Por Eric Smith
Pelo segundo ano consecutivo, Santino Ferrucci colocou um carro AJ Foyt Racing no Firestone Fast Six. Ferrucci qualificou seu Chevrolet nº 14, Homes For Our Troops, com uma média de quatro voltas de 232,692 mph, boa o suficiente para lutar em sexto lugar no campo de 33 carros para a 108ª corrida das 500 milhas de Indianápolis apresentada por Gainbridge.
Ferrucci disse que pode vencer a partir daí.
“Eu me sinto muito bem com isso na segunda-feira (treino)”, disse Ferrucci.
Em maio passado, Ferrucci se classificou em quarto e terminou em terceiro, liderando 11 voltas, tornando-se o segundo piloto da AJ Foyt Racing neste século a liderar o “500” no icônico Chevrolet nº 14 da equipe. Esse choque desencadeou uma revitalização na organização que permaneceu no ensolarado Indianápolis Motor Speedway no domingo.
“É muito legal representar a AJ Foyt Racing”, disse Ferrucci. “Esses caras não desistem, não importa o quão pequeno você seja. É tudo uma questão de atenção aos detalhes, e isso é tudo que dizemos a esses caras. Há um processo a seguir.”
Ferrucci disse que faz parte desse processo. Como piloto, ele observou que seu papel é acertar todas as marcas da pista, acertar todos os pontos de mudança, todos os ápices de curva e muito mais. Tudo conta. Ele confia na equipe ao seu redor e espera fazer mágica em 26 de maio, na esperança de marcar sua primeira vitória na NTT INDYCAR SERIES e a primeira vitória “500” da AJ Foyt Racing desde Kenny Brack em 1999.
“Não me sinto mal pela minha corrida”, disse Ferrucci. “Isso é tudo que eu poderia pedir. Temos um pônei no show. A única coisa que importa é o próximo domingo.”
Ferrucci tem cinco resultados entre os 10 primeiros em tantas tentativas das 500 milhas de Indianápolis, incluindo três resultados entre os seis primeiros nas últimas quatro.
Poder em segundo lugar novamente
Pela primeira vez desde 1988, a equipe Penske varreu a primeira fila para a 108ª corrida das 500 milhas de Indianápolis. Notavelmente, Power deu aquela chance em 20 de abril, após seu segundo lugar no Acura Grand Prix de Long Beach.
Quase um mês depois, sua revelação profética se tornou realidade.
Mas não foi Power quem ergueu o hardware do Prêmio NTT P1. Ele se classificou em segundo lugar com 233,917 em seu número 12 da Verizon Business Team, Penske Chevrolet. O companheiro de equipe Scott McLaughlin conquistou a pole em 234,220 no número 3 da Pennzoil Team Penske Chevrolet com a velocidade média de pole em quatro voltas mais rápida da história do “500”.
Esta é a terceira vez que Power se classifica no meio da linha 1 para o “500” e a terceira vez nas últimas quatro corridas desta temporada da NTT INDYCAR SERIES ele larga do segundo lugar.
O desespero de Power para ganhar o prêmio NTT P1 pelas 500 Milhas de Indianápolis está diminuindo. Ele disse que parece que um poste não foi feito para existir.
Apesar de marcar um recorde de 70 poles na NTT INDYCAR SERIES, Power está 0 em 17 para uma pole na Indy 500.
“Sim, continuo conseguindo segundos este ano, mas não tenho certeza se conseguirei essa pole”, disse ele. “Por alguma razão estranha, acho que é uma daquelas coisas em que os deuses das corridas dizem: ‘Sim, você pode ter o recorde da pole, mas certamente não vai conseguir este.’
“Essa é apenas a ironia da vida. Como eu disse ontem, não será o fim do mundo se eu não fizer isso. É apenas uma caixa para marcar. É um bom. Obviamente, o vencedor da corrida é muito maior.”
Power venceu as 500 Milhas de Indianápolis de 2018 e entra como favorito para a corrida do próximo domingo. Power tem três vice-campeonatos em quatro corridas nesta temporada.
Power pode estar atolado em uma seca de 32 corridas sem vitórias, mas se o bicampeão da série continuar terminando como fez recentemente, essa sequência logo irá acabar. Nesse período sem vitórias, o piloto da Team Penske, Power, conquistou sete vice-campeonatos, incluindo três em quatro corridas nesta temporada.
Rossi tenta equilibrar a mentalidade Indy
Alexander Rossi tem a distinção de ser o melhor qualificado não pertencente ao Team Penske para a 108ª corrida das 500 Milhas de Indianápolis, no próximo domingo, apresentada por Gainbridge. Rossi larga em quarto lugar no Chevrolet Arrow McLaren nº 7, após uma média de qualificação de quatro voltas de 233,090.
O trio da Team Penske varreu a primeira fila com Scott McLaughlin sendo o único piloto na faixa de 234 mph, enquanto Power, Josef Newgarden e Rossi foram os únicos pilotos a eclipsar a média de 233 mph.
Sendo o piloto não pertencente à Penske mais rápido no sábado, Rossi se concentrou em melhorar seu programa com ajustes ou transferiu o objetivo para a equipe Penske para um prêmio NTT P1 executado um dia depois?
“São os dois”, disse ele. “Não creio que, como organização, poderíamos ter tirado algo mais do que fizemos. Este lugar é o culminar de muitas coisas diferentes que resultam em desempenho. Certamente não foi falta de esforço.”
Rossi disse que ficou desapontado por ter que aceitar a raspagem da Penske, mas disse que seu carro de “corrida” é tão bom – se não melhor – do que seu carro na qualificação.
Rossi, o vencedor da 100ª corrida das 500 Milhas de Indianápolis como estreante, terminou em quinto lugar em suas duas últimas partidas no “500” e teve seis resultados entre os 10 primeiros em oito tentativas no total. A qualificação de domingo é a sexta largada de Rossi entre os 10 primeiros nas últimas oito tentativas.
Legge prova que ela pertence
Antes da qualificação Last Chance de domingo durante o PPG apresenta a qualificação das Forças Armadas, Katherine Legge foi uma das quatro pilotos competindo pelas três vagas finais na 108ª corrida das 500 milhas de Indianápolis apresentada por Gainbridge.
Ela manteve suas emoções sob controle antes de subir no elfo rosa e preto nº 51 da Cosmetics Dale Coyne Racing Honda. Legge disse que estava nervosa como qualquer outro ser humano estaria naquele momento, mas a ansiedade enquanto esperava para fazê-la correr não foi tão avassaladora quanto ela esperava.
Então, durante a qualificação, o carro balançou forte na última das quatro voltas.
Mas ela não conseguia tirar o pé do acelerador. Isso pode mantê-la fora do show como a única motorista voltando para casa.
“Honestamente, foi assustador”, disse ela.
Legge, 43 anos, disse que essa enorme manobra contribuiu para as voltas mais estressantes que ela já deu em sua carreira. Ela teve que cavar fundo e garantir que seu pé permanecesse colado ao pedal do acelerador, mesmo com o carro tentando girar.
O alívio de entrar no pit road após uma média de qualificação de quatro voltas de 230,092 deixou-a com emoções confusas. Por um lado, o nervosismo que lhe faltava ao entrar no carro antes da qualificação foi substituído pelo medo puro. Ela também ficou aliviada por poder sair e respirar novamente.
Após uma extenuante espera de 40 minutos para saber se ela precisaria fazer outra tentativa, a manifestação de emoções fluiu com alegria. Legge estava seguro. Ela não precisou voltar para a cabine.
Ela espera que a brilhante exibição de dirigir e segurar um carro de corrida solto e quebrado mostre ao mundo que ela pertence às 500 milhas de Indianápolis.
“Se eu pegar a doença e permanecer plana não significa para o resto do mundo que pertenço aqui, então não sei o que significa”, disse ela.
Rahal supera lutas para fazer show
Pelo segundo mês de maio consecutivo, Graham Rahal participou da qualificação Last Chance. Desta vez, Rahal fez o show, qualificando-se na 33ª e última posição para a 108ª corrida das 500 Milhas de Indianápolis, no próximo domingo, apresentada por Gainbridge, depois de ser expulso de campo no ano passado pelo então companheiro de equipe Jack Harvey.
O coproprietário da Rahal Letterman Lanigan Racing, Bobby Rahal, disse que mesmo com todos os avanços da organização desde o desastre de maio passado, ele percebeu a falta de velocidade com o número 15 da United Rentals Honda de seu filho, iniciado há 72 horas.
“Tivemos dificuldades neste fim de semana”, disse ele. “No final desta semana, lutamos e não conseguimos encontrar a chave para tudo.”
Este fim de semana tornou o “Plano de Recuperação da Indy” incompleto?
Rahal disse que muitas das coisas que a RLL fez ao longo do ano foram um benefício. A equipe diminuiu a diferença para o “grupo de elite”. Mas a experiência de Rahal sabe que mesmo melhorando a velocidade, as equipes devem acertar no equilíbrio do chassi.
“Se a configuração não estiver correta, todas essas melhorias serão anuladas”, disse ele.
Rahal admitiu que o que faltou na configuração foi a velocidade em linha reta. Ele disse que Graham Rahal estava entrando na Curva 3 a 370 km/h. Os carros com motor Chevrolet atingiam 395 km/h. Esse défice não pode ser compensado nas curvas.
Fazer a corrida fez com que ele dormisse muito melhor no domingo à noite.
“Estou realmente aliviado”, disse ele. “Acho que isso acrescentou mais alguns anos à minha vida, mas estou muito aliviado.”
Kanaan ajuda Siegel
Kyle Larson pregou o quão importante Tony Kanaan tem sido para o desenvolvimento da NTT INDYCAR SERIES para a 108ª corrida das 500 milhas de Indianápolis no próximo domingo, apresentada por Gainbridge. Esse conhecimento foi passado para outro piloto novato no domingo – Nolan Siegel.
Na quinta-feira, Siegel deu meia volta e fez contato frontal esquerdo em sua Dale Coyne Racing Honda nº 18 com a Turn 2 SAFER Barrier. O carro decolou e pousou no sidepod esquerdo, deslizando pela retaguarda do aro.
A queda deixou Siegel para trás.
Ele foi o último entre os 34 motoristas no relatório sem reboque durante a “Sexta-feira Rápida”, com uma velocidade máxima de 228,742. No dia de abertura do PPG Presents Armed Forces Qualifying, Siegel foi o último novamente com uma média de quatro voltas de 228,841. Entre as 74 tentativas de qualificação, 70 completaram uma corrida completa de quatro voltas. As três tentativas de quatro voltas de Siegel foram as mais lentas.
Kanaan recebeu a aprovação da Arrow McLaren para cruzar equipes e fabricantes para dar à equipe número 18 da Dale Coyne Racing Honda de Siegel orientação sobre como entrar em campo. Há uma conexão entre Siegel e McLaren: o jovem de 19 anos dirige carros esportivos pela United Autosports, de propriedade do CEO da McLaren, Zak Brown.
“É ótimo ter Tony aqui”, disse Siegel. “Há muitas pessoas que estão dispostas a ajudar e eu realmente aprecio isso. Há tantas pessoas aqui que têm tanta experiência como Tony e pessoas assim podem ser algo para a mesa. Quer seja em termos de direção ou de carro, ele simplesmente tem muito conhecimento. Estou muito grato por ele estar disposto a ajudar.”
Siegel caiu nos segundos finais de sua última corrida de qualificação no Last Chance Qualifyying, tornando-o o único piloto a perder o campo. Ainda assim, Siegel disse que as duas tentativas de qualificação na sessão Last Chance foram as melhores voltas que ele fez durante toda a semana. Infelizmente, ele empurrou o carro além dos limites.
“Eu não ia voltar para casa porque levantei”, disse ele sobre o acidente. “Aqui estou.”
Miudezas
- O quarterback do Indianapolis Colts, Anthony Richardson, esteve presente no domingo. Esta foi sua primeira visita ao Indianapolis Motor Speedway.
- Jeff Gordon, cinco vezes vencedor do Brickyard 400, que esteve no IMS neste fim de semana, disse que conversou com o dono da equipe, Rick Hendrick, sobre as intensas corridas de qualificação de Larson e disse que tanto ele quanto Hendrick estavam aproveitando as ondas emocionais da qualificação para as 500 Milhas de Indianápolis. “É uma loucura como são os altos e baixos. Estamos felizes que as coisas estejam indo bem. Ele tinha muito a aprender e ainda assim está aplicando tudo tão bem quanto se poderia imaginar.”
- Gordon, um apoiador de longa data da Chevrolet com o fabricante impulsionando todas as 93 vitórias da NASCAR Cup Series, disse que o domínio do motor nas eliminatórias das 500 milhas de Indianápolis ajuda no momento da primeira largada de Larson na NTT INDYCAR SERIES. Os carros com motor Chevrolet ocuparam os oito primeiros lugares do grid de largada.
- A primeira volta de Larson em seu Top 12 de qualificação com 233,453 superou o recorde de Benjamin Pedersen do ano passado (233,297) como a velocidade de qualificação mais rápida de uma volta por um novato.
- Com seis eliminatórias para novatos, a quantidade de pilotos para iniciar uma 500 milhas de Indianápolis supera 800, com 801 pilotos se classificando para os “500”.
- A média de campo de 231,943 mph é o segundo campo mais rápido na história das 500 Milhas de Indianápolis, atrás dos 232,184 do ano passado.
- A pole de McLaughlin é a décima vez que o número 3 larga pela primeira vez na história das 500 Milhas de Indianápolis. A última vez foi em 2010 com Hélio Castroneves. O carro nº 1 (13 vezes) é o melhor.
- O vencedor do “500” de 2022, Marcus Ericsson, levantou as sobrancelhas quando levantou após sua terceira volta de qualificação durante sua primeira corrida de qualificação Last Chance, pensando que sua sequência de quatro voltas havia terminado. Ericsson e Andretti Global devolveram a Delaware Life Honda nº 28 aos boxes e fizeram outra corrida, qualificando-se em 230,027. Ericsson assumiu total responsabilidade pela gafe após a qualificação.
- O sétimo lugar de Rinus VeeKay é o mais baixo em cinco tentativas. Ele se classificou em quarto, terceiro, terceiro e segundo anteriormente.