De acordo com o jornalista Russell Atkins, a nova colaboração foi anunciada no mês passado e significa que Frey, a fiel companheira das Iron Dames, Michelle Gatting, e a novata na série Célia Martin – que competiu pela equipe na Michelin Le Mans Cup este ano – entrarão na pista em um Porsche 911 GT3 R preparado pela Manthey em 2025, enquanto tentam escrever o próximo capítulo de uma história compartilhada de sucesso.
Reconhecida por sua engenharia de precisão, a Manthey traz uma experiência inestimável para as Dames, que terminaram em segundo lugar na classificação do FIA WEC ao volante de um Porsche 911 RSR-19 na temporada final da era LMGTE Am em 2023, alcançando uma vitória histórica no Bahrein ao longo do caminho.
Com base nessa fórmula vencedora, a parceria não apenas abre uma nova página com o icônico fabricante alemão, mas também ressalta o comprometimento do projeto pioneiro em estabelecer novos padrões de excelência no automobilismo liderado por mulheres e criar um legado no cenário das corridas de resistência.
“Estou emocionada por continuar com as Iron Dames em 2025 com a Manthey”, entusiasmou-se a estrela suíça Frey. “A enorme experiência delas nos levará ao próximo nível e será ótimo pilotar o Porsche #85 novamente no FIA WEC. Já começamos a trabalhar juntas e é ótimo. Também dou as boas-vindas à Célia [Martin] em nossa escalação. Estou animada para ver que passo ela pode dar. Vamos começar!”
“Estou super feliz por estar de volta ao FIA WEC no ano que vem e por competir na minha sétima 24 Horas de Le Mans”, acrescentou o companheiro de equipe Gatting – como Frey, membro das Iron Dames desde 2020. “Além disso, estaremos de volta com a Porsche, sem dúvida, na equipe mais conhecida e respeitada do paddock – a Manthey.
“É um grande passo para a iniciativa Iron Dames, e mal posso esperar para ver o que podemos fazer. Indo com Rahel para nossa sétima temporada juntos, espero que possamos alcançar alguns grandes resultados. Com Célia se juntando como nossa nova piloto com classificação Bronze, não tenho dúvidas de que ela se sairá muito bem. Tentaremos prepará-la o máximo possível durante o inverno na Asian Le Mans Series.”
Gatting foi recentemente elevada ao status de piloto oficial da Porsche – marcando um grande impulso em sua carreira profissional. Há, similarmente, uma nova aliança de longo alcance entre a Porsche Motorsport e as Iron Dames, destacada pelo lema, ‘Porsche X Iron Dames: Because Every Dream Matters’, com o objetivo de liderar a carga por um mundo de corrida mais inclusivo.
Há planos em andamento para que o programa seja intimamente ligado à pirâmide de desenvolvimento júnior da Porsche, com o objetivo de abrir novas portas para a participação feminina, estabelecendo oportunidades para que as mulheres prosperem em um ambiente percebido como dominado pelos homens e abrindo caminho do kart até o auge do esporte.
“É uma honra unir forças com uma marca tão renomada como a Porsche Motorsport, que compartilha o mesmo objetivo de deixar um legado duradouro no automobilismo enquanto impulsiona o progresso”, comentou a fundadora da Iron Dames, Deborah Mayer. “O projeto Iron Dames sempre foi enraizado no poder dos sonhos de superar barreiras. Nossa jornada não é apenas sobre competir no mais alto nível, mas também sobre provar que o mundo das corridas tem um lugar para todos com paixão e determinação.
“Juntas, pretendemos estabelecer novos padrões, empoderar mulheres em corridas de resistência, apoiar futuras pilotos femininas, mudar percepções e inspirar a próxima geração. ‘Porsche X Iron Dames’ fornece mais do que apenas um novo ímpeto para mulheres no automobilismo, ele envia uma declaração poderosa de que todo sonho vale a pena perseguir, não importa quão ambicioso seja. Estou ansiosa para ver Célia, Michelle, Rahel e Sarah [Bovy] correndo carros Porsche em todo o mundo novamente e para ver o movimento ‘Every Dream Matters’ florescer com elas.”
“A Porsche representa uma cultura de oportunidades iguais e diversidade”, acrescentou o vice-presidente da Porsche Motorsport, Thomas Laudenbach. “Acreditamos firmemente que equipes diversas são mais bem-sucedidas. Incentivar as mulheres a se envolverem no automobilismo e, então, apoiá-las na competição é algo que valorizamos muito.
“Como nossas equipes de clientes já celebraram o sucesso com as Iron Dames, agora estamos dando o próximo passo lógico. Estamos muito confiantes de que a colaboração produzirá resultados excelentes e que podemos sustentar nossa contribuição para a promoção de mulheres e meninas no automobilismo com vitórias e pódios.”
Fonte: WEC News