Fabricante de ônibus escolares elétricos está em perigo, fábrica de Illinois paralisada

por Green Car Reports

A empresa canadense de ônibus escolares elétricos Lion Electric enfrenta dificuldades financeiras e busca ser resgatada, relata a Bloomberg .

Segundo Stephen Edelstein, do Green Car Reports, a Lion anunciou no domingo a demissão de 400 pessoas, representando mais da metade de sua força de trabalho, e disse que estava suspendendo a fabricação em sua fábrica nos EUA em Joliet, Illinois. Quando a fábrica foi anunciada em 2021, a Lion disse que seria a maior para veículos elétricos de médio e grande porte nos EUA

A Lion é uma das três empresas — incluindo a Blue Bird e a Thomas Built Buses — que entregaram a maioria dos ônibus escolares elétricos dos EUA até o momento, em meio a um esforço para substituir frotas a diesel poluentes, estimulado por incentivos estaduais e federais. Inscreva-se para receber a Newsletter

Lion Um Ônibus Escolar Elétrico
Lion Um Ônibus Escolar Elétrico

A Mach Capital, braço de investimentos da construtora canadense Groupe Mach Inc., está em negociações para fornecer financiamento adicional à Lion, de acordo com a reportagem, citando uma fonte anônima familiarizada com o assunto. Em 2023, a Groupe Mach e a Mirella & Lina Saputo Foundation estavam entre um grupo de investidores que compraram mais de $ 90 milhões (CAD).

A província canadense de Quebec também deu à Lion 192 milhões de dólares canadenses. A ministra da economia Christine Frechette disse à Bloomberg e outras mídias na segunda-feira que o governo provincial estava preparado para fornecer financiamento adicional “se o plano de negócios se mantiver, e se houver outros participantes além do público”.

Ônibus escolar elétrico Lion C
Ônibus escolar elétrico Lion C

A Lion faz parte de um pequeno grupo de fabricantes que promovem ônibus escolares elétricos como substitutos do diesel . Nos EUA, essa transição se acelerou recentemente com o aumento dos incentivos estaduais e federais. A EPA começou a distribuir US$ 5 bilhões em financiamento para ônibus escolares elétricos exigidos pela lei de infraestrutura do governo Biden, concedendo US$ 965 milhões em 2022 e US$ 1 bilhão no início deste ano . Mas a perspectiva futura não é tão boa.

Embora tenha montado veículos nos EUA, como uma empresa canadense, a Lion pode ser alvo da nova administração Trump , que deve impor uma tarifa de 25% sobre peças de automóveis enviadas pela fronteira. Também não está claro se as políticas favoráveis ​​aos VEs de Biden sobreviverão sob Trump. Ambos os fatores podem tornar os ônibus escolares elétricos da Lion muito mais caros para distritos escolares com pouco dinheiro.

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