Formato de qualificação de Le Mans revisto

por Racer

O ACO anunciou mudanças no formato de qualificação para as 24 Horas de Le Mans, que estrearão na edição de 2025 em junho.

O novo sistema apresenta um novo visual, o Hyperpole Shootout, que será dividido em duas partes, com mais carros participando do que antes.

Na quarta-feira, 11 de junho, as equipes LMP2 e LMGT3 entrarão na pista para uma sessão de qualificação de 30 minutos. Os 12 primeiros em cada classe passarão para a sessão Hyperpole no dia seguinte, que decide as primeiras posições no grid de largada em ambas as classes.

Segundo Stephen Kilbey, para arevista Racer, a sessão Hypercar acontecerá logo depois, com os 15 melhores protótipos avançando para a Hyperpole.

Na quinta-feira, 12 de junho, haverá um par de sessões Hyperpole para LMGT3 e LMP2, e um par para Hypercar.

Os 24 carros LMGT3 e LMP2 que progrediram até a Hyperpole irão para o circuito para uma sessão de 20 minutos e lutarão para ficar entre os oito primeiros. Os oito primeiros passarão para a segunda sessão, que durará 15 minutos e decidirá quem conquistará as pole positions da classe.

O formato é semelhante ao do Hypercar, com os 15 melhores carros disputando vagas em uma disputa de 15 minutos entre os 10 primeiros para decidir qual carro liderará o grid na linha de largada/chegada dois dias depois, no sábado.

Anteriormente, a Hyperpole era uma sessão única, com apenas os oito carros mais rápidos de cada classe na qualificação passando.

A notícia deste novo sistema de qualificação foi divulgada junto com a confirmação de que o projeto de lei de apoio para as 24 Horas de Le Mans de 2025 contará com corridas do Mustang Challenge da Ford, da Ligier European Series, da Le Mans Cup e da Porsche Sprint Challenge.

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