
A Ford retornará ao Pikes Peak International Hill Climb com um veículo elétrico este ano, visando outra exibição impressionante de veículos elétricos na lendária corrida.
Segundo Stephen Edelstein, da Green car reports, a montadora confirmou na quinta-feira em um comunicado à imprensa que enviaria um novo demonstrador único baseado no Mustang Mach-E para o Pikes Peak Hill Climb de 2025, programado para o final de junho. Ele segue demonstradores de EV baseados na picape F-150 Lightning e na van Transit que correram em 2024 e 2023, respectivamente.
A Ford ainda não revelou nenhuma informação sobre este carro de corrida baseado no Mach-E, mas disse que ele será pilotado por Romain Dumas , que também pilotou ambos os demonstradores — o Ford F-150 Lightning SuperTruck e o SuperVan 4.2 de 2023. Dumas detém o recorde geral em Pikes Peak, com 7:57.148, estabelecido no Volkswagen ID.R em 2018 .
Carro de corrida Volkswagen ID R Pikes Peak 2018
O francês não conseguiu quebrar seu próprio recorde em 2024, mas estabeleceu o tempo mais rápido na subida do ano passado, com 8:53.533, no SuperTruck selvagem, que combinava um sistema de propulsão de 1.600 cv e um elaborado pacote aerodinâmico, desenvolvendo 6.000 libras de força descendente a 150 mph para ajudar a fixar os pneus na estrada estreita e sinuosa até o cume de 14.115 pés.
Ford F-150 Lightning SuperTruck na Pikes Peak International Hill Climb de 2024
O percurso da corrida de 12,5 milhas é uma via pública com um limite de velocidade muito baixo no resto do ano.
Os EVs têm ganhado força em Pikes Peak, onde têm uma vantagem sobre os motores de combustão interna que respiram oxigênio. O ar menos denso em altitude rouba energia desses motores, mas não dos motores elétricos.
Os recordes de circuito fechado podem não ser relevantes para o comprador médio de carros, mas as corridas são uma parte importante do entusiasmo por carros e ajudam a criar uma imagem positiva para os EVs entre as pessoas que veem os carros como mais do que apenas transporte básico. E, ao contrário das séries dedicadas de corridas elétricas, Pikes Peak mostra que os EVs podem competir com carros a gasolina e vencer — algo que a Ford provavelmente espera continuar fazendo em 2025.