Ford e SK On recebem empréstimo governamental de US$ 9,63 bilhões para fábrica de baterias

por Green Car Reports

A Ford e a SK On receberão um empréstimo governamental de US$ 9,63 bilhões para sua joint venture de baterias BlueOval SK , de acordo Stephen Edelstein para a Reuters, em matéria publicada na segunda-feira .

A notícia aumenta o valor original do empréstimo, que era de US$ 9,2 bilhões, conforme divulgado em junho pelo  The New York Times .

O empréstimo do Departamento de Energia — o maior até agora do governo Biden relacionado à fabricação de veículos elétricos — ajudará a financiar a construção de fábricas de baterias em Kentucky e Tennessee.

A Ford anunciou as plantas em 2021, citando um investimento recorde de US$ 11,4 bilhões e a criação de quase 11.000 novos empregos nos dois gigantescos complexos de fabricação. A montadora e a SK On disseram em 2021 que a joint venture BlueOval SK teria como meta 60 gigawatts-hora de produção anual de células de bateria até meados da década.

Os planos incluem Blue Oval City, no oeste do Tennessee, e BlueOval SK Battery Park, com usinas de baterias gêmeas no mesmo local, no centro de Kentucky. A Ford disse em 2021 que construiria ambos os complexos e planejava tê-los operacionais até 2025.

A Blue Oval City abrange não apenas uma fábrica de baterias, mas também um parque de fornecedores e uma fábrica de montagem de veículos que produzirá caminhões elétricos, incluindo o F-150 Lightning de última geração. A SK On já está fabricando células para o Lightning de geração atual na Geórgia.

O complexo BlueOval SK Battery Park, no centro de Kentucky, consistirá em duas fábricas de baterias que produzirão células para futuros veículos elétricos Ford e Lincoln.

BlueOvalSK Battery Park - renderização, setembro de 2021
BlueOvalSK Battery Park – renderização, setembro de 2021

Além dos complexos BlueOval SK, a Ford anunciou em fevereiro um acordo com a CATL para uma fábrica de baterias de US$ 3,5 bilhões em Marshall, Michigan. A montadora também continua a montar o Mustang Mach-E no México usando células LG originárias de uma fábrica na Polônia.

O empréstimo do Departamento de Energia é o maior até agora sob um programa revivido, usado uma vez pelo governo Obama para financiar Tesla, Nissan e Ford , entre outros, mas ignorado pelo governo Trump. Sob o presidente Biden, o Departamento de Energia estendeu um empréstimo de US$ 2 bilhões para a empresa de reciclagem de baterias Redwood Materials, do veterano da Tesla JB Straubel, e um empréstimo de US$ 2,5 bilhões para a joint venture de baterias Ultium Cells LLC da General Motors com a LG.

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