
O fornecedor de baterias SK On recentemente atualizou sua pesquisa sobre baterias de estado sólido para veículos elétricos, alegando “avanços” que podem deixar essas baterias mais próximas da prontidão para produção.
Em um comunicado à imprensa, a SK On disse que está desenvolvendo dois tipos de baterias de estado sólido: uma com um eletrólito à base de sulfeto e uma com um eletrólito à base de óxido , e protótipos comerciais são esperados para 2027 e 2029, respectivamente. A empresa pretende concluir uma planta piloto de baterias de estado sólido em seu centro de pesquisa em Daejeon, Coreia do Sul, ainda este ano.
Segundo Stephen Edelstein, da Green Car Reports, este cronograma será possível em parte pelos avanços acima mencionados, que a SK On alega que permitirão um ciclo de vida mais longo para baterias de estado sólido em um futuro próximo. Eles vêm de estudos separados sobre métodos para melhorar a robustez de ambas as químicas de estado sólido que planeja comercializar.
BlueOvalSK Battery Park – renderização, setembro de 2021
Em um estudo, a SK On afirma ter obtido resultados encorajadores com a sinterização fotônica de materiais eletrolíticos à base de óxido, um processo que a empresa diz que poderia resolver a fragilidade do material produzido usando métodos atuais, ao mesmo tempo em que potencialmente reduzia custos. Os testes foram feitos com uma célula de bateria híbrida de estado sólido que usava um eletrólito de gel, mas a SK On parece acreditar que os resultados se estendem a todas as baterias de estado sólido.
Os pesquisadores também testaram cátodos de óxido em camadas rico em lítio e manganês (LMRO) para baterias de estado sólido baseadas em sulfeto. Com um revestimento especial aplicado para evitar a oxidação do eletrólito de sulfeto, a SK On afirma ter alcançado um ciclo de vida satisfatório para essas células.
BlueOvalSK Battery Park – renderização, setembro de 2021
Não é incomum que startups exaltem suas conquistas em nome da sobrevivência, mas a SK On é uma grande e estabelecida fabricante de baterias que é geralmente mais conservadora. Então, uma declaração de avanços dessa empresa — que tem clientes automotivos como Ford , Ferrari e Hyundai — é um grande negócio.
A corrida para desenvolver baterias de estado sólido comercialmente viáveis atraiu um campo de concorrentes que vão desde startups e empresas estabelecidas como a SK On até as próprias montadoras. Tanto a Honda quanto a Toyota estão planejando produzir baterias de estado sólido internamente, embora provavelmente em pequena escala, até o final da década. Outras montadoras, como Stellantis e Volkswagen, estão se aliando a startups para ter acesso à tecnologia.