Por Eric Smith
Nas sombras do monumento de bronze de Detroit de 24 pés da lenda do boxe Joe Louis, uma briga quase estourou no pit lane entre o piloto da Andretti Global Kyle Kirkwood e Ferrucci no final da sessão de treinos de 45 minutos da NTT INDYCAR SERIES.
Ferrucci pulou a parede do pit e empurrou Kirkwood, que entrou no pit de Ferrucci para discutir a briga na pista com áudio em Peacock pegando Ferrucci gritando: “Você se transformou em mim, seu (bip) pedaço de (merda). Não faça isso comigo de novo.”
Poucas horas depois, após a rodada de abertura da qualificação eliminatória, o piloto da Juncos Hollinger Racing, Romain Grosjean, emitiu com raiva um aviso severo ao presidente da equipe, Larry Foyt, jurando vingança e um carro de corrida destruído para Ferrucci por bloqueá-lo na pista, impedindo seu número 77 Juncos. Hollinger Racing Chevrolet por avançar para a segunda fase.
Esta não é a primeira vez nesta temporada que o agressivo Ferrucci entra em confronto com Grosjean. Eles tiveram desentendimentos na pista do Barber Motorsports Park e do percurso rodoviário do Indianapolis Motor Speedway.
Foyt disse depois que Ferrucci se classificou em 10º para o Grande Prêmio Chevrolet Detroit de domingo apresentado por Lear (meio-dia ET, USA Network, Peacock, INDYCAR Radio Network) que é uma pena que Ferrucci e Grosjean continuem se aproximando na pista e que eles precisam ser adultos sobre a situação.
“Corra duro, mas contanto que não comecemos a destruir uns aos outros e coisas assim”, disse Foyt. “Isso não pertence aqui.”
Foyt disse que ele e o coproprietário da Juncos Hollinger Racing, Ricardo Juncos, conversaram antes e acham que podem precisar conversar novamente antes da corrida de domingo.
“Espero que as coisas se acalmem”, disse Foyt.
A situação entre Ferrucci e Kirkwood já mudou. Ferrucci se desculpou durante uma entrevista ao ar com a NBC durante a qualificação pela forma como lidou com sua raiva de ambos os pilotos na manhã de sábado.
Ferrucci acusou Kirkwood de bater em seu Chevrolet nº 14 da AJ FOYT RACING / SEXTON PROPERTIES enquanto ele estava em uma volta rápida, também alegando que o companheiro de equipe Andretti Global de Kirkwood, Colton Herta, fez o mesmo no início da sessão. Kirkwood culpou Ferrucci por iniciar o contato com sua Honda nº 27 da AutoNation.
“Estamos nos treinos, estou em uma volta que nos colocará em terceiro lugar”, disse Ferrucci. “Eu sei que todo mundo está lutando contra o trânsito. Estou descendo uma colina. Quem simplesmente se transforma em alguém e transforma o carro em você? É uma jogada tão idiota.”
A natureza apertada e acidentada do circuito temporário de nove curvas e 1.645 milhas leva a gargalos que são difíceis de evitar enquanto os pilotos tentam estabelecer lacunas na pista para voltas limpas.
“Todo mundo para aqui”, disse Kirkwood frustrado sobre a situação. “Todo mundo tem que esperar. Obtenha sua lacuna. Entre no colo. É prática, relaxe. Ele decidiu fazer isso comigo e fez isso com Colton também. Eles colidiram. Eu não sei o que ele está fazendo. Seu colo já estava arruinado. Ele arruinou sua próxima volta também. É simplesmente idiota. É perigoso. Ele bateu em mim e propositalmente tentou me colocar no caminho. Aí fui falar com ele sobre isso e ele me agarra e fica me sacudindo. É insano. Já vimos isso antes. Eu ia dizer a ele que é completamente desnecessário e para ver onde estava a cabeça dele. Simplesmente não faz sentido para mim.”
Disse Herta: “Ele pode fazer o que quer; faremos o nosso. Não temos tempo para ele ou suas travessuras lá atrás.”
O’Ward frustrado com a qualificação
Os pilotos da NTT INDYCAR SERIES buscam lacunas não apenas nos treinos, mas, mais importante, na qualificação. Os motoristas disseram que a pista de 2.645 quilômetros, com quase todos os carros em busca de vaga, lembra um pequeno oval.
Mesmo nas eliminatórias com grupos divididos, os carros ainda se encontram como ímãs.
O piloto da Arrow McLaren, Pato O’Ward, ficou frustrado com sua sessão de qualificação, dizendo que não achava que merecia ser transferido para a segunda rodada porque estava logo atrás de Felix Rosenqvist e sua Honda nº 60 da AutoNation/SiriusXM.
“Todo mundo está tentando se distanciar”, disse ele. “Você não pode recuar porque vai atrapalhar a volta deles, mas também não pode acelerar porque vai atrapalhar sua chance de conseguir uma volta.”
O’Ward parou seu Chevrolet Arrow McLaren nº 5 no segundo turno depois de ultrapassar uma curva, tentando criar espaço no trânsito. Ele largará em 12º na corrida de 100 voltas de domingo.
Pourchaire mostra força após Indy Break
O piloto novato da Arrow McLaren, Theo Pourchaire, está de volta à ação neste fim de semana depois de ficar de fora da 108ª corrida das 500 Milhas de Indianápolis do fim de semana passado, apresentada por Gainbridge.
Pourchaire em maio foi nomeado piloto do # 6 Arrow McLaren Chevrolet pelo resto da temporada, começando com o Chevrolet Detroit Grand Prix de domingo apresentado por Lear. Assim, em “O Maior Espetáculo das Corridas”, ele foi espectador pela primeira vez na vida.
“O ‘500’ foi incrível”, disse Pourchaire. “É definitivamente o maior espetáculo do automobilismo do mundo. Eu amei. Eu realmente gostei disso. Eu estava aproveitando a vida assistindo esta corrida e realmente espero poder vencê-la um dia e pilotar na corrida.”
Antes que o francês possa chegar à 109ª corrida das 500 Milhas de Indianápolis em maio próximo, ele precisa deixar uma impressão para o resto da temporada 2024 da NTT INDYCAR SERIES.
Pourchaire teve um início rápido neste fim de semana. Em sua primeira visita ao Motor City, Pourchaire foi quarto nos treinos livres de 45 minutos da manhã de sábado, apesar de ter atingido uma barreira no final da sessão e apoiou isso com o melhor esforço de qualificação do sétimo lugar da carreira, algumas horas depois.
“Estou muito feliz com os melhores resultados da minha carreira na qualificação na SÉRIE INDYCAR”, disse Pourchaire. “Claro, também um pouco decepcionado, porque sinto que tive um ótimo carro. Eu estava dirigindo bem e com mais uma volta no Fast 12, poderia ter feito o Firestone Fast Six. Não há problema em ficar decepcionado assim com um bom resultado, então estou feliz e tenho certeza que podemos fazer algo de bom amanhã.”
Palou em posição familiar
O segundo colocado Alex Palou entra no Grande Prêmio Chevrolet Detroit de domingo, apresentado por Lear não apenas como o atual vencedor da corrida, mas também como o líder de pontos da NTT INDYCAR SERIES. Ele chega à sexta corrida da temporada 20 pontos à frente do companheiro de equipe da Chip Ganassi Racing, Scott Dixon.
No ano passado, Palou chegou às ruas de Detroit em situação semelhante, liderando o então companheiro de equipe da Ganassi, Marcus Ericsson, por 20 pontos.
“Mais ou menos, sim”, disse Palou sobre se a temporada de 2024 se parece muito com sua campanha de vitória no campeonato em 2023. “Tem sido um pouco mais difícil, mas no início senti que tivemos um começo melhor do que o do ano passado.”
Palou na última temporada teve uma posição final média de 4,33 em seis corridas. Nesta temporada, a média de resultados de Palou em seis corridas é de 3,16, incluindo sua vitória na corrida de exibição The Thermal Club $1 Million Challenge em 24 de março.
No ano passado, Palou venceu o Grande Prêmio de Sonsio e terminou em quarto lugar na Indy 500 antes de arrancar uma seqüência de três vitórias consecutivas começando em Detroit, mudando sua disputa pelo título para overdrive. No mês passado, ele repetiu o título de vencedor do GP de Sonsio e terminou em quinto nas 500 Milhas de Indianápolis.
As semelhanças são evidentes.
“Se você olhar apenas para os resultados, parece o mesmo, mas por dentro é sempre diferente”, disse Palou. “Na SÉRIE INDYCAR, realmente não funciona assim. Ele continua mudando, especialmente com os diferentes pneus Firestone Firehawk que temos este ano. Temos feito alterações em todas as pistas com base nas configurações que fizemos no ano passado. Estamos começando com uma base melhor do que algumas outras equipes e pilotos, mas temos muito trabalho para garantir que funcione.”
Palou ampliou sua vantagem de pontos na temporada passada de 20 para 90 pontos à frente do segundo nesta reta. Ele conseguirá montar outro ataque neste período e levar sua Honda número 10 da DHL Chip Ganassi Racing ao terceiro campeonato em quatro anos?
Em ambas as temporadas de vitórias do campeonato de Palou, 2021 e 2023, ele emergiu do mês de maio no Indianapolis Motor Speedway com a liderança de pontos.
Miudezas
- O quinto lugar de Dixon na qualificação no 9º lugar do PNC Bank Chip Ganassi Racing Honda foi sua 100ª participação no Firestone Fast Six na carreira.
- Kirkwood disse que seu carro Andretti Global é um “foguete” neste fim de semana, depois de se classificar em sexto. Ele admitiu que tinha mais velocidade no carro e sabia que seu companheiro de equipe Herta fez uma grande volta e foi longe demais para alcançá-lo. Em retrospectiva, Kirkwood desejou ter se contentado com o segundo lugar na primeira fila, mas disse que tinha que ultrapassar os limites da aderência em uma série tão competitiva como a NTT INDYCAR SERIES. Kirkwood ficou em quarto e segundo lugar, respectivamente, nas duas sessões de treinos.
- A Andretti Global conquistou as primeiras posições de qualificação da NTT INDYCAR SERIES e da INDY NXT by Firestone para as corridas de domingo. Juntando-se a Herta, que ganhou seu 12º prêmio NTT P1 da carreira pelo Chevrolet Detroit Grand Prix apresentado por Lear, Louis Foster conquistou sua quinta carreira no INDY NXT pela Firestone pole.
- Foster ostenta um fim de semana perfeito até agora no carro nº 26 da Copart/Novara Technologies. Ele foi o mais rápido em ambas as sessões de treinos do INDY NXT by Firestone antes de conquistar sua primeira pole da temporada.
- Jamie Chadwick (nº 28 VEXT da Andretti Global) qualificou-se como melhor quarto da carreira, marcando seu quarto lugar consecutivo entre os seis primeiros. Ela terminou em terceiro na sexta posição inicial na corrida 1 do fim de semana de corrida do Indianapolis Motor Speedway em 10 de maio.
- O líder de pontos do INDY NXT by Firestone, Jacob Abel, qualificou-se em segundo lugar em sua entrada nº 51 da Abel Construction para a Abel Motorsports. Ele se classificou em segundo, primeiro, primeiro, primeiro e segundo, respectivamente, nesta temporada.