A Fórmula E lança seu novo programa de educação em sustentabilidade, Driving Force, na International School of Monaco. A iniciativa se baseia em ativações de sustentabilidade e engajamento comunitário entregues em alinhamento ao E-Prix de Mônaco de 2025.
A Fórmula E anunciou hoje que a Escola Internacional de Mônaco será a primeira escola a adotar seu programa internacional de educação em sustentabilidade, o Driving Force.
Depois que o programa foi inicialmente revelado pela Fórmula E em junho deste ano, hoje será a primeira vez que ele será lançado em uma escola para educar crianças sobre tópicos ambientais e sociais importantes, como poluição do ar, energia renovável, economia circular e diversidade, equidade e inclusão.
A Escola Internacional de Mônaco usará o programa em salas de aula junto com atividades mais amplas de engajamento comunitário alinhadas ao E-Prix de Mônaco de 2025, com 54 alunos do 6º ano, com idades entre 10 e 11 anos, podendo se beneficiar regularmente dos módulos focados em sustentabilidade.
O relacionamento da Fórmula E com a escola foi fomentado por meio de parcerias existentes em Mônaco, incluindo o Automóvel Clube de Mônaco e a Fundação Príncipe Alberto de Mônaco II.
Isso segue um foco existente na sustentabilidade dentro do currículo da escola, onde os alunos já estão aprendendo sobre tópicos importantes, como energia renovável, com a visão de desenvolver uma compreensão do papel de cada aluno na conscientização e na efetivação de mudanças na comunidade escolar por meio de ações.
O lançamento do programa na escola é marcado por um evento sediado na escola, onde os alunos aprenderão mais sobre a estratégia de sustentabilidade da Fórmula E e participarão de atividades colaborativas destacando a importância da inclusão e colaboração ao lidar com grandes questões como mudanças climáticas ou desigualdade. Depois disso, os alunos concluirão os módulos do Driving Force em pontos relevantes do currículo na preparação para o E-Prix de Mônaco de 2025 em maio.
O programa se baseia nos critérios de sustentabilidade líderes mundiais da série totalmente elétrica, incluindo ser o primeiro esporte com emissão zero de carbono do mundo, desde o início, de acordo com as definições de 2020.
Projetado para comunidades locais e organizações educacionais nas cidades-sede, o novo programa será usado por crianças para aprendizagem independente, grupos educacionais e professores, complementado por workshops e ativações presenciais nas cidades-sede da Fórmula E, alinhadas ao calendário da corrida.
A Driving Force aborda questões de sustentabilidade de uma maneira otimista e envolvente para incentivar as crianças a se sentirem positivas e fortalecidas sobre sua capacidade de se envolver com temas sustentáveis e criar um impacto positivo durante um período de crescente ecoansiedade entre os jovens e seus pais.
Julia Pallé, vice-presidente de Sustentabilidade da Fórmula E, disse:
“Estamos muito felizes em lançar os primeiros módulos do Driving Force junto com a International School of Monaco. É um alinhamento perfeito, já que Mônaco não é apenas o lar espiritual do automobilismo, mas como um Principado está tomando medidas ambiciosas para ser mais sustentável. As crianças que estão participando do programa Driving Force poderão entender e aprender mais sobre o planeta, maneiras pelas quais podem cuidar melhor do meio ambiente e também de questões sociais, estabelecendo as bases para um futuro mais sustentável.”
Fonte: Formula-E News