Genesis não quer apenas correr em Le Mans em 2026. Ela tem como objetivo vencer

por Road and Track

O Genesis GMR-001 ainda nem é um carro de exibição em tamanho real. A marca de luxo da Hyundai revelou seus planos de corrida com um carro revelado no início de dezembro , mas o carro em questão era um modelo em meia escala. O chefe de corrida da Hyundai, Cyril Abiteboul, tem apenas cerca de 14 meses para encontrar uma maneira de ir da fabricação de carros modelo para a construção e corrida de um protótipo LMDh competitivo no Campeonato Mundial de Endurance.

De acordo com Fred Smith, da revista Road & track, é o projeto de corrida mais ambicioso na história de meio século da Hyundai Motor Company, o ápice de uma grande onda de investimento nas coisas com as quais os entusiastas de carros se importam. Há pouco mais de dez anos, a Hyundai não corria e a Genesis não existia como marca.

A última década viu a empresa coreana entrar no World Rally Championship , dominar o mundo dos compactos esportivos com seus produtos de desempenho da marca N e introduzir a Genesis, uma marca de luxo autônoma de linha completa. Todos esses projetos levaram aqui: a um esforço de fábrica da marca Genesis que lutará para dar ao Hyundai Motor Group seu primeiro troféu de corrida de automóveis de destaque.

Para que isso aconteça, o Hyundai Motor Group deve primeiro montar um programa. Seu primeiro desafio é autoimposto — um cronograma estreito para uma estreia em 2026, causado pela confirmação tardia dos planos de corrida da marca. A Genesis até tem um termo de marca para seus planos de entrar nos trilhos nesse cronograma apertado: “hipervelocidade”. O que isso significa na prática? Bem, para dar um exemplo: apenas três dias se passaram entre a proposta formal do programa de corrida do diretor criativo do Hyundai Motor Group, Luc Donckerwolke , e sua aprovação oficial.


Para Donckerwolke, levar o grupo Hyundai para o automobilismo tem sido um objetivo desde que ele apareceu para liderar a Genesis quando ela foi fundada em 2015. O sinal verde oficial para correr veio no início deste ano, mas ele começou a colocar esse sonho em ação em 2023, quando contratou o ex-chefe da Renault F1 (e estrela do Drive to Survive )Cyril Abiteboul para liderar a equipe WRC existente da Hyundai. Isso se transformou em uma promoção para presidente da Hyundai Motorsport, um título que torna Abiteboul responsável por tornar a equipe Genesis Magma Racing uma realidade.

Fazer o cronograma apertado requer alguns atalhos. O maior é o motor do GMR-001: um V-8 construído pela fusão de dois motores de rali de 4 cilindros da Hyundai. Isso reflete uma estratégia já usada pela BMW para construir seu motor, um V-8 turboalimentado feito de dois motores DTM fundidos. Porsche, Acura, Ferrari e Alpine também usam motores de hipercarros que têm raízes em outros motores de corrida, com esses carros construídos em projetos originários da Fórmula 2, IndyCar e carros de corrida esportivos. A Genesis está sozinha no desenvolvimento contínuo de um motor destinado ao rali.

genesis magma racing gmr 001 le mans racerGênese

Abiteboul diz que “tempo e capacidade de corrida” foram os dois objetivos que levaram a Genesis a escolher o novo V-8. Ele observa que modificar um design de rali existente permite que a equipe herde vantagens em “peso, eficiência energética, [e] capacidade de manutenção em caso de qualquer coisa acontecer durante a corrida” já projetadas na versão de quatro cilindros do motor. No entanto, a outra vantagem — tempo — pode ser a mais importante.

“O plano [da GMR] provavelmente deveria ter sido ter um V-6, e é algo a ser considerado no futuro, mas simplesmente não era possível no tempo que tínhamos disponível”, diz ele.

A próxima chave para fazer parte do grid de 2026 é a Oreca, parceira de chassis da marca. Duas outras marcas, Acura e Alpine, já optaram por usar o chassi LMDh da Oreca como o coração de seu carro. Como a Genesis é a terceira, a marca trabalhará no processo de desenvolvimento com um grupo que já fez tudo isso duas vezes. Um dos carros da Oreca, o ARX-06 da Acura , já é o vencedor das duas maiores corridas de resistência da América. Se o GMR-001 não for competitivo, seu parceiro de chassis não será o motivo.

O conjunto de regras LMDh permite que os fabricantes manipulem bastante o exterior de sua carroceria para se adequar à linguagem de design de sua marca. O modelo do GMR-001 mostrado no início deste mês, por exemplo, compartilha superfícies de para-lamas suaves com o carro-conceito X Grand Barchetta da marca. Donckerwolke diz que este design é um primeiro rascunho — e o estilo nunca virá antes das metas de desempenho.

genesis magma racing gmr 001 le mans racerGênese

“O desafio que dei aos designers foi basicamente dizer: ‘Vocês não vão comprometer o desempenho pelo estilo. O que quer que vocês façam, tem que nos dar uma vantagem ou vocês não fazem”, diz Donckerwolke. “Essa é exatamente a mesma tarefa que fazemos ao projetar qualquer carro. Obviamente, você tem que seguir em frente e dar um salto, mas ao mesmo tempo você tem que estar consciente para trabalhar dentro dos parâmetros viáveis. Para mim, um bom design é aquele que fica ainda melhor enquanto encontra soluções para esses problemas.”

Quase todos os fabricantes de carros esportivos de corrida, incluindo Porsche e Ferrari, optaram por trabalhar com uma equipe parceira para operar seus protótipos apoiados pela fábrica. Este não é o caminho que a Genesis está tomando. Abiteboul e Donckerwolke optaram por construir a Genesis Magma Racing como uma verdadeira equipe de fábrica independente, que correrá os carros no Campeonato Mundial de Endurance da FIA sem o apoio direto de nenhuma outra equipe. É um modelo de negócios usado apenas por uma marca que venceu uma corrida em 2023 ou 2024: a Toyota, que operou sua equipe Gazoo Racing no nível mais alto de corrida de protótipos continuamente por mais de uma década.

De todos os desafios que Abiteboul escolheu para a Genesis, este é o maior. Seis marcas fizeram um carro de corrida LMDh desde o início da temporada de 2023, embora nenhuma em um cronograma tão apertado quanto o que a Genesis deu a si mesma. Todas as seis equipes optaram por fazê-lo com a ajuda de uma ou mais equipes parceiras de fábrica — todos os programas que anteriormente correram com um carro IMSA DPi ou FIA WEC LMP2. Isso significa que todas as seis equipes sabiam o que esperar quando seus carros chegaram à pista pela primeira vez para testes. A Genesis não terá esse luxo.

membros fundadores da genesis magma racing e o modelo gmr 001Gênese

Essa experiência terá que vir de indivíduos. Um deles será Jacky Ickx, o seis vezes vencedor de Le Mans que se juntou à Genesis como embaixador da marca em fevereiro de 2024. Ele agora atua como consultor do projeto GMR e enfatizou a importância de encontrar as pessoas certas em todos os níveis para formar uma equipe de corrida competitiva.

“Corrida é sobre, frequentemente, egoísmo e individualidade. Você tem que ser egocêntrico, mas o aspecto humano é a outra parte disso. A técnica, o design, tudo. Sem as pessoas por trás tendo o mesmo objetivo, você não está em lugar nenhum”, diz Ickx. “Quando você começa uma corrida, você pode já ter um carro vencedor. Ele é feito por pessoas que você nunca vê, exceto talvez Cyril [Abiteboul]. Noventa por cento do trabalho é feito antes do início. É por isso que o aspecto humano é tão importante. Você tem 120, 400, qualquer que seja o número, cada um deles tem um papel importante a desempenhar na equipe.”

O processo de encontrar essas pessoas já começou. Os primeiros a assinar são Pipo Derani e Andre Lotterer, os dois primeiros pilotos de fábrica na história da marca Genesis. Derani é bicampeão da IMSA pela Cadillac; Lotterer é tricampeão de Le Mans pela Porsche e Audi. Crucialmente, cada um estava envolvido no desenvolvimento dos carros LMDh-spec vencedores do campeonato de seus respectivos antigos empregadores. Agora, eles serão os únicos a dizer à Genesis Magma Racing o que é certo e errado sobre o GMR-001 quando ele chegar à pista pela primeira vez em meados de 2025.

Junto com os dois pilotos fretados, a Genesis planeja construir sua equipe de fábrica correndo com um carro LMP2 “Trajectory Program” em aliança com a equipe IDEC Sport da European Le Mans Series. Entre os talentos em desenvolvimento no carro que podem eventualmente ser transferidos para a Genesis Magma Racing estão dois profissionais estabelecidos, Logan Sargeant e Jamie Chadwick.

genesis magma racing gmr 001 le mans racerGênese

Ambas já são contratações de alto nível, mesmo que ainda não tenham se juntado ao esquadrão Genesis. Sargeant é o mais recente piloto americano de F1 ; Chadwick é a primeira mulher a vencer uma corrida da série de alimentação da IndyCar desde 2010. Como todos os outros no Programa Trajectory, as duas pilotos passarão 2025 se preparando para uma chance de se juntar à Genesis no Campeonato Mundial de Endurance.

“Tivemos uma discussão com Cyril”, diz Donkerwolke. “Olhando para um cronograma apertado, [consideramos se] correr com um LMP2 no ano que vem seria um esforço financeiro e humano que nos distrairia de 2026.”

“Estamos trazendo pessoas talentosas e motivadas de todo o mundo para construir esta equipe, esta equipe tem que ser cimentada. Eles têm que crescer juntos. É por isso que estamos fazendo o esforço de correr na LMP2 no ano que vem. Estamos estressando a equipe em tempo real, para trazer essas pessoas para trabalharem juntas e estarem prontas para 2026.”

Em mais de um século de corridas de 24 Horas de Le Mans, apenas três fabricantes de fora da Europa venceram o evento: Ford, Mazda e Toyota. Nenhum conseguiu o feito antes de 1966, e nenhum da Ásia o fez até 1991. Entre os três, os fabricantes de fora da Europa venceram apenas 10 das 92 corridas realizadas. (Para contextualizar, a Porsche sozinha venceu 19.)

Essas são as probabilidades enfrentadas pelos fabricantes do Japão e da América, dois países com indústrias automobilísticas centenárias e fortes culturas regionais de corrida. A Coreia do Sul, o país de origem do grupo Hyundai, não tem nenhuma das duas. O Pony, o primeiro carro desenvolvido na Coreia e o primeiro carro coreano exportado para outros mercados , não existia até meados da década de 1970, e a nação tem uma cultura de corrida doméstica bastante pequena. Não deve ser surpresa que a Genesis seja a primeira marca da Coreia a tentar começar as 24 Horas de Le Mans .

luc donckerwolke esboça o logotipo do genesis magma racingGêneseLuc Donckerwolke esboça o logotipo da Genesis Magma Racing

Mas Donckerwolke não está contente apenas em começar. Ele quer vencer a corrida — e se Genesis atingir esse objetivo, ele acha que pode ser um momento transformador.

“Vencer Le Mans é algo como escalar o Kilimanjaro. Quando você escala o Kilimanjaro, é algo que transforma sua vida. Vencer Le Mans vai transformar a empresa, vai mudar as pessoas e a imagem da Genesis.”

Se o GMR-001 realmente vencerá as 24 Horas de Le Mans é uma questão para outro dia. A questão agora é mais imediata: como esse programa pode realmente se concretizar em tão pouco tempo? A liderança da Genesis tem que construir um carro e montar uma equipe a tempo para o início da temporada de corridas de 2026. Donckerwolke sabe que o momento de urgência chegou, e ele sabe que a marca tem que entregar.

“Temos que viver com as consequências agora. O ponto sem retorno foi há dois meses. Agora, temos que entregar.”

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