Futuros veículos elétricos Stellantis podem flexionar 800 V em supercarregadores de 400 V

por Green Car Reports

Por Stephen Edelstein

A Stellantis está trabalhando em hardware para aumentar a produção de carregadores rápidos CC de baixa potência para veículos elétricos que podem lidar com essa energia extra, mantendo o peso e a complexidade adicionais no mínimo.

Entre as linhas, embora a patente não faça menção à Tesla, ela pode fazer uma grande diferença no carregamento no mundo real. A ideia pode permitir que EVs de 800 volts — EVs grandes como o próximo Ram 1500 REV — carreguem a uma taxa mais alta quando conectados a conectores de carga rápida de menos de 800 volts, como a grande maioria daqueles na rede Tesla Supercharger .Pular anúncio

A Stellantis confirmou planos para adotar a porta de carregamento baseada na Tesla , também chamada de NACS e agora parte de um padrão chamado SAE J3400, em fevereiro.

Adaptador Rivian NACS
Adaptador Rivian NACS

Este sistema de reforço proposto é descrito pela montadora em um pedido de patente publicado pelo Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos (USPTO) em 31 de outubro de 2024, mas originalmente protocolado em 25 de abril de 2023. Nele, a Stellantis diz que o sistema foi projetado para aproveitar ao máximo as capacidades de carregamento das arquiteturas elétricas de veículos de 800 volts, mesmo ao carregar em estações de carregamento rápido de 400 volts CC.

Imagem de patente do sistema de reforço de carregamento rápido Stellantis DC
Imagem de patente do sistema de reforço de carregamento rápido Stellantis DC

Embora existam módulos de reforço DC dedicados, eles adicionam custo e peso significativos, e podem ser difíceis de embalar, diz a Stellantis no documento. Como alternativa, a montadora propõe usar uma série de interruptores de relé para aumentar a voltagem. Esses interruptores, junto com um pequeno capacitor DC, seriam os únicos componentes adicionais necessários, de acordo com a Stellantis, que acrescentou que tal hardware poderia ser aplicado a híbridos plug-in, bem como EVs.

Ao carregar em uma estação de menor potência, os interruptores de relé permitiriam que a corrente fluísse através do inversor do veículo e de um motor elétrico durante o carregamento, com esses componentes gerando duas correntes de fase CA que poderiam ser convertidas em uma terceira corrente CC de maior potência, que seria então alimentada na bateria.

Imagem de patente do sistema de reforço de carregamento rápido Stellantis DC
Imagem de patente do sistema de reforço de carregamento rápido Stellantis DC

O recurso pode não ser imediatamente relevante para muitos modelos. A Stellantis está mantendo uma arquitetura de 400 volts para a maioria dos EVs de curto prazo construídos em sua estratégia de plataforma STLA definida para sustentar o Dodge Charger Daytona 2024 e o Jeep Wagoneer S 2024. Mas ela confirmou que esses grandes Ram EVs carregarão a 800 volts.

Agilizar o hardware de carregamento tem sido um foco importante para a Stellantis. Em 2023, a montadora discutiu planos para abandonar completamente os carregadores e inversores de bordo  em uma tentativa de simplificar os futuros EVs.

Fonte: Green Car Reports

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