
Após a memorável vitória de Oliver Rowland no México pela Nissan, a Fórmula E agora segue para a Arábia Saudita para sua primeira rodada dupla da era GEN3 Evo. Com um carro novo e um circuito de rua apertado e sinuoso para se familiarizarem, além da introdução do PIT BOOST, há muito o que ver antes das duas corridas noturnas.
O Circuito Corniche de Jeddah pode ser um local relativamente novo no mundo do automobilismo, mas já sediou alguns grandes eventos como Fórmula 1 e GT World Challenge Europe. A Fórmula E é a mais recente série de corridas a levar para o circuito de rua rápido, mas usará um layout mais curto e emocionante de 3.001 km com 19 curvas.
Segundo a correspondente Katy Fairman, com dois vencedores diferentes de duas equipes diferentes nas duas primeiras rodadas, mais uma vez parece ser uma temporada incrível de corridas elétricas, e este fim de semana não será exceção.
Após uma emocionante abertura de temporada em São Paulo, na qual Mitch Evans, da Jaguar TCS Racing , foi do último ao primeiro lugar e venceu em estilo recorde, as corridas foram retomadas na Cidade do México no mês passado, quando Oliver Rowland conseguiu um brilhante avanço final para passar a dupla da TAG Heuer Porsche, Pascal Wehrlein e Antonio Felix da Costa, e conquistar a vitória.

Com da Costa no topo da classificação do Campeonato Mundial de Pilotos pela primeira vez desde a temporada 2019-20, que lhe rendeu o título, ele espera continuar sua sequência de pódios consecutivos quando chegarmos a Jeddah.
O E-Prix de Jeddah de 2025 começa às 20h05, horário local, na sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025.
Um novo circuito de rua para a 11ª temporada
A Fórmula E está correndo no Reino da Arábia Saudita desde a Temporada 5, no entanto, este ano as coisas parecerão um pouco diferentes. O campeonato totalmente elétrico agora correrá em Jeddah , a segunda maior cidade do país. Situado ao longo do Mar Vermelho, o Circuito Corniche de Jeddah receberá o monoposto mais rápido da FIA, o carro de corrida GEN3 Evo, quando a Fórmula E chegar à cidade.
O pelotão acelerará na longa largada/chegada e entrará em uma chicane técnica no primeiro setor e um grampo, antes de disparar para o Setor 2 da pista através das Curvas 5, 6 e 7. Depois de uma chicane interrompendo a reta oposta, há a longa, rápida e sinuosa Curva 12 em outro grampo na Curva 13 – antes de um par de chicanes encerrar a volta de 3,001 km.

Anteriormente, a Fórmula E correu em um local considerado Patrimônio Mundial da UNESCO em Riad, com Jake Dennis, da Andretti, e Nick Cassidy, da Jaguar, sendo os dois vencedores mais recentes sob os holofotes.
Jeddah deve ser um desafio para o grid e um circuito muito diferente do Autódromo Hermanos Rodríguez da última vez, com muros agora a apenas alguns centímetros de distância!
Apresentando o PIT BOOST
O PIT BOOST estreará durante a próxima rodada dupla em Jeddah e está pronto para transformar as estratégias de corrida, além de fornecer às equipes uma tecnologia de recarga revolucionária durante as corridas já imperdíveis.
Este recurso inovador e obrigatório no meio da corrida faz com que os carros recebam um aumento de energia de 10% (3,85 kWh) por meio de uma recarga de 600 kW de 30 segundos no pit lane. Ele será usado durante uma das duas corridas em uma rodada dupla .
Todos os pilotos devem parar durante a corrida para obter essa energia extra, no entanto, cada equipe recebe apenas um carregador PIT BOOST, o que os impede de fazer qualquer empilhamento duplo. Isso também criará muito drama e excitação, pois cada competidor navega por um elemento adicional da estratégia de corrida e pode potencialmente alterar os resultados e as táticas da corrida.
Em Jeddah, os motoristas devem pegar o PIT BOOST quando seu State of Charge (SoC) estiver abaixo de 60% e acima de 40% no momento da carga. O momento disso pode variar de garagem para garagem, dependendo da estratégia de consumo de cada motorista durante a primeira fase da corrida.

Os motoristas devem cumprir um tempo mínimo de pit stop de 34 segundos, com 30 segundos sendo alocados para o carregamento em si. Este novo recurso esportivo é um enorme passo tecnológico à frente no carregamento de VE, implementando significativamente mais potência do que os supercarregadores atuais do consumidor.
É mais uma oportunidade para o Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA expandir os limites da mobilidade elétrica e demonstrar a posição única do campeonato como uma plataforma de tecnologia “da corrida para a estrada”.
Novatos retornam para passeio especial
A Fórmula E tem uma adição especial à sua já ocupada agenda neste fim de semana, pois realizará uma sessão de treinos livres para novatos de 40 minutos na quinta-feira, 13 de fevereiro, especificamente para pilotos que nunca correram no campeonato antes.
O Rookie Free Practice já ocorreu em Roma e Misano nas últimas duas temporadas, mas será sediado em Jeddah antes da corrida regular na pista neste fim de semana. Ele ocorrerá às 18:00 local/15:00 UTC na quinta-feira, antes do Free Practice 1 para o grid de tempo integral mais tarde à noite.
Aqui está uma lista de todos os nomes confirmados para o treino livre de novatos em Jeddah:
- TAG Heuer Porsche: Thomas Preining
- NEOM McLaren: Alex Dunne
- Jaguar TCS Racing: Jamie Chadwick
- Nissan: Gabriele Mini
- Mahindra Racing: Kush Maini
- DS PENSKE: Daniel Kvyat
- Andretti: Jak Crawford
- Maserati MSG Racing: Théo Pourchaire
- Envision Racing: Zak O’Sullivan
- CUPRA KIRO: Mikkel Jensen
- Lola Yamaha ABT: Tatiana Calderon
Além de alguns rostos conhecidos que já tiveram a chance de pilotar carros de Fórmula E ou são pilotos reservas de suas respectivas equipes, também há nomes como Zak O’Sullivan, que nunca esteve ao volante de um carro de Fórmula E.
“Estou muito animado por ir a Jeddah para testar um carro de Fórmula E pela primeira vez”, disse o novo piloto de simulador da Envision, O’Sullivan.
“Será um novo desafio para mim. A sessão em si me dará uma boa oportunidade de aprender o carro e também vou garantir que passarei o máximo de tempo possível com a equipe durante a semana da corrida, para absorver o máximo que puder.”
GEN3 Evo é rápido… muito rápido
O mais novo carro de corrida da Fórmula E, o GEN3 Evo, é o monoposto da FIA de aceleração mais rápida e capaz de 0-60 mph em apenas 1,82 segundos – 30% mais rápido do que um carro de F1 atual. O novo kit de carroceria reforçado melhora a aerodinâmica e a durabilidade, e a tração nas quatro rodas está disponível em momentos-chave da corrida, incluindo duelos de qualificação, largadas de corrida e MODO ATAQUE.
O atual campeão mundial Pascal Wehrlein conseguiu fazer duas Julius Baer Pole Positions consecutivas em São Paulo durante a abertura da temporada em dezembro, largando da posição P1 no grid tanto na Temporada 10 quanto na Temporada 11. No entanto, nesta temporada sua volta da pole foi quase três segundos mais rápida graças aos desenvolvimentos por trás do GEN3 Evo.
Em um circuito como o Jeddah Corniche, conhecido por suas velocidades inacreditáveis em todos os campeonatos, haverá ação imperdível e tempos de volta muito rápidos.
A escalação dos pilotos da 11ª temporada da Fórmula E
Houve muito drama fora de temporada no mercado de pilotos antes do início da Temporada 11. Aqui está um lembrete de quais pilotos e equipes estão correndo na Fórmula E em 2025.
Maximilian Günther se juntou à DS PENSKE, em parceria com o bicampeão de Fórmula E Jean-Éric Vergne, após deixar a Maserati MSG Racing. Enquanto isso, Stoffel Vandoorne deixou a DS PENSKE para se juntar à Maserati MSG Racing, onde se juntará ao novato Jake Hughes , que faz a transição da NEOM McLaren para a era GEN3 Evo.
Algumas equipes optaram pela estabilidade, mantendo suas escalações da temporada passada. A Envision Racing continuará com Robin Frijns e o Campeão Mundial da Temporada 2 Sébastien Buemi, enquanto a Porsche continua comprometida em defender o Campeão Mundial Pascal Wehrlein e seu companheiro de equipe António Félix da Costa.
A Mahindra Racing também manterá Edoardo Mortara e Nyck de Vries, e a dupla da Jaguar TCS Racing, Mitch Evans e Nick Cassidy, retornará após garantir o Campeonato Mundial de Equipes na final da 10ª Temporada em Londres.