Por Dominik Wilde
A Fórmula E sediará seu primeiro teste exclusivamente feminino como parte do próximo teste de pré-temporada em Valência, marcando a primeira vez que um campeonato mundial da FIA sediará uma sessão desse tipo.
Até 22 pilotos participarão do teste de meio dia em 7 de novembro, com cada uma das 11 equipes obrigadas a escalar um piloto, mas incentivadas a correr com dois.
“Sabemos que não há uma solução simples para maior diversidade no automobilismo”, disse o CEO da Fórmula E, Jeff Dodds. “Se realmente vamos dar às mulheres igualdade, oportunidade e visibilidade em nossa série, no entanto, as condições para todas precisam ser as mesmas para ajudar seu desenvolvimento e se testar contra aquelas que já estão no grid de largada.
“Ao contrário de outras categorias em que as mulheres pilotos precisam usar máquinas antigas ou restritas, elas usarão o carro GEN3 Evo de última geração que acelera 30% mais rápido do que um carro de F1, assim como nossas pilotos campeãs.”
O teste é apenas uma das várias iniciativas da Fórmula E para aumentar a participação feminina no automobilismo, com a série também trabalhando com equipes e parceiros para fornecer mais oportunidades, como sessões de simulador e outros testes para pilotos mulheres na próxima temporada. Além disso, até 400 meninas também participam de um programa educacional “FIA Girls On Track” durante o teste — algo que continuará durante toda a temporada.
“Também reconhecemos que um teste não resolverá o problema de longa data, mas temos que começar de algum lugar, sabendo que há um longo caminho a percorrer e garantindo que estamos dando passos proativos e consistentes que continuem a fazer progresso”, disse Dodds. “Como um automobilismo com uma divisão quase igual de fãs homens e mulheres, assim como dentro da Fórmula E, incluindo minhas equipes executivas e diretoras, acreditamos que é justo que nossos pilotos e ecossistema mais amplo sejam representativos daqueles que seguem e apoiam o esporte.”
Três pilotos mulheres correram na Fórmula E até o momento, com Katherine Legge, Simona de Silvestro e Michaela Cerruti todas pilotando nos primeiros dias da série. Alice Powell e Marta Garcia (foto acima) também estavam entre as pilotos que participaram do teste oficial de novatos da temporada passada em Berlim.
Fonte: Racer.com