Fenestraz e Frijns correm para o ABB Driver of Progress em Xangai

por Formula E News

Duas corridas intensas e muito disputadas geraram altos níveis de estresse no pelotão na estreia do Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA em Xangai.

Com isso, Sacha Fenestraz e Robin Frijns emergiram com um prêmio ABB Driver of Progress cada, enquanto lutavam contra grupos de carros do início ao fim no retorno da Fórmula E à China, nas etapas 11 e 12.

Começando do 22º e último lugar, Fenestraz tinha uma estratégia muito clara na corrida de abertura. O piloto da Nissan estava na máxima conservação de energia, a ponto de na metade do E-Prix ele ainda estar lutando para não ficar em último!

Geralmente, isso acontece de uma forma relativamente direta. O piloto segura, não faz (ou faz pouco) terreno, então usa seu excedente de energia para cortar a ordem no final. Mas tal era a natureza da abertura de Xangai que havia muito pouca oportunidade para fazer isso.

DESTAQUES DA CORRIDA: E-Prix de Xangai 2024, Rodada 11

Ainda havia uma vantagem de bateria a ser obtida com uma largada cautelosa e uma abordagem consciente de energia para a corrida. Evitar as corridas lado a lado que drenam a bateria no grampo ou na reta de largada e chegada, por exemplo, foi benéfico, assim como o fato de ficar no final da fila significava maximizar os 0,4% ou mais de energia por volta que o reboque valia.

Mas o problema para Fenestraz foi como todo o grid estava tão atento ao uso de energia nesta corrida – a velocidade média do grid na segunda volta foi de apenas 128 km/h, comparado a 134 km/h no pico. Isso foi incomum e causou dois problemas: um, o ganho foi menor do que o normal; e dois, a maioria dos pilotos tinha energia suficiente na reserva para melhorar seu ritmo conforme a corrida ficava mais rápida e então atacar nas últimas voltas quando o pino foi devidamente puxado.

Energia R11

Isso significava que Fenestraz tinha que ser particularmente paciente, mas também tinha que usar sua vantagem de energia cedo o suficiente para começar a subir na ordem enquanto os outros estavam esperando para conseguir aumentar seu próprio ritmo. Ele fez um pouco de progresso logo após a marca da metade, passando de 22º na volta 14 para 17º na volta 16, mas isso apenas precedeu algumas voltas de disputa por posição com aqueles ao seu redor, em vez de sinalizar uma subida acentuada. A essa altura, ele estava cerca de 2% melhor em energia.  

Ele se estabeleceu em 15º indo para o crescendo da corrida, então ultrapassou Sergio Sette Camara e Nico Mueller (ABT CUPRA) da ERT para ficar em 13º  e mais dois lugares chegaram após a bandeirada graças às penalidades para Antonio Felix da Costa (Porsche) e Maximilian Guenther (Maserati MSG Racing). O fato de ambos terem ocorrido por causa de conflitos com outros pilotos mostra o tipo de confusão nesta corrida em que era fácil se envolver.

Sacha posição de chegada R11

E embora isso significasse que Sette Camara não foi recompensado com nenhum ponto, o fato de ele ter terminado a corrida em 11º e 4.791s atrás do líder, tendo ficado em 21º e 7.229s atrás após a volta inicial – sem a ajuda de um safety car – diz muito sobre o quão incomum foi essa corrida.

Agressividade para uma corrida mais rápida

Quanto a Frijns, que começou a segunda corrida em 20º após uma sessão de qualificação ruim para a equipe Envision Racing, houve um tema semelhante na largada. Ele e seu companheiro de equipe Sebastien Buemi, que começou em 22º , praticamente enrolaram na volta de abertura.

Mas a segunda corrida, sendo uma volta mais curta, significou menos tempo para progredir e, crucialmente, menos voltas para os outros ficarem conscientes sobre sua energia – daí o ritmo da corrida ser de 2 a 3 km/h por volta mais rápido desde o início.

Rodada 12 | Destaques da corrida do YouTube de Xangai | Temporada 10 - WEB ENDBOARD

Isso exigiu uma abordagem um pouco diferente, que Frijns adotou. Ele conseguiu dar duas voltas no final do grid, mesmo com uma implantação antecipada de suas duas ativações obrigatórias do MODO ATAQUE.

Frijns focou sua atenção em entrar no pelotão logo no início, então ele tinha menos a fazer depois, quando provavelmente não haveria tempo ou vantagem energética suficiente para recuperar o terreno que ele precisava. Então sua ascensão foi muito mais acentuada do que a de Fenestraz. Frijns levou apenas 11 voltas para chegar à posição em que Fenestraz foi finalmente classificado na Rodada 11.

Obviamente, isso teve um custo de energia. Frijns teve um dos estados de carga mais vulneráveis ​​na segunda metade do E-Prix, correndo cerca de 1% abaixo do campo e 2% abaixo do vencedor da corrida Antonio Felix da Costa. Mas, enquanto ele corria nos pontos da volta 12 em diante, ele estava no controle de sua corrida e sabia que, enquanto mantivesse a posição, ele deixaria Xangai com uma recompensa tangível.

Isso não impediu Frijns de atacar por mais. Ele perseguiu Nyck de Vries bastante – antes de Nyck de Vries, da Mahindra Racing, ser removido da cena por um erro de Sam Bird (NEOM McLaren). O holandês perseguiu Guenther em oitavo pelo restante da corrida, mas crucialmente, mesmo com um frustrado atual campeão mundial Jake Dennis (Andretti) e um Oliver Rowland (Nissan) rico em energia diretamente atrás dele, Frijns nunca pareceu perder sua posição. 

Enquanto outros gastavam seus excedentes, o déficit de Frijns foi reduzido a ponto de ficar empatado com da Costa, e ele se manteve confortavelmente – foi o quanto a posição na pista superou os níveis de energia quando essas corridas aconteceram.

Compare e contraste sua corrida com a de Buemi, que teve um E-Prix um pouco mais Fenestraz-esque. Buemi forçou menos a questão, e teve um uso de energia um pouco melhor que Frijns, mas ele não conseguiu usar isso a seu favor no final porque ninguém estava realmente mancando para a bandeira quadriculada.

O resultado foi que Frijns proativamente alcançou os pontos em nono lugar, enquanto Buemi – assim como Fenestraz – estava frustrantemente do outro lado do corte em 12º .

Do jeito que está…

Rowland lidera Dennis na classificação geral com 56 a 47 pontos, enquanto o progresso de Fenestraz em Xangai agora o coloca em terceiro.

ABB_PLACAO_16X9

You may also like