A Fórmula E se prepara para sua primeira visita ao Japão. Aqui estão todos os números importantes para o primeiro E-Prix de Tóquio, no sábado, 30 de março.
· A corrida 121 na história da Fórmula E é a primeira a ser realizada no Japão, a 24ª nação soberana a ser visitada pelo ABB FIA Formula E World Championship, e o 34º local diferente (logo seguido pelo 35º, em Misano). Esta será a 27ª corrida de Fórmula E a ser realizada na Ásia.
· Tóquio é a cidade mais oriental onde a Fórmula E já correu, e está 16 fusos horários à frente de Portland, onde a Fórmula E correrá em junho.
· Tóquio é a maior cidade metropolitana do mundo, com uma população estimada de mais de 39 milhões de pessoas. Quatro das cinco cidades mais populosas aparecem no calendário da Temporada 10 (Tóquio, Xangai, São Paulo e Cidade do México).
· Três pilotos japoneses já correram na Fórmula E. Takuma Sato e Sakon Yamamoto correram na 1ª temporada e Kamui Kobayashi correu na 4ª temporada (embora Kobayashi tenha corrido sob uma licença monegasca).rótulo.galeria.prevSliderótulo.galeria.próximo slide
· Nenhum dos pilotos japoneses conseguiu terminar um E-Prix entre os dez primeiros. No entanto, Takuma Sato marcou dois pontos na Fórmula E como resultado de reivindicar a volta mais rápida para o E-Prix de Pequim da Temporada 1.
· Os pilotos japoneses começaram cinco corridas de Fórmula E, mas só conseguiram terminar na volta da liderança uma vez (Kobayashi na Corrida 1 da Temporada 4 de Hong Kong).
· Takuma Sato e Sakon Yamamoto têm as carreiras mais curtas na Fórmula E entre todos os pilotos, tendo completado apenas 21 voltas cada (nenhum outro piloto correu menos voltas na Fórmula E).
· O E-Prix de Tóquio será a 27ª corrida de Fórmula E realizada na Ásia, ultrapassando a América do Norte como o segundo continente mais visitado (atrás apenas da Europa, que sediou 51 corridas).
· Depois do DNS de Sébastien Buemi em Diriyah, Lucas di Grassi é o único piloto a ter começado todas as corridas de Fórmula E na Ásia.
· No entanto, é Sam Bird quem conquistou mais vitórias na Ásia (quatro).
· Lucas di Grassi conquistou nove pódios na Ásia (o maior número entre todos os pilotos), mas não conquistou um pódio na Ásia desde a visita a Seul na 8ª temporada.
· Um total de 14 pilotos conquistaram a pole position na Ásia, com Sébastien Buemi, Jean-Eric Vergne e Oliver Rowland conquistando um recorde de três poles na Ásia.
· Nenhum piloto conseguiu pontuar em todas as cidades asiáticas que a Fórmula E visitou. António Felix da Costa e Sebastien Buemi têm os melhores recordes, tendo pontuado em sete das oito cidades asiáticas. da Costa só não conseguiu pontuar em Pequim e Buemi só não pontuou na visita a Hyderabad na temporada passada.
· O E-Prix de Tóquio será a 100ª corrida da Jaguar na Fórmula E. Desde que entrou no grid na 3ª temporada, a equipe conquistou 13 vitórias, 36 pódios e 1.139 pontos.
· Com Mitch Evans na Jaguar desde a primeira corrida, o E-Prix de Tóquio marcará a 100ª corrida de Evans pela equipe (fazendo dele o primeiro piloto a correr 100 corridas por uma única equipe).
· Em quatro das últimas seis novas corridas de Fórmula E em uma cidade, a corrida foi vencida por Nick Cassidy ou Mitch Evans. A dupla Jaguar pode manter isso em Tóquio?
· Nas 10 temporadas de Fórmula E, a 5ª etapa foi realizada em nove cidades diferentes (sendo a Cidade do México a única cidade a sediar a quinta corrida da temporada duas vezes – na 2ª e na 4ª temporada).
· A quinta corrida da temporada tem sido um forte campo de batalha para Jean-Eric Vergne, que conquistou um pódio em três das últimas quatro temporadas na Corrida 5.
PROGRAMAÇÃO: Onde, quando e como assistir ou transmitir a 5ª rodada do E-Prix de Tóquio de 2024
O E-Prix de Tóquio começa na sexta-feira, 29 de março, com o Treino Livre 1 às 16h30, horário local.