Genesis lança oficialmente o programa LMDh

por Racer

A fabricante automotiva sul-coreana Genesis lançou totalmente seu programa de protótipos de carros esportivos de primeira linha esta noite com uma apresentação em grande escala em Dubai.

No evento, a marca revelou o nome da equipe (Genesis Magma Racing), seu novo carro (GMR-001), seus dois primeiros pilotos (Andre Lotterer e Pipo Derani) e delineou seus planos para competir no Campeonato Mundial de Endurance da FIA e no Campeonato IMSA WeatherTech SportsCar nos próximos anos.

O GMR-001, cujas renderizações foram mostradas pela primeira vez durante o anúncio, é um protótipo LMDh-spec baseado em um chassi ORECA. Ele competirá no FIA WEC primeiro em 2026, antes de se juntar à classe GTP da IMSA com dois carros e uma equipe parceira a ser anunciada em 2027. Os testes de pista começarão no próximo verão.

Em linha com os outros chassis LMDh produzidos nos últimos anos, sua carroceria apresenta detalhes de estilo importantes da linha de carros de rua da marca, incluindo a “iluminação Two Lines” exclusiva da Genesis na frente e atrás, uma “linha parabólica ampla” nas laterais e vários acenos adicionais aos seus carros-conceito de carro de rua Magma, que também estavam em exibição no lançamento.

Segundo Stephen Kilbey para a revista Racer, o conceito de design do carro foi produzido pela Genesis Design Europe sob a liderança de Luc Donckerwolke, diretor de criação da marca.

“Esta entrada no automobilismo é uma evolução natural para a Genesis”, disse Donckerwolke. “À medida que buscamos expandir os limites da nossa marca, o automobilismo nos permite trazer o espírito de hipervelocidade — que impulsiona como criamos e inovamos — de uma forma que se alinha perfeitamente com nossos valores essenciais: audacioso, progressivo e distintamente coreano.

“O GMR-001 Hypercar e nossos modelos Magma representam uma fusão das ambições de desempenho da Genesis com nosso DNA orientado ao design. Do laranja intenso do Magma, simbolizando a paixão e a energia coreanas, à engenharia de precisão por trás de cada componente, estamos entrando em um novo capítulo onde a velocidade encontra a elegância.”

Para este novo empreendimento, a equipe Genesis será apoiada pela Hyundai Motorsport, com Cyril Abiteboul atuando como diretor de equipe da Genesis Magma Racing, além de suas funções como diretor e presidente da equipe Hyundai Motorsport.

“O lançamento oficial da Genesis Magma Racing é uma ocasião importante”, disse Abiteboul. “Como a espinha dorsal das atividades globais de automobilismo do Hyundai Motor Group, a Hyundai Motorsport desempenhará um papel vital neste último programa ambicioso. Estamos elevando nossa expertise em corridas de circuito a um nível totalmente novo enquanto nos preparamos para competir em algumas das séries mais desafiadoras do mundo.”

Quanto aos pilotos, dois foram revelados e estão disponíveis. O ex-ás da fábrica da Cadillac, Derani, e o ex-piloto do Porsche Penske Motorsport Hypercar, Lotterer, foram contratados e trazem uma riqueza de experiência em protótipos de primeira classe para a equipe. Eles assumirão tarefas de teste e desenvolvimento antes de correr com o GMR-001 em 2026.

“Estou extremamente feliz e grato por me juntar à marca Genesis em sua entrada nas corridas de resistência”, disse Lotterer, que terá a chance de ganhar um terceiro título de pilotos do WEC com um terceiro fabricante (depois de Audi e Porsche) quando este novo capítulo com a Genesis começar.

“Após vencer o campeonato de pilotos FIA Hypercar World Endurance este ano, esta oportunidade é a escolha perfeita para eu canalizar meu trabalho, experiência, paixão e motivação em um novo projeto com uma equipe de indivíduos altamente ambiciosos. Estou animado para começar a trabalhar neste projeto e construir um futuro de sucesso desde o início.”

O bicampeão da IMSA Derani acrescentou: “A ambição por trás do projeto de corrida de resistência da Genesis e o histórico dos envolvidos foi uma oportunidade que não pude recusar. Como piloto, estar envolvido em um projeto desde o início é altamente recompensador.

“Estou ansioso para trazer minha experiência de desenvolvimento de carros e ganhar títulos para a equipe. Dada a competitividade da LMDh, será um grande desafio, mas acredito que todos os ingredientes necessários estão aqui para tornar essa jornada de resistência bem-sucedida.”

Antes de a Genesis Magma Racing competir no FIA WEC pela primeira vez, ela passará a temporada de 2025 competindo na classe LMP2 da European Le Mans Series com a equipe parceira IDEC Sport. Esta colaboração permitirá que os membros da equipe da Genesis se atualizem com as regras de corrida da ACO antes de entrarem no campeonato mundial.

O ORECA 07 que a Genesis operará com a IDEC será pilotado pelo ex-piloto de F1 Logan Sargeant, pelo ex-campeão britânico de GT4 e W Series Jamie Chadwick e pelo francês de 19 anos Mathys Jaubert.

Como esperado, a Genesis Magma Racing confirmou que executará seu programa de resistência em uma base no sul da França, no Circuito Paul Ricard, próximo ao ORECA e ao IDEC.

You may also like