Fortescue Zero fornecerá carregadores Pit Boost para Fórmula E

por Racer
Foto: Andrew Ferraro

A Fortescue Zero foi anunciada como fornecedora oficial de pitboost para o Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA.

O anúncio vem após o lançamento bem-sucedido da tecnologia – por meio da qual uma recarga de 10 por cento de energia utilizável é adicionada por meio de uma carga rápida de 600 kW em um pit stop de 30 segundos – no Jeddah E-Prix no mês passado. O booster portátil foi projetado para fornecer dois boosts de bateria por corrida e usa armazenamento de energia a bordo, portanto, não é limitado pela conexão da rede elétrica local como os carregadores padrão fornecidos pela ABB.

“O desenvolvimento e a integração bem-sucedidos da tecnologia Pit Boost da Fortescue Zero não foram apenas uma mudança positiva para os jogadores nas corridas que nossos fãs podem esperar, mas é um dos maiores novos recursos introduzidos no automobilismo mundial na memória recente”, disse o CEO da Fórmula E, Jeff Dodds. “Não só está trazendo uma enorme nova emoção para nossas pistas de corrida, mas permite que a série e os parceiros comerciais sejam pioneiros em tecnologia de ponta que é diretamente relevante para usuários de veículos elétricos de estrada.

“Esta nova tecnologia terá enormes benefícios no mundo real e contribuirá tangivelmente para nossa missão abrangente de acelerar o desenvolvimento e a adoção de veículos elétricos em todo o mundo.”

Segundo Dominik Wilde, da revista Racer, os boosters são complementados pelo software de inteligência de bateria da Fortescue Zero, o Elysia, que otimiza a velocidade e também a duração da bateria.

Embora diferente das aplicações de carregamento de carros de rua atualmente disponíveis, a tecnologia já encontrou seu caminho em aplicações do mundo real, como a solução de 6 MW da Fortescue Zero, desenvolvida para equipamentos pesados ​​de mineração.

“A Fortescue Zero expande os limites do que as baterias, sua infraestrutura e sistemas de inteligência podem fazer de forma segura, testada e inovadora”, disse a CEO da Fortescue Zero, Ellie Coates. “A tecnologia de impulso ultrarrápido usada no Pit Boost não apenas leva o automobilismo a um novo nível, mas também tem um efeito de fluxo para as questões práticas do mundo real, incluindo aplicações em veículos elétricos de estrada e na indústria pesada.”

Depois de Jeddah, o Pit Boost também participará de uma corrida nos dois finais de semana restantes em Mônaco, Tóquio, Xangai, Berlim e Londres.

You may also like