Ford desenvolve carregamento de EV com bateria dividida e portas de carga duplas

por Green Car Reports

A Ford está estudando carregar baterias de veículos elétricos em diversas portas de carga simultaneamente para reduzir os tempos de carregamento .

O conceito foi descrito em um recente pedido de patente publicado pelo Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos (USPTO) em 12 de novembro de 2024, mas originalmente registrado pela Ford em 8 de dezembro de 2021. Ele mostra uma configuração com portas de carregamento duplas, cada uma responsável por carregar uma parte da bateria a partir de uma única fonte de energia.

Imagem de patente de porta de carga dupla da Ford
Imagem de patente de porta de carga dupla da Ford

O processo discute um sistema de “partição” que permitiria que duas ou mais seções do conjunto de baterias fossem desacopladas e carregadas individualmente, ou acopladas para carregamento convencional. O carregamento em tandem seria realizado com um adaptador que dividiria a energia de um conector para alcançar as duas portas de carregamento no veículo.

Segundo Stephen Edelstein, da Green Car reports, a partição do conjunto de baterias não necessariamente envolve a abordagem de camada dupla usada pela General Motors no GMC Hummer EV, GMC Sierra EV e Chevrolet Silverado EV. Nessas caminhonetes, cada camada é essencialmente um conjunto individual conectado ao outro em paralelo.

Em um registro de patente de 2022 , a GM discutiu a adição de uma segunda porta para ajudar a aproveitar ao máximo essa configuração, incluindo uma configuração que permitia que ambas as camadas fossem carregadas individualmente em portas diferentes.

Imagem de patente de porta de carga dupla da Ford
Imagem de patente de porta de carga dupla da Ford

O pedido de patente da GM também cobriu a ideia de usar várias portas para ajudar a carregar outros EVs, algo que a Ford também discutiu em um pedido de patente de 2023. Mas isso não está necessariamente em jogo aqui. Este pedido de patente mais recente menciona portas de carga colocadas em lados opostos ou no mesmo lado de um veículo. O último não seria muito conveniente para carregar outro veículo.

Alguns EVs já têm portas de carga duplas. O Porsche Taycan e o Audi E-Tron GT têm portas CA em ambos os lados, com uma porta de carregamento rápido CC no lado direito também. Mas isso é apenas por conveniência; você não pode usar as duas portas ao mesmo tempo. O Mercedes-Benz CLA 2026 também terá portas duplas — uma J1772, para CA, e uma NACS, para CC — para dar aos motoristas mais flexibilidade. O conceito da Ford seria algo diferente, se chegasse à produção.

You may also like