
Os industriais alemães Günther e Fritz Gebhardt eram entusiastas de corrida, com Günther até mesmo vencendo o Campeonato Alemão SuperVee.
Em 1983, os dois irmãos decidiram entrar no automobilismo sério e entrar na classe Grupo C2 do Campeonato Mundial de Carros Esportivos com um carro de sua própria construção. O primeiro Gebhardt usou um design que foi escrito por Gunther Gebhardt e Bill Harris, que formaria a base para todos os carros construídos pela equipe alemã durante a década de 1980.
O último carro a usar esse design foi o JC873, que estreou no outono de 1987. Como os Gebhardts anteriores, ele foi construído em torno de um chassi monocoque de alumínio com suspensão de duplo braço triangular nos quatro cantos. A carroceria instalada também era um derivado do design original de 1983 com um nariz arredondado e uma asa traseira baixa.

O que tornou o JC873 diferente de seus antecessores foi o uso de um motor Audi de cinco cilindros ajustado por Weigel, mais comumente usado em carros de rali. Embora tenha entrado para várias rodadas Interserie durante o verão de 1987, o JC873 estreou no Spa 1000 km de 1987, onde foi pilotado por Günther Gebhardt, Walter Lechner e Ernst Franzmaier. Começando em 22º, uma falha no escapamento fez o carro se aposentar mais cedo. Ele não foi pilotado novamente em 1987, mas viu ação regular em 1988. Ele foi conduzido para vitórias de classe nas séries Interserie e Supercup por Hellmut Mundas e Rudi Seher, respectivamente.

Na metade da temporada de 1989, ele foi completamente atualizado com uma carroceria totalmente nova. Era mais angular do que o design familiar de Gebhardt e também apresentava uma asa traseira mais abrangente e alta. Junto com as mudanças, o carro foi rebatizado de 88 C2, embora o chassi permanecesse o mesmo. Mundas estava de volta ao volante e com o Gebhardt revisado, ele venceu sua classe na corrida Interserie em Wunstorf.
No início de 1990, o carro foi enviado para os Estados Unidos, onde correu com as lendárias cores MOMO. Ele fez aparições nas 24 Horas de Daytona, onde não conseguiu fazer a largada, e no GP de Miami, onde Costas Los e Almo Coppelli terminaram em 11º.
De volta à Europa, ele correu na Interserie novamente por Copelli, Gebhardt e Mundas até o final da temporada de 1991. Naquela época, ele havia sido substituído pelo Gebhardt C901, que foi construído em torno de um monocoque composto de fibra de carbono.

Motor | |
Configuração | Audi Straight 5 |
Localização | No meio, montado longitudinalmente |
Construção | bloco e cabeça de liga de alumínio |
Deslocamento | 2.110 cc / 128,8 pol. |
Furo / Curso | 79,5 mm (3,1 pol.) / 85,0 mm (3,3 pol.) |
Compressão | 7,5:1 |
Trem de válvula | 2 válvulas / cilindro, SOHC |
Alimentação de combustível | Injeção de combustível Bosch |
Ignição | Faísca Gêmea |
Lubrificação | Cárter seco |
Alimentação | KKK Turbo |
Potencia | 560 cv / 418 kW a 7.800 rpm |
Torque | 569 Nm / 420 pés lbs |
BHP/Litro | 265 cv/litro |
Transmissão | |
Chassis | monocoque de alumínio com motor semi-tensionado |
Suspensão dianteira | braços duplos, molas helicoidais sobre amortecedores, barra estabilizadora |
Suspensão traseira | braços duplos, molas helicoidais acionadas por balancim sobre amortecedores, barra estabilizadora |
Direção | cremalheira e pinhão |
Freios (fr/r) | Discos ventilados AP Racing, 330 mm (13 pol.) |
Câmbio | Manual Hewland FGB 5 velocidades |
Tração | Tração traseira |
Dimensões | |
Peso | 770 quilos / 1.698 libras |
Comprimento / Largura / Altura | 4.500 mm (177,2 pol.) / 1.950 mm (76,8 pol.) / N/D |
Distância entre eixos / Trilha (fr/r) | 2.545 mm (100,2 pol.) / 1.475 mm (58,1 pol.) / 1.563 mm (61,5 pol.) |
Tanque de combustível | 100 litros (26,4 galões EUA / 22 galões imperiais) |
Rodas (fr/r) | 11 x 16 / 15 x 16 |
Números de desempenho | |
Potência | 0,73 cv/kg |