
A 11ª temporada do Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA começa em São Paulo, Brasil, no sábado, 7 de dezembro de 2024, marcando a primeira vez que a cidade sediará a abertura da temporada. As rivalidades e a intensa ação de corrida da 10ª temporada serão reacendidas depois que a temporada mais competitiva da história da série foi decidida na corrida final da temporada.
Depois de uma emocionante décima temporada, a Fórmula E está de volta para a 11ª temporada. Desta vez, o campeonato estreia na cidade favorita dos fãs, São Paulo, Brasil – lar das lendas do automobilismo Aytron Senna e Emerson Fittipaldi – para o próximo capítulo do Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA diante de uma base de fãs apaixonados pelo automobilismo.
O atual campeão mundial de pilotos, Pascal Wehrlein, e os atuais campeões mundiais de equipes, Mitch Evans e Nick Cassidy, da Jaguar TCS Racing, estarão competindo para começar a temporada em alta. Com oito vencedores de corridas diferentes em apenas 16 rodadas, a 10ª temporada é uma evidência de que, na Fórmula E, cada ponto conta.
Pascal Werlin, nº 1 da equipe de Fórmula A da Tag Heuer Porsche, disse:
“Nossos objetivos são claros: queremos defender o campeonato mundial de pilotos. No entanto, há também os títulos de equipe e de fabricantes. Todos os três são importantes para nós. Os testes com os novos carros GEN3 Evo correram bem. Pessoalmente, também gosto muito da nossa nova pintura roxa e verde. Renovámos a nossa box para combinar com as novas cores. Também modifiquei meu capacete para garantir que tudo esteja perfeito para o início de nossa sexta temporada na Fórmula E.”
Para Lucas Di Grassi, esta corrida também terá um significado especial, com o piloto brasileiro ansioso para ter um bom desempenho diante de sua torcida e aumentar seu impressionante recorde de 10 anos na Fórmula E.
Lucas Di Grassi, nº 11, Lola Yamaha ABT, disse:
“É ótimo podermos mostrar mais do potencial da Fórmula E diante da minha torcida no Brasil. A tração nas quatro rodas é uma virada de jogo que, há mais de sete anos, venho pedindo à Fórmula E. A aceleração de 0 a 100 km/h em 1,82s certamente impressionará todos os fãs brasileiros e estou muito orgulhoso de representá-los no grid este ano. Vou dar o máximo para alcançar o melhor resultado possível para eles.”
O E-Prix de São Paulo de Fórmula E de 2024 começa às 14h05, horário local, no sábado, 7 de dezembro.
DANDO AS BOAS-VINDAS À ERA GEN3 EVO
A 11ª temporada marca um capítulo revolucionário para a Fórmula E com a estreia do GEN3 Evo – um salto na tecnologia de corrida elétrica que combina desempenho alucinante, sustentabilidade de ponta e eficiência incomparável.
O GEN3 Evo estabelece uma nova referência como o monoposto da FIA de aceleração mais rápida, disparando de 0 a 60 mph em surpreendentes 1,82 segundos – 30% mais rápido do que os carros de Fórmula 1 atuais. Esse feito ressalta o compromisso inabalável da Fórmula E em impulsionar a inovação, priorizando a responsabilidade ambiental.
DESTAQUES DO EVO GEN3:
- Aceleração: 0-60 mph em 1,82 segundos – 30% mais rápido que os carros de F1 de hoje.
- Aerodinâmica e durabilidade: Um kit de carroceria reforçado otimizado para desempenho e resiliência.
- Introdução da tração nas quatro rodas: um divisor de águas disponível durante duelos classificatórios, largadas de corrida e MODO DE ATAQUE para controle e tração aprimorados.
- Pneus de última geração: Os pneus Hankook iON otimizados oferecem aderência superior e agora incluem 35% de materiais reutilizáveis, acima dos 26%.
- Sustentabilidade em sua essência: O fornecimento ético e sustentável de materiais de bateria garante um impacto ambiental mínimo.
Pela primeira vez, os pilotos desbloquearão a tração nas quatro rodas durante os momentos críticos dos fins de semana de corrida, oferecendo aceleração e controle incomparáveis quando mais importa. Emparelhado com uma filosofia de design enraizada na sustentabilidade, o GEN3 Evo sinaliza o impulso implacável da Fórmula E para redefinir a tecnologia enquanto abre caminho para um futuro mais verde.
MOVIMENTOS DO MERCADO DE DRIVERS
Como de costume, o período de entressafra da Fórmula E tem sido animado, com mudanças notáveis de pilotos remodelando o grid para a 11ª temporada.
Maximilian Günther juntou-se à DS PENSKE, formando uma dupla formidável com o bicampeão de Fórmula E Jean-Éric Vergne após deixar a Maserati MSG Racing. Embora ambas as equipes utilizem o trem de força Stellantis, a mudança sinaliza um novo começo para Günther, que está no campeonato desde a 5ª temporada. Stoffel Vandoorne, por sua vez, deixou a DS PENSKE para trocar de lugar com Günther, juntando-se à Maserati MSG Racing ao lado do recém-chegado Jake Hughes, que faz a transição da NEOM McLaren para a era GEN3 Evo.
Para a 11ª temporada, a Envision Racing manteve Robin Frijns e o campeão mundial da 2ª temporada, Sébastien Buemi, enquanto a TAG Heuer Porsche continua comprometida com o atual campeão mundial Pascal Wehrlein e o companheiro de equipe António Félix da Costa. A Mahindra Racing continua com Edoardo Mortara e Nyck de Vries, e a Jaguar TCS Racing mantém Mitch Evans e Nick Cassidy, que garantiram o Campeonato Mundial de Equipes com um final estelar da 10ª temporada em Londres.
A Andretti Formula E Team reformulou sua lista, com o campeão mundial da 9ª temporada, Jake Dennis, agora em parceria com Nico Müller, que se juntou como piloto de fábrica da Porsche durante o período de entressafra. Norman Nato retorna à Nissan, reunindo-se com Oliver Rowland.
Rostos novos também prometem emoção na 11ª temporada. O novato Zane Maloney se junta à Lola Yamaha ABT em sua campanha inaugural na Fórmula E, em parceria com o campeão mundial da 3ª temporada e herói da cidade natal de São Paulo, Lucas di Grassi. Na NEOM McLaren, Taylor Barnard entra em sua primeira temporada completa ao lado do veterano Sam Bird, após seu impressionante desempenho como substituto na temporada passada.
Nas últimas horas, a recém-nomeada equipe Kiro Race Co também confirmou a retenção do britânico Dan Ticktum, ao lado de David Beckmann, que faz sua estreia na temporada completa da Fórmula E após uma aparição anterior em Jacarta na 9ª temporada.
AS RUAS DE SÃO PAULO: ONDE A VELOCIDADE ENCONTRA O SAMBA
Situado nos arredores do centro da maior cidade do Brasil, o palco da terceira aparição da Fórmula E no Brasil promete uma emocionante demonstração de habilidade e velocidade. As 11 curvas do circuito de 2,933 km têm três retas longas e rápidas unidas por chicanes técnicas e direitas apertadas, permitindo muitas ultrapassagens, bem como uma verdadeira demonstração do potencial de aceleração e tração nas quatro rodas do GEN3 Evo.
O layout no sentido horário permanece inalterado em relação aos últimos dois anos, com a zona de ativação do MODO DE ATAQUE do lado de fora da curva 3. Os fãs podem esperar ultrapassagens, amplo fluxo de ar e gerenciamento de energia crítico.
No ano passado, o E-Prix de São Paulo entregou algumas das corridas mais emocionantes da história do campeonato. O circuito do Sambódromo do Anhembi viu mais de 200 ultrapassagens, com um final de roer as unhas na última volta que fez Sam Bird garantir a primeira vitória da NEOM McLaren na Fórmula E à frente de seu companheiro de equipe da 9ª temporada, Mitch Evans. A posição final do pódio foi decidida ainda mais perto da linha, com Oliver Rowland superando Pascal Wehrlein e Jake Dennis para o terceiro lugar, quando os três cruzaram a linha com 0,2 segundos de diferença um do outro.
Sam Bird, nº 8 da equipe de Fórmula A da Neom McLaren, disse:
“Extremamente animado para começar a temporada em São Paulo. Olhando para a temporada passada, foi uma corrida memorável para mim e para todos na NEOM McLaren, com nossa primeira vitória na série e minha primeira vitória para a equipe. O objetivo é tentar replicar isso este ano, mas sendo a primeira corrida do ano, ficaríamos muito felizes com uma sólida pontuação de ambos os carros. A competição será acirrada este ano pelo que estamos testando, mas vamos com uma mentalidade positiva e uma melhoria em nosso hardware. Mal posso esperar para começar!”
FÓRMULA E DEFENDE SUSTENTABILIDADE NO E-PRIX DE SÃO PAULO 2024/25
A Fórmula E mantém sua posição como o esporte ESG número um do mundo, tendo anunciado esta semana que liderou o Global Sustainability Benchmark in Sport (GSBS) pelo terceiro ano consecutivo, mantendo sua liderança no Corporate, Environment, Social and Governance (CESG). A série continua a apoiar as comunidades e ajudar a proteger o meio ambiente não apenas durante a temporada, mas durante todo o ano.
As credenciais de sustentabilidade no E-Prix de São Paulo de 2024 incluem:
- Fontes de energia sustentáveis: O evento será alimentado por uma mistura de combustível HVO sustentável e energia da rede.
- Meninas da FIA na pista: O evento receberá 120 meninas para o primeiro evento FIA Girls on Track da 11ª temporada. Os participantes participarão de workshops, jogos, palestras sobre carreira e um Pit Lane Walk, promovendo o empoderamento e a educação. Uma palestra adicional sobre carreira fora do local também foi planejada para mais mulheres jovens em São Paulo.
- Fundo Better Futures: O primeiro beneficiário do Better Futures Fund para a 11ª temporada é a Associação PiPA. A Fórmula E está doando € 25.000 para apoiar seu programa educacional e socioemocional ‘The Future Today’ para 280 crianças vulneráveis em São Paulo. O envolvimento durante a semana da corrida com a instituição de caridade incluirá uma visita da Fórmula E e a hospedagem de até 500 crianças e suas famílias no dia da corrida.
- A Hora da Inspiração O Community Tour envolverá até 320 indivíduos de até cinco grupos comunitários diferentes.
ANO NOVO, NOVA PROGRAMAÇÃO DE TRANSMISSÃO
Antes da 11ª temporada, a Fórmula E anunciou Nicki Shields como a nova apresentadora principal do Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA, tornando-a a primeira mulher a ocupar esse cargo na história da série. Um rosto familiar desde o início da Fórmula E em 2014, Shields combina sua extensa experiência em transmissão com uma paixão pelo automobilismo e inovação. Ela também é uma defensora de iniciativas de diversidade, inclusão e STEM, apoiando ativamente programas como o FIA Girls on Track.
Shields liderará uma equipe dinâmica de transmissão da 11ª temporada com os apresentadores Billy Monger e Catie Munnings, ao lado de especialistas como David Coulthard, Karun Chandhok e Allan McNish.
A 10ª temporada marcou um crescimento recorde para a Fórmula E, com um aumento de 35% na audiência global de TV para 491 milhões e uma audiência de 40 milhões para o E-Prix de Mônaco. À medida que a série totalmente elétrica continua a expandir sua base de fãs, a 11ª temporada promete um envolvimento ainda maior, alimentado por sua programação de transmissão inovadora e uma variedade de novos acordos de transmissão em todo o mundo.
ONDE ASSISTIR AO E-PRIX DE SÃO PAULO
O E-Prix de São Paulo começa na sexta-feira, 6 de dezembro, com o Treino Livre 1 às 17:00, horário local.
Em seguida, é hora do dia da corrida no sábado, 7 de dezembro, quando o Treino Livre 2 começa às 07:30 locais, a qualificação segue às 09:40 locais com as luzes apagadas na Rodada 4 às 14:05 locais / 17:05 UTC. Os fãs podem ver a programação completa do dia da corrida em seu fuso horário aqui, ou veja as listas de transmissão em nosso site para obter mais informações.
Fonte: Formula-E News