
A Faraday Future forneceu mais detalhes sobre os planos para sua nova submarca FX na CES 2025 em Las Vegas esta semana.
A empresa reafirmou os planos para um EV acessível chamado FX 5 que custará entre US$ 20.000 e US$ 30.000 e um modelo maior chamado FX 6 com preço entre US$ 30.000 e US$ 50.000. Descrito pela primeira vez em uma apresentação para investidores em setembro de 2024, o par será oferecido com motores totalmente elétricos e a gasolina de alcance estendido, diz Faraday. A empresa também disse que está adotando uma abordagem de ativos leves para a submarca FX — semelhante à extinta Fisker .
Protótipo Faraday Future FX Super One
Na CES, Faraday também confirmou planos para um terceiro modelo FX, uma minivan chamada Super One. A montadora disse que este modelo tem como objetivo “atender tanto líderes quanto grupos visionários, representados por celebridades, estrelas e profissionais de negócios de alto nível”. Esse é um público um pouco diferente do FX 5 e FX 6 de mercado de massa, então, mas se sobrepõe ao único produto atual da Faraday — o SUV elétrico FF 91 de US$ 309.000.
Protótipo Faraday Future FX 6
Faraday mostrou protótipos camuflados do FX 6 e do Super One em materiais de imprensa. O FX 6 parece ser um crossover, enquanto o Super One tem um perfil típico de minivan. Se o Super One chegar à produção, ele pode servir como uma alternativa mais sofisticada ao Volkswagen ID.Buzz, que recentemente nomeamos o Melhor Carro para Comprar 2025 da Green Car Reports .
Faraday disse que está atualmente conduzindo testes para homologação do regulador dos EUA e pretende encenar uma revelação completa do Super One no segundo trimestre deste ano. Também espera iniciar a pré-produção de pelo menos um novo modelo até o final do ano, aguardando a aquisição do financiamento necessário. A empresa diz que garantiu US$ 60 milhões em novos compromissos desde setembro de 2024, mas isso ainda é apenas uma gota no oceano quando se trata de lançar um novo veículo.
Aumentar a produção para níveis de mercado de massa também pode ser desafiador para a Faraday, que lutou para levar até mesmo seu carro-chefe de baixo volume FF 91 aos clientes. O FF 91 foi mostrado pela primeira vez em forma de protótipo destinado à produção na CES 2017, mas o primeiro exemplo ao cliente não foi entregue até agosto de 2023.