Após a revelação do novo GEN3 Evo em Mônaco na semana passada, a Fórmula E conversou com Xavier Mestelan Pinon, Diretor Técnico e de Segurança da FIA, para entender todos os novos e emocionantes desenvolvimentos deste monoposto especial.
Quais são as maiores mudanças técnicas?
Para o GEN3 Evo, temos três mudanças principais. Primeiro, o trabalho da carroceria. Para melhorar o design, tivemos que ter um novo design, mas também é muito importante para nós melhorar o arrasto do carro. Arrasto significa eficiência. Este é o primeiro tópico principal.
O segundo são os pneus. Desenvolvemos com a Hankook um novo pneu com melhor aderência para melhorar o desempenho. Melhoramos o grid em seis a sete por cento, então é um grande.
Por último, há a capacidade de usar o eixo dianteiro na tração e no acelerador. Isso significa que o carro será um carro com tração integral, especialmente durante os Duelos de Qualificação no MODO ATAQUE, mas também durante as largadas.
O que a tração nas quatro rodas significa para os motoristas?
Será um pouco mais fácil para eles controlarem o acelerador após os MODOS DE ATAQUE. Sei que para os engenheiros, será um novo desafio para eles. O carro será mais rápido em linha reta por causa da saída, então a frenagem também será mais desafiadora para o piloto por causa da alta velocidade. Tenho certeza de que o show será melhor por causa dessas mudanças individuais.
Que mudanças aerodinâmicas foram feitas?
Quando você vê o carro, você consegue vê-lo. Para resumir, nós modificamos toda a parte frontal e superior traseira dos carros também. Novamente, o objetivo claro aqui é reduzir o arrasto. Como fã de automobilismo, eu adoro o novo design. rótulo.galeria.prevSliderótulo.galeria.próximo slide
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Quão complexo é o carro por baixo da carroceria?
Para nós, é apenas algo que precisamos cuidar, além de todas as outras especificações técnicas. Quando você define um novo produto técnico, precisa saber qual é o alvo em termos de peso ou em termos de estresse. Então, isso é apenas algo que você precisa levar em consideração também, além de todas as outras partes.
O que cada fornecedor contribui para o GEN3 Evo?
Então, em relação ao trabalhador da carroceria, trabalhamos com a Spark. Em pneus, desenvolvemos o novo pneu com nosso fornecedor atual Hankook, e melhoramos enormemente a quantidade de matéria-prima reciclada em 10%. Então, essa é uma boa melhoria!
Em relação à capacidade de tração integral, isso é algo que também gerenciamos com o Spark. É o mesmo hardware para o trem de força dianteiro, mudamos apenas o software.
A transferência de tecnologia das pistas de corrida para as estradas – quão importante isso é para a FIA?
Neste ponto, que é claramente muito importante, é oferecer aos fabricantes e equipes a possibilidade de usar a Fórmula E como a melhor vitrine e desenvolver sua imagem e tecnologia.
LR: Marek Nawarecki (Diretor Esportivo do Circuito da FIA), Bruno Correia (Piloto de Testes da Fórmula E), Xavier Mestelan Pinon (Diretor Técnico e de Segurança da FIA) e Jeff Dodds (CEO da Fórmula E) na Change. Acelerado. Ao Vivo
Quão importante é o relacionamento e a parceria entre a Fórmula E e a FIA?
Quando lançamos a Fórmula E há 10 anos, foi claramente um desafio enorme. Um desafio enorme para o promotor, mas para nós também como FIA. Porque mesmo que seja automobilismo, era algo mais do que o automobilismo usual. Então, tudo tem que ser redesenhado para esse tipo de série. Muito bom, muito interessante e muito desafiador.
Quão orgulhoso você está de estar envolvido nesses projetos?
Estou liderando um grande grupo porque, como Oficial Técnico e de Segurança, estou gerenciando muitas séries. Mas, claro, coloco um grande foco na Fórmula E porque esta é claramente para nós, uma das maiores séries para a FIA, mas tenho uma equipe dedicada trabalhando no lado eletrônico, lado do chassi, lado do motor.