Em funcionamento para cobrir todos os níveis de oficiais desde o início da temporada de 2025 e trabalhando em estreita colaboração com a Comissão de Voluntários e Oficiais da FIA, o Departamento de Oficiais apoiará o recrutamento de talentos de arbitragem, capacitará oficiais em nível regional, melhorará a eficiência e será um processo operacional coeso.
A gestão de Oficiais por meio do departamento incluirá suas nomeações de acordo com as necessidades esportivas, garantindo que sejam pontuais e que haja clareza na emissão de licenças.
Essa abordagem centralizada proporcionará maior visibilidade e gerenciamento dos oficiais da FIA, permitindo que a federação tenha um melhor entendimento de suas atividades e do suporte de que necessitam.
Atualmente, há 302.000 oficiais, fiscais e voluntários formais, cobrindo os mais de 60.700 eventos realizados a cada ano*. Além dos benefícios diretos que eles trazem para o automobilismo, o voluntariado demonstrou oferecer benefícios mais amplos para os próprios voluntários e para a comunidade em geral.
Junto com o novo departamento, será feita uma revisão e atualização dos regulamentos necessários que definirão os critérios para obter, manter e progredir por meio de graus de licença. Isso proporcionará maior transparência e oportunidade para recrutar novos oficiais e permitir que talentos progridam, ao mesmo tempo em que incentivará a diversificação contínua de oficiais.
Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA, disse: “Nosso esporte não existiria sem a dedicação de nossos oficiais, que estão comprometidos em garantir que todos os níveis de competição de automobilismo ocorram de forma segura, justa e regulamentada.
“Este novo departamento garantirá maior eficiência em suas nomeações, nos permitirá descobrir e nutrir talentos de arbitragem e fornecerá uma abordagem centralizada para sua gestão. Estou feliz em ver que os Oficiais da FIA vêm cada vez mais de diferentes origens, com os participantes recentes do programa Regional Stewards representando isso por meio de 42% de comparecimento feminino e uma idade média de 37,5 anos.”
O Departamento de Oficiais será supervisionado pelo italiano Matteo Perini. Ele fará parte da Educação e Treinamento sob a direção de Valerio Iachizzi, Secretário Geral de Esporte da FIA. Perini começou sua carreira no automobilismo em 2005 e é um Comissário Nacional na Itália desde 2015.
Como um dos mais jovens Comissários Nacionais do país, ele atuou em várias séries, incluindo Rallies, corridas de GT, F4 e TCR. Sua experiência internacional começou com funções de comissário em uma variedade de séries. Ele também atuou como Comissário permanente no Campeonato Italiano de F4 e, a partir de 2019, no Campeonato Europeu Regional de Fórmula. Ele participou e concluiu o Global Pathway para se tornar Comissário da FIA e agora atua como Comissário na Fórmula 1.
Matteo Perini disse: “Estou muito feliz em assumir o cargo de Gerente de Oficiais Esportivos do recém-formado Departamento de Oficiais. Agilizar a operação de arbitragem será meu foco principal, bem como fornecer suporte a esses heróis anônimos do nosso esporte. Como graduado do Global Stewarding Pathway da FIA, também estou bem posicionado para supervisionar o desenvolvimento da próxima geração de oficiais.”
Fonte: FIA News