Com o carregamento de megawatts lento para aumentar, a General Motors parece ter uma solução alternativa para acelerar o carregamento de veículos comerciais elétricos.
Isso é discutido em um pedido de patente publicado pelo United States Patent and Trademark Office (USPTO) em 26 de novembro de 2024, embora tenha sido originalmente arquivado pela GM cerca de dois anos antes. No documento, a GM observa que veículos elétricos de médio e grande porte exigem grandes conjuntos de baterias que podem levar muito tempo para carregar usando métodos convencionais.
Imagem de patente do sistema de carregamento multiportas da General Motors
SEgundo Stephen Edelstein, da Green Car Reports, a solução proposta pela GM envolve equipar veículos com múltiplas portas de carga e dividir os pacotes em “subpacotes” menores que podem ser conectados em paralelo. Isso permite que subpacotes individuais sejam carregados de uma única porta de carga ou de ambas as portas simultaneamente, em vez de carregar o pacote inteiro por uma única porta.
Esta solução é voltada para veículos maiores que exigiriam volumes maiores do que um carro de passeio comum (não se deixe enganar pelo carro de passeio usado no exemplo do processo acima), mas a inclusão de veículos de médio porte pela GM não deixaria de fora o GMC Hummer EV ou as maiores picapes elétricas da GMC e da Chevrolet , que se enquadram nessa categoria com base no peso.
Imagem de patente do sistema de carregamento multiportas da General Motors
O carregamento de megawatts foi anunciado há vários anos como uma solução de carregamento para grandes caminhões elétricos , mas tem sido lento para ser implementado, em parte por causa das realidades elétricas no local. A Tesla confirmou o carregamento de megawatts para o Cybertruck e Semi, mas sua tecnologia Supercharger V4 ainda não chegou de verdade .
Já estamos vendo uma série de soluções diferentes para acelerar o carregamento com base no que está disponível atualmente no nível do conector. O GMC Hummer EV usa essencialmente baterias de 400 volts conectadas em paralelo na maior parte do tempo, embora com apenas uma porta de carga. Enquanto isso, a Porsche divide sua bateria Macan de 800 volts em dois pacotes virtuais de 400 volts para aumentar a velocidade de carregamento.