Como Ryan Hunter-Reay disse uma vez, a NTT INDYCAR SERIES e, especificamente, a Indianápolis 500 apresentada pela Gainbridge são melhores quando a AJ Foyt Racing é relevante e competitiva.
Certamente, a organização do lendário AJ Foyt se tornou exatamente isso nos últimos anos, e a temporada de 2024 foi a mais bem-sucedida em anos.
Liderada pela pilotagem de Santino Ferrucci e, mais tarde, pela contratação do também jovem astro David Malukas, a AJ Foyt Racing passou o ano causando um grande rebuliço.
Segundo Curt Cavin, Ferrucci registrou 11 top 10 na temporada recentemente concluída, o melhor resultado da carreira, terminando em nono na classificação do campeonato. Ambas as marcas foram as melhores para a equipe em mais de duas décadas. Ferrucci também conquistou a primeira pole da série de sua carreira (no Portland International Raceway) e a primeira para a equipe desde 2014.
Ferrucci e a equipe também foram fortes nas “500”, assim como em 2023. O piloto aumentou sua sequência de top 10 consecutivos para seis ao terminar em oitavo. Um ano atrás, ele terminou em terceiro, o melhor da carreira.
A contratação de Malukas para 2025 dá à organização Foyt dois pilotos que têm um histórico de excelência em pistas ovais. Depois de perder as sete primeiras corridas da temporada devido às ramificações de uma lesão no pulso sofrida em fevereiro, que o fez ser dispensado pela Arrow McLaren, Malukas se juntou à Meyer Shank Racing e entregou uma série de resultados fortes.
O piloto que desafiou a Team Penske na frente do grid na World Wide Technology Raceway enquanto membro da Dale Coyne Racing – Malukas terminou em segundo em 2022 e terceiro em 2023 – estava de volta perto da frente naquela pista curta este ano também. Malukas se classificou na primeira fila e, algumas semanas depois, ficou novamente em segundo na qualificação para a primeira das corridas na Milwaukee Mile.
Em 10 corridas com a Meyer Shank Racing, Malukas se classificou no top 10 em sete ocasiões, incluindo cada uma das três finais e seis das sete finais. Com a AJ Foyt Racing, ele pode ser um fator para mais sucessos como esse na próxima temporada.
Fora da pista, a equipe consolidou seus esforços em Indianápolis, e os membros da equipe podem praticamente ver o Indianapolis Motor Speedway de sua oficina. Isso funciona bem, pois espera-se que a dupla Ferrucci e Malukas, juntamente com uma aliança técnica contínua com a Team Penske, possa ser potencialmente uma combinação vencedora em 2025.
Fonte: Indycar