Hoje em dia, compradores do mundo todo têm mais e melhores opções para se tornarem elétricos. Mas uma coisa tem faltado muito até agora: uma minivan EV de seis rodas que também possa lançar sua própria aeronave drone elétrica para transporte de pessoas.
Finalmente, a Xpeng AeroHT, uma afiliada da fabricante chinesa de carros elétricos Xpeng , está dando às pessoas o que elas querem.
Foto por: Xpeng
A Xpeng AeroHT levará seu conceito de carro voador modular para os Estados Unidos. Chamado de Land Aircraft Carrier, é essencialmente uma minivan de seis rodas que abriga um drone dobrável separado na parte traseira. O veículo modular aparecerá na feira de tecnologia CES em Las Vegas em janeiro. É um grande negócio e mostra que a empresa chinesa leva a sério seus esforços de veículos voadores.
Será que ele será vendido nos Estados Unidos? Não sabemos, mas é uma forte indicação de que a Xpeng AeroHT, que afirma ser a maior empresa de carros voadores da Ásia, está pensando nisso. Mas o que é essa coisa de porta-aviões terrestre, afinal?
Para começar, não é exatamente o que os futuristas imaginaram que os carros voadores seriam — como um carro que você também pode usar como um veículo voador. Em vez disso, são dois veículos separados agrupados. A base, chamada de Mothership, é uma minivan de seis rodas com alcance estendido. Ela tem um motor de combustão na frente que envia energia para a bateria do carro e motores elétricos. Ela também pode recarregar as baterias do drone de transporte de pessoas que fica na parte de trás.
Foto por: Xpeng
Xpeng AeroHT
A parte voadora do conceito modular da Xpeng acomoda dois e pode ser implantada com o apertar de um botão. Os braços do rotor precisam ser estendidos depois que ele é retirado da van, mas depois disso, o piloto pode pilotar a coisa de dentro ou de fora, usando um controle remoto.
A Xpeng AeroHT afirma que a aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL) de seis rotores pode ser pilotada com uma única mão graças ao seu inovador sistema de controle de alavanca única, e que leva apenas cinco minutos para aprender a voar e três horas para dominá-lo.
A bateria da aeronave supostamente pode ser carregada de 30% a 80% em 18 minutos. Com a bateria cheia, ela suporta de cinco a seis voos, mas a empresa não disse quanto tempo esses voos durariam.
O primeiro voo público não tripulado do drone elétrico de seis rotores aconteceu na China no mês passado. A Xpeng AeroHT disse que a produção e as entregas começarão em algum momento em 2026, com uma produção planejada de 10.000 unidades por ano. O Land Aircraft Carrier custará até US$ 280.000 (2 milhões de yuans) na China, e a empresa afirma que já recebeu mais de 2.000 pré-encomendas.