A Fórmula E e o Google Cloud anunciaram hoje uma nova parceria plurianual de IA e tecnologia, começando com a inovadora era GEN3 Evo. Como parte da aliança, o Google Cloud atuará como parceiro oficial de serviços de tecnologia em nuvem da Fórmula E e parceiro oficial de segurança em nuvem, ajudando a impulsionar a missão da liga de redefinir o automobilismo e as corridas elétricas.
O anúncio de hoje se baseia no recente sucesso da Fórmula E na migração de dados para o Google Cloud e funcionários para o Google Workspace para colaboração. Agora, sob a parceria expandida, a Fórmula E aprimorará ainda mais suas capacidades por meio de uma série de iniciativas, incluindo:
- Turbine o desempenho com IA generativa: a plataforma de IA pronta para empresas do Google Cloud, os modelos Vertex AI e Gemini ajudarão a revolucionar a análise de desempenho do motorista, fornecendo insights personalizados e feedback em tempo real para capacitar veteranos experientes e motoristas em ascensão. Os insights de dados transformacionais ajudarão a aprimorar a habilidade do piloto e o acesso ao treinamento de pilotos de primeira linha, resumindo grandes quantidades de dados de carros e pistas que podem apoiar o estilo de corrida e as estratégias de pneus e energia de um piloto.
- Aprofundamento do envolvimento dos fãs: além da pista de corrida, a plataforma de dados unificada e pronta para IA do Google Cloud, o BigQuery, pode se conectar aos sistemas de CRM da Fórmula E para gerar experiências hiperpersonalizadas para os fãs ou fornecer uma plataforma para insights mais profundos sobre previsões de corrida para gráficos de TV. Os fãs também podem interagir com todos os tipos de dados, incluindo vídeo, telemetria de carros e mídias sociais.
- Aprimorando a segurança cibernética: o Google Cloud fornecerá medidas de segurança avançadas, incluindo inteligência de ameaças, resposta a incidentes e operações de segurança, para proteger os dados e operações críticos da Fórmula E em seu ambiente de nuvem.
- Expandindo o inovador projeto GENBETA: A parceria também verá uma maior integração com o inovador projeto GENBETA da Fórmula E, onde as duas organizações continuam a ultrapassar os limites da segurança, desempenho, inovação e sustentabilidade no automobilismo.
Jeff Dodds, CEO da Fórmula E, disse:
“Estamos entusiasmados em anunciar uma parceria aprimorada de vários anos com o Google Cloud que não apenas aumentará nossas capacidades tecnológicas, mas também aumentará nosso crescimento e evolução mais amplos como um campeonato. A parceria com uma das empresas mais inovadoras do mundo proporcionará uma mudança radical para a série na forma como podemos continuar produzindo algumas das corridas mais emocionantes e inovadoras do mundo.
“Com base em sucessos anteriores e recordes mundiais com o projeto de inovação GENBETA, novas tecnologias e soluções desenvolvidas em conjunto com o Google Cloud melhorarão ainda mais o desempenho e o potencial de nossos carros de corrida, proporcionando corridas ainda mais rápidas, próximas e cheias de ação para nossos fãs. Com o crescimento contínuo da série e uma base de fãs cada vez maior de quase 400 milhões, não é surpresa que nosso novo e antigo portfólio de parceiros esteja vendo um valor crescente em um dos esportes mais inovadores e de rápido crescimento do planeta.”
Tara Brady, presidente do Google Cloud EMEA, disse:
“Com as ferramentas de IA de geração do Google Cloud e análises avançadas de dados, incluindo nossa plataforma Vertex AI e modelos Gemini, estamos ajudando a Fórmula E a impulsionar a inovação no automobilismo. Juntos, estamos ultrapassando os limites das corridas sustentáveis, redefinindo o que é possível dentro e fora da pista.” A parceria expandida do Google Cloud/Fórmula E se baseia em uma base sólida de colaboração entre as duas organizações. O Google Cloud apoiou a Fórmula E na obtenção de um recorde mundial do Guinness na maior velocidade terrestre interna (218,7 km/h) com o piloto Jake Hughes (anteriormente da NEOM McLaren) no carro GENBETA; um recorde mundial do Guinness para o maior número de participantes em um hackathon de IA generativa presencial, com 1.130 pessoas envolvidas; e quebrando o benchmark da FIA com o piloto Reem Al Aboud acelerando de 0 a 60 mph em apenas 2,49s no carro GENBETA.
Fonte: Formula-E News