Sam Bird, da NEOM McLaren, voltou às vitórias com estilo espetacular em São Paulo. Continue lendo para ver como sua vitória impactou os livros de recordes e as estatísticas por trás da segunda visita da Fórmula E ao Brasil.
· Depois de fazer uma volta espetacular na última volta, ultrapassando Mitch Evans por fora, Sam Bird conquistou sua 12ª vitória na Fórmula E (colocando-o uma vitória atrás do recorde de Sébastien Buemi e Lucas di Grassi).
· Pela sétima vez na Fórmula E, a corrida foi vencida após uma mudança de liderança na última volta (e a primeira desde o E-Prix de Mônaco da 7ª temporada).
· Bird tem um padrão consistente de ter vencido na parte de abertura de uma temporada. Em sete das dez temporadas de Fórmula E, Bird venceu uma das quatro corridas de abertura.
· Pascal Wehrlein e Stoffel Vandoorne alinharam-se na primeira fila para a largada do E-Prix de São Paulo. Os sete pilotos que reivindicaram uma largada na primeira fila até agora na Temporada 10 são de sete países diferentes. Brasil, Portugal e Índia são os únicos países representados no grid da Temporada 10 que ainda não largaram na primeira fila.
· Após apenas quatro corridas na Temporada 10, todas as 11 equipes tiveram um piloto chegando aos Duels pelo menos uma vez. Demorou até a corrida final da Temporada 8 e até a Corrida 8 da Temporada 9 para que todas as equipes chegassem aos Duels nas temporadas anteriores.
· Edoardo Mortara conquistou a primeira participação da Mahindra Racing no Duel desde Diriyah na temporada passada. O suíço-italiano começou a corrida em sexto no grid – sua melhor largada desde que se juntou à equipe indiana na 10ª temporada.
· Seis vezes uma equipe teve pelo menos um piloto chegando aos Duels em oito sessões de qualificação consecutivas. A Jaguar TCS Racing é a única equipe a ter entrado na sequência duas vezes, com a sequência atual da equipe começando na primeira corrida do E-Prix de Roma da temporada passada.
· Sam Bird se tornou o segundo vencedor mais velho da Fórmula E, tendo vencido aos 37 anos e 67 dias. Lucas di Grassi conquistou sua vitória mais recente aos 37 anos e 354 dias.
· A última vitória de Sam Bird foi em Nova York na Temporada 7. O britânico teve 35 largadas sem vitórias entre suas vitórias. Uma sequência que só é superada por Antonio Felix da Costa, que teve 38 largadas entre suas vitórias na Temporada 1 e na Temporada 5.
· Mesmo não tendo terminado entre os dez primeiros para reivindicar o ponto do campeonato, Nyck de Vries conquistou a volta mais rápida do E-Prix de São Paulo. Esta é a 10ª volta mais rápida da Mahindra Racing na Fórmula E.
· Seis pilotos diferentes já conquistaram a volta mais rápida pilotando pela Mahindra Racing, mais do que qualquer outra equipe (Nick Heidfeld, Bruno Senna, Felix Rosenqvist, Pascal Wehrlein, Alexander Sims e agora de Vries).
· Após liderar 19 voltas em São Paulo, Sam Bird ultrapassou 300 voltas lideradas na Fórmula E, colocando o britânico em quarto lugar na história, com um total de 316 voltas lideradas.
· As 19 voltas lideradas por Sam Bird foram mais do que a equipe NEOM McLaren havia liderado nas 19 corridas anteriores desde que entrou na Fórmula E (14 voltas lideradas).
· Após dois pódios consecutivos, Oliver Rowland agora marcou um total de 264 pontos para a Nissan em suas duas passagens pela equipe, tornando-se agora o piloto com maior pontuação da Nissan na Fórmula E (superando Sebastien Buemi). Apenas 16 pilotos conseguiram marcar mais de 250 pontos para uma única equipe.
· Os motores Nissan conquistaram sua terceira vitória na Fórmula E, com o fabricante japonês equipando a equipe NEOM McLaren. Esta corrida também marcou a segunda corrida a ser vencida por alguém usando um motor diferente de Porsche ou Jaguar nas últimas 16 corridas – a última foi Jean-Eric Vergne, da DS PENSKE, com o motor STELLANTIS em Hyderabad na temporada passada.
· Foi também o primeiro pódio duplo para os motores da Nissan, com Bird e Rowland terminando em primeiro e terceiro, respectivamente – o fabricante japonês parecia competitivo indo para sua corrida em casa em Tóquio, no sábado, 30 de março de 2024.
· Maximilian Guenther começou em último no grid e teve um stop-and-go de 10 segundos em São Paulo após receber penalidades por trocar a caixa de câmbio e o inversor em sua máquina Maserati MSG. Apesar disso, o alemão abriu caminho pelo pelotão para terminar a corrida nos pontos em nono.
· O E-Prix de São Paulo foi a 120ª corrida de Fórmula E, e o segundo período de Safety Car na corrida foi a 120ª intervenção de Safety Car na história da Fórmula E.
· Com Jean-Eric Vergne conquistando o sétimo lugar em São Paulo, foi a 100ª corrida de Fórmula E em que um piloto francês marcou pontos (atualmente, há uma sequência de 19 corridas em que pilotos franceses marcaram pontos).
· Com Sam Bird e Oliver Rowland no pódio, o E-Prix de São Paulo foi o quinto pódio duplo britânico na Fórmula E (e o primeiro pódio duplo britânico a não incluir Jake Dennis). Todos os pódios duplos britânicos aconteceram desde o início da Temporada 7.
· Nove pilotos lideraram pelo menos uma volta nas quatro primeiras corridas da 10ª temporada, o que já equivale ao número total de líderes de corrida em toda a 6ª temporada.