Vitórias inaugurais, encontros de resistência e retornos recordes. Aqui está o Hankook Mexico City E-Prix 2024 em números.
● Com a primeira corrida acontecendo na Temporada 2, a Cidade do México esteve no calendário em todas as temporadas desde então, exceto na Temporada 7 (com Puebla preenchendo a lacuna). Apenas a Alemanha (16) e os EUA (13) sediaram mais corridas do que o México (8).
● O campeão Jake Dennis venceu no ano passado no México, mas nem sempre é um sinal do que está por vir. Somente nas temporadas 2, 7 e 9 o vencedor da rodada 1 levou o título.
● A vitória de Lucas di Grassi na Temporada 3, partindo da 15ª posição no grid, é a posição mais baixa em que qualquer piloto já venceu um E-Prix. O brasileiro tem o maior número de vitórias no país (3).
● Sebastien Buemi, Sam Bird e Lucas di Grassi são os únicos pilotos que correram em todas as aberturas da temporada (conquistando pelo menos uma vitória cada).
● A Temporada 2 do E-Prix da Cidade do México teve a margem de vitória mais próxima da história da Fórmula E (0,106s).
Cidade do México: A capital mais antiga das Américas e um circuito dos anos 1950
● O México tem sido um pilar no calendário da Fórmula E desde sua aparição inicial. Com a primeira corrida ocorrendo na Temporada 2, a Cidade do México tem estado no calendário em todas as temporadas desde então, exceto na Temporada 7 (com Puebla preenchendo a lacuna). Apenas a Alemanha (16) e os EUA (13) sediaram mais corridas do que o México (8).
● A Cidade do México é a capital mais antiga das Américas, tendo sido fundada no século XIV. Ela fica no Vale do México, a cerca de 2.240 m acima do nível do mar – para efeito de comparação, a vila de esqui francesa de Val d’Isere fica a 1.850 m.
● É a maior cidade da América do Norte e abriga nove milhões de pessoas. A Grande Cidade do México tem mais de 21 milhões de residentes.
● O Hankook Mexico City E-Prix de 2024 corre no mais novo dos quatro layouts de pista totais em oito E-Prix realizados pela Fórmula E na cidade, com uma chicane sendo adicionada após a Curva 8, na reta de trás. Isso faz com que seja a configuração mais longa da Fórmula E ao redor do Autódromo Hermanos Rodriguez, com 2.630 km.
● O circuito recebeu o nome em homenagem aos pilotos de Fórmula 1 e de carros esportivos Ricardo e Pedro Rodriguez.
● A Cidade do México é a quarta cidade a sediar a abertura (depois de Pequim, Hong Kong e Diriyah).
● A Cidade do México fica a uma altitude de 2.240 metros, que é mais alta do que o traçado da pista usado entre a 2ª e a 5ª temporada na Cidade do México, que era longo (2.092 metros).
● Salvador Duran e Esteban Gutierrez são os únicos pilotos mexicanos que correram na Fórmula E. Gutierrez correu no Autódromo Hermanos Rodríguez na 3ª temporada, conquistando um décimo lugar em sua estreia pela Techeetah.
● Das sete corridas anteriores na Cidade do México, Sebastien Buemi subiu ao pódio três vezes, mais do que qualquer outro piloto.
● A Cidade do México viu Pascal Wehrlein conquistar sua primeira vitória na Fórmula E, com o alemão liderando Andre Lotterer por uma dobradinha da Porsche na 8ª temporada – também a primeira vitória da marca na série.
● Lucas di Grassi e Jake Dennis são os únicos campeões de Fórmula E que largaram na primeira fila na Cidade do México.
● Jake Dennis tentará se tornar o segundo piloto, depois de Jean-Eric Vergne, a defender com sucesso seu título de Fórmula E.
● O britânico garantiu um recorde de mais pódios em uma temporada em sua campanha vencedora do título 2022/23, terminando entre os três primeiros em 11 ocasiões. Isso superou o campeão anterior e recordista Stoffel Vandoorne por três.
● Na temporada passada, na Cidade do México, Lucas di Grassi conquistou a pole position por uma margem de 2,941 segundos depois que Jake Dennis fechou sua volta rápida. Esta foi a maior margem de pole position da Fórmula E.
● Di Grassi também detém o recorde de menor margem de pole position (0,001 segundos na Corrida 1 do E-Prix de Berlim da 3ª Temporada).
● As últimas cinco pole positions na Cidade do México foram conquistadas por pilotos da Mahindra (3) ou da Porsche (2).
● Di Grassi e Dennis são os únicos campeões que largaram na primeira fila na Cidade do México.
● Nas últimas duas temporadas, apenas Pascal Wehrlein e Andre Lotterer chegaram aos Duelos na Cidade do México em ambas as temporadas.