
No ano passado, o piloto do Chevrolet Sexton Properties nº 14 da AJ Foyt Racing conquistou seu primeiro prêmio NTT P1 por ser o mais rápido na qualificação no Portland International Raceway, novamente liderou voltas importantes na Indianápolis 500 apresentada pela Gainbridge e terminou em nono lugar, o melhor da carreira, na classificação final.
Então, o que ele projeta para a próxima temporada? Mais do que isso.
“Perto do final da (última temporada) nós definitivamente pegamos a pole, duas top-five (finalizações), tivemos uma corrida muito forte em Nashville — eu acho que nos classificamos entre as cinco primeiras se não fosse pela penalidade do motor,” Ferrucci disse. “Tudo isso é apenas construir sobre o sucesso que tivemos ao longo do ano, construindo configurações, construindo livros (de informações).”
Segundo o correspondente Curt Cavin, Ferrucci acrescentou que um segundo ano trabalhando com a Team Penske na aliança técnica entre as duas organizações deve ser benéfico, juntamente com a recente mudança da equipe nº 14 da área de Houston para Indianápolis para reunir a organização de dois carros da AJ Foyt Racing sob o mesmo teto.
“Vai mudar o jogo, e acho que podemos esperar mais sucesso, mais top-fives, espero que mais poles e aquela primeira vitória”, disse ele.
Foi esse otimismo que levou Ferrucci a dizer recentemente que seu carro poderia estar na disputa pelo campeonato da série, uma declaração ousada de um piloto de Connecticut de 26 anos que tem um histórico de apoiar palavras que muitas vezes são vistas como atrevidas.
“Acho que quando eu disse isso (sobre disputar o campeonato), acho que muitas pessoas meio que riram de mim”, ele disse, sorrindo. “Mas você olha para onde teríamos terminado em pontos ovais e então olha como nos saímos no final do ano para a última etapa da temporada. Eu não estava brincando quando disse que acho que podemos correr para um campeonato.
“Sim, há muita coisa envolvida nisso, mas a parte mais importante é a consistência, e isso é uma coisa que eu sei que temos, e isso é algo que você não pode ensinar.
“Terminar todas as corridas, exceto duas, no ano passado, (tendo) apenas uma (falha) mecânica e uma sobre a qual não tenho certeza (em) Toronto, acho que isso mostra. Acho que se (repetirmos) isso este ano e o que tivemos no final do ano passado, mais o desenvolvimento durante todo o inverno sob o mesmo teto, seremos uma força.”
Ferrucci e a equipe nº 14 realmente tiveram uma temporada forte em 2024. Ele foi um dos oito pilotos da série a ganhar uma pole, foi o terceiro em voltas completadas e empatou com os ex-campeões da série Scott Dixon e Will Power em quinto lugar no top 10. Seu carro também estava funcionando na chegada em 15 das 17 corridas (empatado em quinto).
Os 11 top 10 de Ferrucci foram o maior número para um dos pilotos de AJ Foyt em mais de 20 anos, e ele terminou a temporada com quatro deles em sucessão. O oitavo lugar no “500” foi seu sexto top 10 consecutivo no evento, um ano depois de terminar em terceiro. Ele nunca terminou abaixo do 10º lugar em Indy, liderando cinco das seis corridas.
Ferrucci também foi o piloto com melhor resultado da equipe em uma temporada desde Airton Dare em 2002.
Nesta temporada, Ferrucci será pareado com David Malukas, que pilotará o Chevrolet nº 4 da equipe. Malukas tem sido, junto com Ferrucci, um dos melhores pilotos do esporte em ovais curtos, e a dupla deve ser divertida de assistir em todas as pistas nesta temporada. A média de chegada de Ferrucci nas sete corridas ovais do ano passado foi de 7,3, um número superado apenas por Scott McLaughlin.
Se Ferrucci e seu grupo conseguirem evitar resultados ruins — eles tiveram três na casa dos 20 na temporada passada — eles podem realmente ter uma chance de saltar para o escalão superior da série.
“Honestamente, nosso próximo passo será apenas encontrar esse ritmo como fizemos no ano passado”, disse Ferrucci. “Essa é a chave principal. Temos nossas configurações em nossos livros. Será apenas realmente entrar naquele ritmo top cinco. Temos o ritmo top 10 muito bem definido, tenho certeza disso.
“Então, é só tirar a próxima peça da armadura, e para fazer isso, tudo tem que dar certo. Todo fim de semana você não pode perder tempo em testes, você não pode perder tempo de treino. Cada segundo lá fora contará para nós, especialmente quando você quer fazer uma corrida de campeonato.”
Uma corrida de campeonato. Os fãs de Foyt gostam do som disso.
Fonte: Indycar