Por Dominik Wilde

A Fórmula E disse que o Circuito Ricardo Tormo em Valência — que sediará quatro dias de testes de pré-temporada na próxima semana — não mostra “nenhum sinal de dano”, apesar das devastadoras enchentes repentinas que atingiram a área no sudeste da Espanha durante a noite.
As enchentes mataram pelo menos 72 pessoas e deixaram mais de 150.000 casas sem energia, depois que as chuvas e os ventos fortes que as acompanham afetaram as linhas de energia. Pontes também caíram e carros, abandonados nas ruas, foram varridos.
A BBC relatou que Chiva, a pouco mais de seis milhas do circuito, experimentou mais de um ano de chuva em menos de meio dia. Em um ano, a região pode esperar cerca de 18 polegadas de chuva, mas mais de 19 polegadas caíram em oito horas, com mais de seis delas ocorrendo em uma hora. Nações vizinhas e a União Europeia já ofereceram ajuda com o alívio das enchentes.
Voos para a região foram impactados, enquanto trens de alta velocidade conectando Valência a Madri e Barcelona foram cancelados, e partidas de futebol envolvendo os times locais Valencia CF e Levante UD também foram canceladas. Enquanto isso, a pista, embora não apresente danos, ficou inacessível para veículos devido ao rompimento de uma margem de rio nas proximidades.
A Fórmula E deve estar em Valência de segunda-feira, 4 de novembro, até quinta-feira, 7 de novembro, para quatro dias inteiros de corrida na pista, que sediou os testes da Fórmula E desde 2017 e era anteriormente um local regular para os testes da Fórmula 1. No momento, o teste ainda está acontecendo, com a carga das equipes atualmente a caminho da pista, embora a Fórmula E continue monitorando a situação.
“Nossos pensamentos estão com aqueles afetados pelas condições climáticas extremas na Espanha”, disse a série em um comunicado. “Estamos trabalhando em estreita colaboração com as autoridades locais e representantes do Circuito Ricardo Tormo em Valência antes do teste oficial programado da Fórmula E da FIA na próxima semana.
“Devido a danos na estrada de acesso principal causados por um rompimento de margem de rio nas proximidades, o circuito está atualmente inacessível por veículos. Quatro membros da equipe da Fórmula E ficaram no circuito ontem à noite como precaução, mas estão seguros e podem se transferir de e para o circuito a pé. As condições da pista não mostram sinais de danos, e continuamos a avaliar garagens e cargas. Rotas alternativas de acesso para dentro e para fora do circuito estão sendo investigadas atualmente.
“Estamos monitorando a situação de perto e forneceremos mais atualizações no devido tempo.”
No último final de semana, o Circuito Ricardo Tormo sediou o terceiro FIA Motorsport Games, um evento multidisciplinar com drifting, eSports, Fórmula 4, corrida de GT, karting, rally e rallycross. A nação anfitriã Espanha liderou o quadro de medalhas com seis medalhas de ouro, seis de prata e seis de bronze, à frente da Alemanha e da Itália. Das 85 nações inscritas, 26 conquistaram medalhas.
O final da temporada da MotoGP também está marcado para acontecer em Valência, em 17 de novembro, com a única atualização oficial sobre o evento até agora sendo que “a MotoGP está em contato com o circuito e as autoridades locais para oferecer nosso apoio e assistência enquanto trabalhamos juntos para nos recuperar o mais rápido possível”.
Mais ao sul, a cidade de Jerez também sofreu inundações e está prevendo mais chuvas muito fortes nas próximas 12 horas, de acordo com a emissora espanhola RTVE. O Circuito de Jerez, nas proximidades, está sediando o campeonato espanhol de Superbike neste fim de semana e a Final Mundial do Lamborghini SuperTrofeo em 16 e 17 de novembro.
A Catalunha — no norte da Espanha, onde o Circuito Barcelona-Catalunha está situado — também recebeu um alerta de clima severo, com grandes tempestades de granizo e ventos acima de 56 mph esperados. O Circuito Barcelona-Catalunha sediará a Fórmula 4 espanhola e as corridas de carros de turismo TCR Espanha nos dias 9 e 10 de novembro, e as competições de GT e TCR nos dias 23 e 24 de novembro.
Fonte: racer.com