
A Fórmula E anunciou hoje que liderou o Global Sustainability Benchmark in Sport (GSBS) pelo terceiro ano consecutivo, mantendo sua liderança no ranking Corporativo, Ambiental, Social e de Governança (CESG) desde seu ano inaugural.
A GSBS – organização independente de classificação de sustentabilidade especializada em classificações CESG – classificou a Fórmula E com o Melhor Desempenho Total, enquanto liderava as categorias do Prêmio Ambiental, Social e de Governança.
Enquanto a média da indústria esportiva foi de 51/100 em 2024, a Fórmula E conquistou o primeiro lugar por cinco pontos percentuais sobre o Borussia Dortmund com uma pontuação de 85/100, vendo melhorias incrementais ano a ano nas categorias Ambiental, Social e de Governança.
Analisando mais de 1.700 pontos de dados, o estudo fez uma análise abrangente de 64 organizações de 11 países diferentes, incluindo organizações esportivas como Fórmula 1 (54/100), NFL (33/100), NBA (38/100) e FIFA (58/100).
A avaliação do GSBS contou com 534 organizações, 17 competições, 46 clubes e 1 local em todo o mundo que foram convidados a participar da avaliação inicial – incluindo automobilismo, futebol, tênis, futebol americano, beisebol, basquete, hóquei no gelo, handebol e esportes de contato – representando os mais altos níveis de atividade corporativa, ambiental, social e de governança (CESG) em esportes profissionais. Para o relatório completo, visite Relatório GSBS.
Julia Pallé, vice-presidente de sustentabilidade da Fórmula E, disse:
“Estamos muito satisfeitos por sermos classificados de forma independente como o esporte ESG número um do planeta pelo terceiro ano consecutivo. Nossa dedicação em garantir que tudo seja o mais sustentável possível, desde como nos envolvemos com as comunidades nos locais de corrida, reduzimos continuamente nossa pegada de carbono até a composição e diversidade de nossa organização e campeonato, está valendo a pena. Mas, como nos anos anteriores, esta é uma missão sem linha de chegada e todos devemos fazer continuamente o nosso melhor dia após dia para acelerar o progresso humano sustentável. Estou orgulhoso de que a razão por trás de nossas corridas esteja sendo reconhecida, mas o mais importante é que está tendo um impacto verdadeiro e espero que inspire o resto da comunidade esportiva a seguir nosso compromisso.”
Manuel Kohnstamm, Diretor de Assuntos Corporativos da Liberty Global, comenta:
“A Fórmula E continua a definir o padrão ouro para a sustentabilidade no esporte. Como um dos primeiros apoiadores da Fórmula E, e agora acionista majoritário, não poderíamos estar mais orgulhosos do papel crucial que ela desempenha na demonstração da sustentabilidade em um cenário global. A Fórmula E não está apenas redefinindo o automobilismo, mas também dá um exemplo poderoso que vai além da arena esportiva de como construir melhor um futuro sustentável, com as pessoas e o planeta em seu coração.”
Christian Hartmann, CEO, GSBS:
“Pelo terceiro ano consecutivo, a Fórmula E consolidou sua posição como líder global em sustentabilidade na indústria esportiva. Sob a liderança inspiradora de Julia Pallé e sua equipe dedicada, a Fórmula E continua a estabelecer a referência na gestão moderna de sustentabilidade – não apenas para o setor, mas além. “Enquanto outras organizações estão fazendo progressos significativos para fechar a lacuna, a Fórmula E se destaca por sua ambição, adoção de padrões internacionais de alto nível, estrutura organizacional robusta e, principalmente, sua execução rigorosa. Sua estrutura de dados avançada e compromisso intransigente com a excelência garantiram mais uma vez à Fórmula E a primeira posição na classificação anual GSBS – a única classificação de sustentabilidade reconhecida e respeitada internacionalmente na indústria esportiva.”
Fonte: Formula-E News