytek que fará a equipe competir na Le Mans Series nesta temporada com um chassi Ginetta-Zytek GZ09S LMP1. O acordo surgiu após um teste de pista muito bem-sucedido na Espanha no final de novembro e significa que a dupla de pilotos regulares de Strakka, Peter Hardman e Nick Leventis, subirá para o nível superior de carros esportivos e corridas de resistência.

A EDM Motorsport de Peter Hardman, formada no final de 2005, evoluiu para a Strakka Racing em 2007. Na última temporada, a Strakka Racing ganhou destaque como resultado de fortes corridas nas 24 Horas de Le Mans – em colaboração com a Vitaphone Racing – e em rodadas selecionadas de a Série Le Mans. Nos últimos quatro anos, Peter não apenas gerenciou e dirigiu a equipe, mas também orientou seu protegido Nick Leventis, transformando o relacionamento em uma forte parceria de condução que combina experiência e talento.
Strakka disputou o GT1 nas rodadas de Spa e Silverstone da Le Mans Series de 2008 com seu Aston Martin DBR9, mas a mudança para os protótipos não foi amplamente antecipada. ‘Nós sempre chegaríamos lá no final, isso é apenas um pouco antes do planejado originalmente’, sugere Peter Hardman. “Havia certos elementos associados à execução de outra temporada no GT1 que precisavam se unir, e essa perspectiva parecia cada vez mais improvável. Decidimos verificar outras opções e, embora os elementos necessários para o GT1 tenham se mostrado indescritíveis, eles se encaixaram perfeitamente em um projeto LMP1.’

‘De onde estávamos há quatro anos, este é um grande passo, e se alguém tivesse me perguntado se estaríamos correndo na LMP1 agora, eu teria rido deles!’ continua Hardman. ‘Mas já estávamos preparados para a Le Mans Series e as 24 Horas de Le Mans em 2009, e isso representa apenas uma mudança de carro. Do ponto de vista da equipe e da logística, faz pouca diferença. Seja qual for o nível em que operamos, minha filosofia é que devemos sempre buscar operar com os melhores padrões possíveis, para que eles permaneçam exatamente os mesmos – muito altos!’
Peter Hardman e Nick Leventis testaram o GZ09S em Valência em outubro e ficaram imediatamente impressionados. ‘Tendo começado a pensar em rodar um protótipo em 2009, nossos pensamentos iniciais estavam focados no LMP2, e conversamos com vários fabricantes, incluindo a Porsche’, admite Peter Hardman. ‘Como parte desse processo, convidei Ginetta-Zytek para se juntar a nós em Valência, onde já estávamos agendados para testar o Aston. Eles não tinham um carro LMP2 disponível, mas se ofereceram para trazer um chassi LMP1.’

Depois de apenas trinta voltas na pista, os pilotos do Strakka estavam convencidos. ‘Eu não podia acreditar como o Zytek era fácil de dirigir’, disse Nick Leventis. ‘Apesar de nunca ter sentado em um carro como aquele antes, eu estava no ritmo quase imediatamente e as primeiras impressões foram extremamente encorajadoras. Eu aprecio que seja um grande passo para mim pessoalmente, mas depois desse teste, e combinado com o apoio que prevemos de Ginetta-Zytek, estou saboreando o desafio pela frente. Este carro já demonstrou um enorme potencial e obviamente tem muito mais a oferecer.’
O acordo com a Ginetta-Zytek inclui um pacote de suporte abrangente e uma estreita ligação entre a equipe e a fábrica. ‘Podemos ser uma equipe relativamente nova’, concede Hardman, ‘mas já demonstramos que almejamos alto e temos o impulso e a determinação para o sucesso. Todos na Ginetta-Zytek foram entusiasmados e prestativos o tempo todo, e isso tornou esta decisão muito mais fácil de tomar.’

“Esta é uma oportunidade fantástica para mostrar a versão LMP1 do Ginetta-Zytek 09S”, disse o diretor de operações da Zytek Engineering, John Manchester. “Com o nosso novo motor de 4,5 litros, o carro demonstrou potencial para vencer corridas em Petit Le Mans no ano passado. Sentimos que temos um pacote extremamente forte, que a Strakka Racing poderá demonstrar na Europa. Agora estamos ansiosos para trabalhar com uma equipe altamente profissional e cumprir a grande promessa que temos pela frente nesta temporada.’

O único arrependimento de enfrentar Strakka é que eles não correrão com seu Aston Martin DBR9 em Le Mans em junho. “Faz exatamente cinquenta anos desde que a Aston Martin venceu pela primeira vez as 24 Horas”, explica Peter Hardman. ‘O carro que conquistou essa vitória é o mesmo DBR1 que Nick e eu ainda corremos em eventos clássicos. Estávamos ansiosos para rodar o DBR9 novamente em 2009 por esse motivo, então estou desapontado, mas vamos ser sinceros, o P1 é o auge do nosso esporte e estaremos competindo contra nomes como Peugeot, Audi e, talvez, Aston. os próprios Martins. Também não é impossível considerar que podemos vencer uma ou duas corridas, mesmo dentro desse tipo de empresa.’

A Strakka Racing está atualmente em discussão com um terceiro piloto profissional para a Le Mans Series e, enquanto se aguarda uma entrada confirmada, para as 24 Horas de Le Mans. Os detalhes devem ser anunciados na próxima quinzena, juntamente com a confirmação dos principais parceiros para o ano.
Motor
Configuração Zytek ZJ
458 90º V8
Localização Meio, montado longitudinalmente
Peso 119 quilos / 262,4 libras
Cabeça e bloco de alumínio para construção
Deslocamento 4.500 cc / 274,6 cu in
Valvetrain 4 válvulas / cilindro, DOHC
Alimentação de combustível Zytek EMS 4.5.2 Injeção de combustível
Aspiração Aspirada Naturalmente
Potência 635 cv / 474 kW
Torque 582 Nm / 429 pés-lbs
BHP/litro 141 bhp/litro
Transmissão
Câmbio Ricardo Paddle Operado 6 velocidades Semiautomático
Tração Tração traseira
Monocoque de fibra de carbono do chassi
Suspensão (fr/r) triângulos duplos, molas helicoidais acionadas por haste e amortecedores
Direção pinhão e cremalheira, assistida
Freios Discos ventilados de cerâmica de carbono, all-round
Dimensões
Peso 900 quilos / 1.984 libras
Comprimento / Largura / Altura 4.561 mm (179,6 pol.) / N/A / N/A
Distância entre eixos / Pista (fr/r) 2.815 mm (110,8 pol.) / 1.618 mm (63,7 pol.) / 1.556 mm (61,3 pol.)
Números de desempenho
Potência para pesar 0,71 cv/kg