Nada menos que 14 nações lutarão pela glória do Rally4 nos Jogos de Automobilismo da FIA de 2024, realizados em Valência, Espanha, de 23 a 27 de outubro. Em oferta estão três medalhas de ouro, com seis países buscando sucesso na categoria de superfície mista, sete equipes especializadas na classe de cascalho e 10 equipes enfrentando as etapas de asfalto.
A mais movimentada das disciplinas de rally (Rally2 com tração nas quatro rodas e Rally Histórico também aparecem) na terceira edição da “Corrida das Nações”, o Rally4 recebe uma variedade de máquinas de tração dianteira. Com a Peugeot, a Ford e a Opel representadas, o pelotão assemelha-se às classes do Campeonato do Mundo de Ralis da FIA e do Campeonato da Europa de Ralis da FIA, além de uma miríade de séries de nível regional e nacional.
Chave para os regulamentos, cada tripulação entra sob a nacionalidade do piloto, enquanto o co-piloto pode anunciar de um país diferente.
Rally4 Geral
Seis nações entram com a esperança de garantir uma medalha de superfície mista, com seus esforços nas seis pernas de cascalho e seis pernas de asfalto combinadas para um total de 12 etapas. Eles então entrarão em duas Super Especiais no Circuito Ricardo Tormo antes do clímax crucial da Fase de Medalhas.
Para a decisão da Fase de Medalhas, que acontece diretamente antes da Cerimônia de Encerramento no domingo, as três melhores equipes da classe de superfície mista se enfrentarão em um novo percurso no estilo Rallycross no circuito para determinar quem sai com ouro, prata e bronze. Para todas as etapas, os layouts precisos não foram divulgados para garantir a justiça esportiva.
A equipe da Espanha estará entre as favoritas da lista de inscritos, já que o país anfitrião pretende retornar ao pódio depois de conquistar a medalha de bronze em 2022. Mas o país convocou uma nova formação para esta edição dos Jogos, nomeando a dupla do Peugeot 208 Sergi Perez e Axel Coronado.
Eles certamente enfrentarão forte concorrência na forma dos eslovacos Martin Koči / Petr Těšínský, que também entram em um 208. Um impressionante catálogo anterior para Koči inclui quatro títulos nacionais de rali e duas vitórias em eventos Junior WRC.
Hasteando a bandeira da Índia está Pragathi Gowda / Gabriel Morales (208), enquanto as chances do Brasil repousam em Luis Eduardo Stedile / Carlos Enrique Lambert Morales (208). Carregando as esperanças de Taipé Chinês na classe geral estão Hsuan Lee e o co-piloto Tsungyu Hsieh (208). Por fim, a Alemanha conta com Tom Kässer / Stephan Schneeweiß (208).
Rally4 Cascalho
Depois que a disciplina de rally fez sua estreia nos Jogos em Marselha, França, em 2022, o formato evoluiu consideravelmente. Há dois anos, a ação se desenrolou exclusivamente nas estradas de asfalto que serpenteiam entre Marselha e Toulon. Desta vez, os especialistas em cascalho têm a oportunidade de brilhar na sexta-feira em uma aula dedicada ao cascalho.
Ocorrendo nas estradas sinuosas das montanhas situadas a oeste de Valência, os motoristas devem ir de Utiel aos postos de controle em Calderón e San Antonio. Assim que essas seis etapas forem concluídas, a competição passará para o epicentro dos Jogos no Circuito Ricardo Tormo para uma Super Especial noturna
A Lituânia optou por se concentrar exclusivamente na categoria de cascalho, que nomeou Audronis Gulbinas / Vytis Pauliukonis (208). O mesmo vale para a Argentina e sua dupla Luciano Bonomi e Miguel Recalt (208). A equipa de Portugal confiou em Hugo Lopes / Valter Cardoso (208).
A Espanha permanece inalterada em relação ao seu alinhamento geral do Rally4, graças a Perez / Coronado. O mesmo vale para a Índia (Gowda / Morales), Eslováquia (Koči / Těšínský) e Brasil (Stedile / Morales)
Rally4 O 4º
No sábado, o foco se volta para a área de rali de asfalto. O parque de serviço mudará para o sul por mais seis etapas em torno de Cortes, La Cabezuela, Yatova, La Garrofera e Gestalgar antes de concluir com outra Super Especial no Circuito Ricardo Tormo.
Para sua dupla Rally4 Tarmac, a Alemanha optou por inscrever uma equipe alternativa de René Noller / Tim Rauber. Dadas as estradas de asfalto que dominam as etapas nacionais e mundiais de ralis no país, a dupla Opel Corsa deve sentir-se em casa. Mas entre eles e o primeiro lugar no pódio está a pequena questão de nove outras nações.
Entre os adversários, Portugal ajusta sua equipe para inscrever Rafael Cardeira / Luis Boiça (208), enquanto as esperanças da Geórgia de conquistar uma medalha de rali nos Jogos estão com Shalva Tsikhelashvili / Irakli Chkheidze (208).
A Grécia está com 208 corredores Christos Avgeropoulos / Efstratios Giavasis, enquanto Luxemburgo olha para Hugo Arellano / Thomas Walbrecq (208). A Suécia conta com Heidi Ryrlén / Marcus Bengtsson (Ford Fiesta) e, da Holanda, Nard Ippen / Jorie Christiaens (Corsa).
Completando a classe, Índia, Eslováquia e Espanha mais uma vez mantêm a mesma dupla de pilotos e co-pilotos para as três classes.
RALLY4: INFORMAÇÕES SOBRE A DISCIPLINA
A competição Rally4 atende a máquinas com tração nas duas rodas, como encontrado no Campeonato Mundial de Rally da FIA, no Campeonato Europeu de Rally da FIA, além de séries de nível nacional e regional. Está aberto a carros de Rally 4 homologados após 1º de janeiro de 2019 e carros R2 homologados antes de 31 de dezembro de 2018. Os motoristas devem possuir pelo menos a licença internacional ITD-R.
FORMATO DA CATEGORIA O Rally4 é dividido em três classes para os Jogos de Automobilismo da FIA de 2024. Cada um oferece medalhas. Os participantes da categoria de superfície mista disputarão 12 etapas – seis de cascalho e seis de asfalto – além de duas Super Especiais e a decisiva Medal Stage. Os competidores de asfalto competirão em seis etapas mais uma Super Special Stage, enquanto os pilotos de cascalho enfrentarão seis etapas regulares e uma Super Special Stage.
Rol de Honra do Rally4 2022: Roberto Daprà e Luca Guglielmetti (Equipe Itália)