Ford confirma programa de protótipos

por Racer

A Ford entrará no crescente mercado global de protótipos de fábrica com um novo chassi baseado em LMDh a partir de 2027.

Como a RACER e Marshall Pruett revelaram no início de janeiro , o Blue Oval está pronto para perseguir vitórias gerais nos maiores eventos de corrida de carros esportivos de resistência, e começará com o Campeonato Mundial de Endurance da FIA e sua corrida principal, as 24 Horas de Le Mans, com um programa de fábrica.

“Estamos entrando em uma nova era de desempenho e corrida na Ford”, disse Bill Ford. “Você pode ver isso pelo que estamos fazendo na estrada e fora dela. Quando corremos, corremos para vencer. E não há pista ou corrida que signifique mais para nossa história do que Le Mans. Foi onde enfrentamos a Ferrari e vencemos na década de 1960. Foi onde retornamos 50 anos depois e chocamos o mundo e vencemos a Ferrari novamente. Estou emocionado por estarmos voltando para Le Mans e competindo no mais alto nível de corrida de resistência. Estamos prontos para desafiar o mundo mais uma vez e ‘ir como o inferno!’”

Não foram fornecidos detalhes sobre a equipe, número de carros, fornecedor de chassis ou escolha de motor, mas a RACER entende que a Ford considerou seriamente a parceria com a Dallara para fabricar seu modelo Hypercar/GTP — a Dallara fabrica o M Hybrid V8 da BMW e o V-Series.R da Cadillac — antes de finalmente decidir continuar seu alinhamento com a Multimatic, que produz o Porsche 963, campeão e vencedor das 24 corridas da Rolex.

Além de suas famosas vitórias em Le Mans há mais de 50 anos, a Ford fez muito poucas incursões em corridas de protótipos de fábrica completa. Seus programas IMSA GTP na década de 1980, primeiro com um carro de motor dianteiro e depois uma máquina de motor traseiro, junto com um breve esforço para a Ford Europa no WEC em um período de tempo semelhante, um curto esforço de protótipo Daytona liderado pela Multimatic no início da fórmula DP e um envolvimento mais profundo com a Meyer Shank Racing e a Chip Ganassi Racing durante a era DP de segunda geração compreendem a maioria das incursões da marca fora da competição de resistência baseada em GT.

Ao retornar a Le Mans, onde a Ford venceu na estreia na classe GTE com o modelo GT em 2016, a montadora americana buscará vitórias gerais na maior corrida automobilística internacional do mundo.

O anúncio formal, feito na Carolina do Norte, também incluiu participantes da IMSA, onde os novos Ford LMDhs devem se juntar à classe GTP um ou dois anos após o lançamento em 2027 na categoria Hypercar do WEC.

“É uma notícia maravilhosa receber a Ford de volta ao nível mais alto das 24 Horas de Le Mans pela primeira vez em quase 60 anos”, disse o presidente do Automobile Club de l’Ouest, Pierre Fillon, que comanda o evento. “É uma marca que sempre teve uma afinidade próxima com esta corrida muito especial, e a história mostra que a Ford não compete para terminar em segundo. A renovação de sua famosa rivalidade com a Ferrari é realmente uma perspectiva emocionante.”

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