Após a conclusão da10ª temporada da Fórmula E neste verão, o campeonato totalmente elétrico garantiu um crescimento recorde de sua audiência cumulativa global de TV de 35%, para 491 milhões em todo o mundo, com a corrida de Mônaco entregando a maior audiência de corrida da Fórmula E em 40 milhões. A série também viu um aumento em sua base de fãs global para uma média de 374 milhões na temporada, um aumento de 23% em relação à temporada anterior.
Graças ao foco em conteúdo de mídia social cada vez mais envolvente com pilotos, equipes, parceiros e convidados especiais da série, o total de seguidores de mídia social da Fórmula E ao longo do calendário de 16 corridas cresceu 20%, entregando mais de 1 bilhão de impressões em todos os canais sociais.
Com a batalha entre pilotos, equipes e fabricantes no topo da tabela atingindo o pico nas fases finais do campeonato, os fãs classificaram a Fórmula E mais emocionante do que nunca e duas vezes mais inovadora que a F1. Graças à clara tecnologia de corrida para a estrada que os fabricantes estão desenvolvendo na pista com a Fórmula E e transferindo para seus carros de rua, a inovação foi vista como um forte diferencial entre as duas séries.
Os principais destaques dos dados da 10ª temporada incluem:
- Crescimento de 23% em fãs em todo o mundo, passando da média de 304 milhões no S9 para 374 milhões no S10, atingindo um pico de 386 milhões no início da temporada, diminuindo significativamente a diferença na F1 e no Moto GP e mantendo sua posição como o automobilismo que mais cresce no planeta
- A Fórmula E agora possui 118 milhões de chineses; 27 milhões de indonésios; e 11 milhões de torcedores brasileiros, respectivamente
- Crescimento de 35% na audiência de TV, um aumento de 105 milhões para 491 milhões de audiência acumulada em todo o mundo
- EUA, Japão, México e Espanha tiveram a maior audiência de um programa singular na história da Fórmula E
- Mônaco entregou a maior audiência de todos os tempos para uma corrida – 40m
- Seis corridas S10 superaram a corrida S9 mais vista, que totalizou 31 milhões de audiência
- Os fãs acreditam que a Fórmula E é mais emocionante do que nunca e quase duas vezes mais inovadora que a F1 (39% a favor da Fórmula E contra 21% da F1 em inovação)
- Crescimento de 20% no número de seguidores nas redes sociais da Fórmula E
- 1 bilhão de impressões em todos os canais sociais da Fórmula E
- Crescimento de 147% nas visualizações de vídeo nas plataformas próprias e operadas pela Fórmula E (social, web, aplicativo)
Jeff Dodds, CEO da Fórmula E, disse:
“Tenho o prazer de revelar esses resultados impressionantes que demonstram o crescimento contínuo de nossa base de fãs em todo o mundo, bem como o aumento de nossas audiências globais de TV e seguidores nas mídias sociais. Continuamos a ser ousados em nossas ambições, e esses dados mostram nosso compromisso com corridas emocionantes e inovação, consolidando nossa posição como o automobilismo de crescimento mais rápido do mundo em um cenário de séries estimadas e mais estabelecidas.
“Ainda somos incrivelmente ambiciosos e já estamos planejando um ano ainda maior e mais emocionante para a 11ª temporada, que começa em apenas alguns meses. Graças à nossa base de fãs leais e crescentes, nossos parceiros e emissoras, continuaremos ultrapassando os limites como o campeonato de automobilismo mais barulhento e silencioso do mundo. Também será o mais rápido até agora, pois lançamos nosso carro GEN3 Evo, capaz de 0 a 100 km/h em 1,82 segundos, o que promete corridas ainda mais divertidas em nossa temporada de 11 eventos.”
Na próxima temporada, o maior calendário da Fórmula E até hoje começa em São Paulo, Brasil, em 7 de dezembro de 2024, com 17 corridas em 11 locais abrangendo alguns dos destinos urbanos mais icônicos, incluindo um retorno a Miami e Jacarta, e partidas duplas em Mônaco, Tóquio e Xangai antes do final da temporada em Londres de 26 a 27 de julho de 2025.
Os dados apresentados são provenientes da Kantar Sport (para métricas de audiência de TV), Conviva/Hookit (para análise de mídia social) e Google Analytics (para uso de site/aplicativo). Para avaliar a expansão da base de fãs da Fórmula E, a Potentia Insight realizou uma pesquisa abrangente com 33.000 adultos em 16 mercados em duas ondas. Essa abordagem metódica garante um reflexo detalhado e preciso do interesse global na Fórmula E. Certificada pela Market Research Society, esta pesquisa segue os padrões e benchmarks da indústria, fornecendo informações confiáveis sobre o crescente apelo do esporte.
Fonte: Formula-E News